Waldir Maranhão quer fazer as pazes com Eduardo Cunha

O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) planeja fazer as pazes com o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Maranhão disse ter aprendido a não guardar mágoas e que vai procurá-lo quando o recesso parlamentar acabar.

No dia em que renunciou à presidência da Câmara, Cunha disse que Maranhão fez uma “interinidade bizarra” e que a Casa ficou “acéfala”. Maranhão também ficou contra Cunha durante a votação do processo de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Maranhão saiu em defesa de Dilma. (Época)

Matões: Elinaldo decide apoiar Ferdinando Coutinho

elinaldo colaço psd

Do eliaslacerda.com O ex-vereador de Matões Elinaldo Colaço decidiu apoiar o grupo da prefeita Sueli Pereira nas eleições deste ano. Presidente da executiva municipal do PSD, ele até poucos dias atrás tinha seu nome como pré-candidato a prefeito e ainda cotado para ser o candidato a vice-prefeito do advogado Gabriel Tenório, do PV.

A decisão de Elinaldo está sacudindo o ambiente político matoense. A adesão é fruto de um trabalho de articulação do ex-deputado Rubens Pereira e representa um duro golpe na oposição que hoje já enfrenta problemas com a grande aceitação popular medida por pesquisas do pré-candidato do governo, Ferdinando Coutinho.

Segundo informações repassadas por Rubens Pereira em conversa com o eliaslacerda.com, a chegada de Elinaldo Colaço ao grupo da prefeita Sueli Pereira reforça o time que apoia Ferdinando Coutinho. “Experiente e articulador habilidoso que é, Elinaldo Colaço será um dos nossos coordenadores de campanha”, disse Rubens Pereira.

O ex-deputado informou que Elinaldo tem sofrido muitas pressões nos últimos dias para não aceitar ficar com no grupo da prefeita, entretanto o ex-vereador entende que Gabriel Tenório não representa seu desejo de mudança. “Acredito eu que a posição de Elinaldo poderá lhe custar até mesmo a direção do partido, o PSD, entretanto ele tem dito que não abrirá mão do que acredita ser o melhor para Matões”, disse Rubens Pereira ao eliaslacerda.com

Deputados João Marcelo e Roberto Costa quase trocam socos

Deputado%20federal%20João%20Marcelo,%20senador%20João%20Alberto%20e%20deputado%20estadual%20Roberto%20Costa

Blog Marrapá – Há pouco, na sede do PMDB em São Luís, os deputados João Marcelo e Roberto Costa por muito pouco não trocaram socos em razão de divergências sobre o futuro do partido na capital.

Roberto, João Marcelo, o pré-candidato a prefeito Fábio Câmara, o senador João Alberto, o suplente de senador Lobão Filho e representantes da ex-governadora Roseana Sarney se reuniram para definir o rumo do PMDB a tomar na eleição de São Luís.

A desavença aconteceu depois que o deputado João Marcelo defendeu uma aliança com a pré-candidata do PPS, Eliziane Gama. Roberto lembrou ao correligionário que ele não deveria atropelar as decisões do partido. Foi o estopim para o entrevero.

Enfurecido, João Marcelo acusou Roberto de ser o primeiro a conspirar contra a candidatura de Fábio, e partiu para agressão. A situação só não foi pior porque a turma do “deixa disso” conseguiu apartar os brigões. O clima continuou tenso e as discussões foram suspensas para agora à tarde.

Como o blog adiantou ontem, existem várias correntes dentro do PMDB. A ex-governadora Roseana Sarney deseja uma aliança com Wellington do Curso (PP) e tenta convencer Fábio a desistir da pré-candidatura para ser o vice da chapa do dono do curso. Já João Marcelo e Lobão Filho defendem que Fábio abdique da candidatura a favor de Eliziane.

O PT e seu ônus

Petistas externam raiva quando alguém se atreve falar a verdade sobre o partido, o mais corrupto, deturpado e devasso de toda a história. A desvirtuação é notória no Partido dos Trabalhadores e o fatos comprovam a cada dia os esquemas putrefatos praticados ao longo dos anos pelo Partido dos Trabalhadores, que surrupiaram os cofres públicos e afundaram o país.

No caso de São Luís – aliás, em qualquer canto deste país – o PT não agrega em nada. Qualquer candidatura que se preze, é bom se manter longe da imoralidade do PT. O único bônus, o que ainda resta, é o tempo de televisão.

Caso o PT não queira apoiar Edivaldo, é um direito. Não fará falta nenhuma, haja vista o PT na capital ser formado de uma turma em que a maioria tem apenas o seu próprio voto.

Em contrapartida ficará esquisito, isso sim, é uma aliança do PT com o PP em São Luís.

Para quem não lembra, o PP apoiou o impeachment da presidente Dilma, exceto o deputado Waldir Maranhão e poucos outros.

Ou seja, seria um gesto tremendo de deslealdade do PT com o PCdoB e o PDT, partidos que estiveram no fronte contra a deposição de Dilma. Bom, para quem se juntou com a família Sarney, mais um golpe pelas costas não seria novidade.

Bequimão: PCdoB aprova indicativo de apoio a César Cantanhede

fd-elanderson-cesar25

Blog Bequimão Agora – PSDB e PCdoB devem repetir em Bequimão a aliança que governa o Maranhão. Os partidos bateram o martelo e marcharão unidos na disputa pela prefeitura de Bequimão, nas eleições de outubro.

Por ampla maioria de seus filiados, o PCdoB apresentou indicativo de apoio ao pré-candidato César Cantanhede (PSDB) a prefeito. Aprovou também a indicação do vereador Elanderson Pereira (PCdoB) para compor a chapa como candidato a vice-prefeito.

O partido decidiu apoiar César depois de avaliar as recentes pesquisas internas que apontam o tucano na liderança entre os pré-candidatos da oposição. Ainda, segundo os comunistas, ele apresenta a menor rejeição entre os pré-candidatos em todos os levantamentos. “A população tem dado seguidas manifestações de que quer renovação na política de Bequimão e, hoje, César representa este sentimento”, disse Elanderson.

Também pesou na decisão do PCdoB a proposta de fortalecimento dos programas e ações desenvolvidos pelo governo no município. “Estamos vivendo um processo importante de promoção de igualdade e oportunidade no Maranhão e nosso município precisa ter um prefeito preparado e aliado do governador Flávio Dino, para que Bequimão se desenvolva com inclusão daqueles que mais precisam”, afirmou.

Direito de Resposta – Sebrae-MA

A respeito da postagem feita neste blog, no dia 24 de julho de 2016, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), faz uso do direito de resposta, conforme previsto na Lei nº 13.188, que disciplina o exercício do mesmo ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social.

Primeiramente, esclarecemos que o Sebrae é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de Serviço Social Autônomo. Entretanto, embora de direito privado a instituição presta serviços de interesse público, e, por isso, é auditada por órgãos de controle interno e externo.

No que se refere às contratações, o Sebrae obedece a legislação trabalhista, que prevê a contratação de seu corpo funcional por meio de processo seletivo, com edital de ampla divulgação, onde o último foi realizado em 2014, com o preenchimento de todas as vagas previstas no referido edital e permitidas em seu limite orçamentário.

Os serviços terceirizados contratados referem-se a atividades de apoio e não atividades fim, conforme também previsto na legislação trabalhista. E é importante ressaltar que a contratação das empresas que terceirizam serviços ao Sebrae-MA é realizada por meio de processo licitatório, de acordo com o Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema Sebrae, que tem abrangência nacional; com aplicação de forma subsidiária da lei que rege o pregão e licitação da Administração Pública, Lei nº 8.666 de 1993.

No âmbito do Portal da Transparência, as informações existentes no mesmo, seguem o padrão do Sebrae Nacional, nos termos da Lei nº 12.708/2012, e obedecendo a determinação do TCU proferida no Acórdão nº 699/2016.

Desta forma, acreditando na seriedade deste veículo e compromisso com as informações compartilhadas com seus leitores, solicitamos a publicação na íntegra deste Direito de Resposta, garantindo ao seu público o direito de conhecer todos os lados dos fatos noticiados.

Por ser uma instituição idônea, o Sebrae-MA coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais sobre suas formas de atuação.

Fritura de Macieira

A grave crise ética vivida pelo PT, após a operação Lava Jato, da Polícia Federal, atrapalha a indicação de um vice do partido na chapa do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Líderes da coligação consideraram temerária a indicação de um vice petista. O nome do PT em vista é do ex-presidente da OAB-MA Mário Macieira.

A princípio, as atenções se voltaram para uma militante comunista, mas esta, por não ter se desincompatibilizado do cargo, acabou ficando inelegível. Tudo indica que o companheiro de chapa de Edivaldo somente será conhecido às vésperas da convenção, no próximo sábado. O outro cotado é o vereador Roberto Rocha Júnior, do PSB. (Informe JP)

Ações integradas diminuem registros de roubos a residências

cidade_segura-1024x680A realização de operações específicas para impedir ocorrências é uma das estratégias das polícias no combate à criminalidade. Nestas ações, o efetivo destacado se ocupa da investigação direta e focada em um tipo ou conjunto de crimes, culminando com a solução mais rápida dos casos e prisão dos autores. Outro resultado destas operações é a queda no número de registros, devido ao maior monitoramento policial. Nesta lista está a operação ‘Cidade Segura’, iniciada em abril, para combate ao tráfico de drogas e roubos a residências, realizado pelas polícias Militar e Civil.

Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Polícia Militar e da estatística da Polícia Civil, mostram que entre os meses de abril a junho houve uma queda de 15,7% no número de roubos a residências na Região Metropolitana de São Luís. Foram 260 casos ano passado e 219 este ano, no período. Na capital, a queda no trimestre também é demonstrada – 28% menos casos comparando 2015 e 2016. Foram 196 casos em 2015 e diminuíram para 141 este ano, no período considerado.

“As polícias se uniram para impedir este tipo de crime e com a ação parceira temos conseguido êxito na maioria dos casos, com a prisão dos envolvidos”, afirmou o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM I) da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro. O coronel acrescenta que o trabalho que já é realizado pela polícia foi intensificado com a operação.

O trabalho desenvolvido com a operação Cidade Segura tem como base o mapeamento das áreas de maior incidência de casos e a identificação dos suspeitos e seu paradeiro, a partir de levantamento da Estatística e do Serviço de Inteligência. Com as informações a polícia solicita ao Judiciário os mandados de busca, apreensão e prisão. A ação já esteve nos bairros Maiobão, Parque Vitória, Calhau, Turu, dentre outros, além de atender os chamados de moradores.

“A resolutividade dos casos é fruto da atenção especial dada no combate a este delito. Assim que o crime é comunicado, imediatamente a equipe se desloca à casa da vítima para acompanhamento do caso, até sua solução”, explica o titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Thiago Dantas. Segundo ele, essa estratégia possibilita o melhor mapeamento das quadrilhas com levantamento dos casos, dos suspeitos e do modo de operação. “Com esse conjunto de elementos é bem mais eficiente a resolução dos casos”, reitera o delegado Dantas.

Reforçando a operação, a Segurança mantém ainda um trabalho regular e intenso de investigações, monitoramentos, policiamento nas ruas e avenidas, atendimento em delegacias e rondas nos bairros.

Organização e estrutura

A contenção das ocorrências na Região Metropolitana de São Luís é realizada pela articulação de uma ampla rede das polícias, que inclui cinco Delegacias Especiais – São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Maiobão e Cidade Operária – que investigam todos os tipos de crimes. É prevista a criação de Especiais no Anjo da Guarda, Cidade Olímpica e área Itaqui Bacanga. Ainda, 13 Delegacias Especializadas, distribuídas nos bairros, com a função de investigar crimes específicos – ou seja, da Mulher, de Homicídios, de Narcotráfico etc.

Reforçando as operações, a equipe das Delegacias Seccionais Norte (Turu), Sul (Itaqui Bacanga), Leste (Maiobão) e Oeste (Vila Palmeira). São 30 policiais e quatro delegados na condução das operações, que só esta primeira quinzena culminaram em 18 prisões. Somado a estes, a Polícia Civil atende diariamente a população nas delegacias distritais investigando, produzindo inquérito e realizando o atendimento regular às demandas. A Polícia Militar destaca efetivo nas ruas e apoio dos Batalhões nos bairros.

Maranhão tem 4,6 milhões de eleitores aptos a votar

eleitorado SL

O Maranhão tem hoje 4.611.247 eleitores aptos a votar no próximo dia 2 de outubro. Esse e outros dados estatísticos foram divulgados nesta segunda-feira (25) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, em entrevista coletiva à imprensa.

A cidade de São Luís tem 659.779 eleitores. A maioria do eleitorado ludovicense é formado por mulheres (54%).

No estado, as mulheres são 2.375.505 (51,5%) e os homens 2.234.603 (48,4%).

Imperatriz é a segunda cidade maranhense com maior número de eleitores, com um total de 151.858 votantes.

O Brasil tem 144.088.912 eleitores aptos a votar no próximo dia 2 de outubro.

O eleitorado nacional é formado por 74.459.424 mulheres (52,13%) e 68.247.598 homens (47,79%). Os eleitores com 16 e 17 anos correspondem a 2.311.120 (1,60%), e os 70 anos ou mais somam 11.352.863 (7,88%).

Sobre os municípios, São Paulo é o que possui o maior número de eleitores com 8.886.324 no total. O menor eleitorado é o de cidade de Araguainha, no Mato Grosso, com 954 eleitores.

sexo eleitores

O presidente do TSE disse que a estimativa é de que 530 mil a 580 mil candidatos disputem as eleições deste ano. Ele informou que até hoje (25), a Justiça Eleitoral recebeu 122 pedidos de registros de candidaturas o que, segundo o ministro, ainda é considerado um número muito baixo.

O ministro Gilmar Mendes também chamou atenção para o fato de, pela primeira vez, haver a proibição da doação de pessoas jurídicas às campanhas eleitorais, prática que será permitida apenas às pessoas físicas, com a proibição da doação anônima.

“Nós aqui no TSE temos falado de um risco de uma chamada ‘captura de CPFs’ ou ‘caça CPFs’, que é tentar achar pessoas que se disponham a colocar o seu CPF à disposição para doações, o que também não se recomenda”, advertiu. O ministro finalizou a coletiva informando que os custos para a realização das eleições municipais de outubro são estimados em R$ 600 milhões.

Espaço do leitor – Caminhada Viva Bem Mais

thumbnail_IMG-20160725-WA0254

Neste último sábado realizamos a primeira caminhada VIVA BEM MAIS saindo da associação do bairro Sol e Mar até a praça do Viva Planalto Turu I com os alunos da modalidade de Zumba e Aeróbica, nas principais ruas e avenidas dos bairros de nossa região, algo muito gratificante pois varias pessoas já deram seu testemunho que perderam peso e estão se sentindo bem após fazer parte das aulas.Venha também fazer parte desse projeto.

Nota: informações, críticas, denúncias e sugestões podem ser enviados no email [email protected]

Ombusdman da Folha sobre pesquisa: Errou e persistiu no erro

Ombusdman da <i>Folha </i>admite erro em divulgação de pesquisa

A ombusdman da Folha de S. Paulo, Paula Cesarino Costa, escreveu neste domingo (24) em sua coluna que o jornal “errou e persistiu no erro” ao publicar dados incompletos sobre pesquisa Datafolha de avaliação do governo do presidente interino, Michel Temer.

A pesquisa, divulgada no último sábado (16), foi alvo de críticas e acusada pelo site de notícias internacional The Intercept de cometer “fraude jornalística” em relação à preferência do brasileiro sobre a permanência de Michel Temer, a volta da presidenta afastada Dilma Rousseff ou a realização de novas eleições.

Na publicação original, a Folha informou que 50% dos entrevistados preferiam a permanência de Temer à volta de Dilma, e que, diante dessa questão, 3% disseram defender novas eleições. No entanto, quando a possibilidade de novas eleições aparece entre as respostas estimuladas, o percentual de entrevistados que optam por essa alternativa chega a 62%, o que não foi dito pelo jornal.

A Folha só publicou a versão com esse percentual após as críticas e disse que não errou, mas que optou por não destacar cenário considerado “pouco relevante” pela direção do jornal. A ombudsman diz que sugeriu à redação “que reconhecesse seu erro editorial e destacasse os números ausentes da pesquisa em nova reportagem”.

“A meu ver, o jornal cometeu grave erro de avaliação. Não se preocupou em explorar os diversos pontos de vista que o material permitia, de modo a manter postura jornalística equidistante das paixões políticas. Tendo a chance de reparar o erro, encastelou-se na lógica da praxe e da suposta falta de apelo noticioso. A reação pouco transparente, lenta e de quase desprezo às falhas e omissões apontadas maculou a imagem da Folha e de seu instituto de pesquisas. A Folhaerrou e persistiu no erro”, escreveu a Paula Cesarino Costa na edição deste domingo.

Além da polêmica sobre o trecho da pesquisa que tratava de novas eleições, a ombudsman também critica a escolha do jornal de destacar na manchete sobre a pesquisa o otimismo com a economia, “subaproveitando temas políticos”.

Com informações da Agência Brasil

PDT deve abrir mão para o PCdoB em Barreirinhas

O PDT pode apoiar a candidatura do PCdoB em Barreirinhas. A cidade é comandada por Léo Costa, do PDT, entretanto pedetistas alegam o fraco desempenho de Costa nas pesquisas e sua péssima gestão para abdicar do projeto de reeleição.

Com isso, o nome do PCdoB, Amilcar Rocha, deve ter o apoio do PDT, que certamente indicará o vice na chapa.

E dificilmente o PCdoB abrirá mão de eleger o prefeito de Barreirinhas, haja vista a supremacia dos pedetistas nas eleições deste ano.

Além de São Luís, o PDT tem possibilidade de vencer as eleições em Imperatriz (Rosângela Curado), Caxias (Léo Coutinho), Codó (Francisco Nagib), Balsas (Dr. Erick), Barreirinhas (Léo Costa), Viana (Chico Gomes), Santa Luzia (Dr. Azevedo) e muitos outros municípios.

Não custa nada deixar uma sobra para os comunistas.

Jovens do Maranhão possuem pior renda do país

Nove suspeitos viram réus e irão a júri popular por linchamento no MA

Extra – Contra o justiçamento, a Justiça. Acusados de participar do linchamento de Cleidenilson Pereira da Silva, brutalmente assassinado, aos 29 anos, após tentar roubar um bar em São Luis, no Maranhão, nove réus irão a júri popular pelo crime, ocorrido em julho de 2015. Eles respondem por homicídio duplamente qualificado — por meio cruel e sem chance de defesa — e pela tentativa de homicídio contra o menor de 17 anos que acompanhava o assaltante. A pena, em caso de condenação máxima, pode chegar a 30 anos de prisão.

Até que a denúncia do Ministério Público fosse aceita pela Justiça do Maranhão, no dia 7 de junho, passaram-se 11 meses da sessão de espancamento, durante a qual Cleidenilson chegou a ser amarrado a um poste. Em sua decisão, o juiz Gilberto de Moura Lima, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, afirma que “os indícios de autoria se encontram demonstrados pelo depoimento das testemunhas”. O julgamento deve ocorrer ainda esse ano, depois que os réus forem pronunciados.

A denúncia do promotor Agamenon Batista de Almeida Júnior descreve a participação de cada um dos acusados no linchamento — veja ao lado. Entre eles, estão o dono do bar que sofreria o assalto e o filho do comerciante, além de dois dos três clientes presentes no momento em que Cleidenilson, armado, anunciou o roubo.

O texto de dez páginas frisa que, “impelidos por sentimento de vingança” após a tentativa de assalto, os envolvidos agiram “usurpando a função do Estado de julgar e de punir”. Já Cleidenilson e o adolescente, para o promotor, passaram de “de pretensos réus” a “vítimas da barbárie vingativa dos denunciados.”

O EXTRA tentou contato com os advogados dos réus. O único localizado, porém, foi Donaldson dos Santos Castro, que representa Waldecir Figueiredo, Ivan Figueiredo e Elio Soares:

— Eu requeri, preliminarmente, a rejeição da denúncia, por não restar pormenorizada e provada a participação de cada um — afirmou o advogado.

Disparo

A denúncia aponta que, segundo testemunhas, o assaltante chegou a tentar disparar a arma que levava na cintura, mas ela teria falhado. Não constam no documento, porém, informações sobre uma perícia no equipamento, que poderia comprovar ou não a tentativa de atirar.

Testemunhas

O promotor listou nove testemunhas a serem ouvidas no julgamento. Entre elas, estão o o pai de Cleidenilson, o menor que sobreviveu às agressões, dois homens que tentaram interromper o linchamento e uma cliente do bar, que teria se escondido no banheiro durante o roubo.

Sem passagens

Até o dia em que foi morto, Cleidenilson Pereira da Silva jamais havia respondido na Justiça por qualquer delito, tampouco tinha passagens pela polícia. O adolescente que o acompanhava também não possuía, até então, nenhum tipo de anotação criminal.

Antonio Pereira da Silva, pai de Cleidenilson

Antonio Pereira da Silva, pai de Cleidenilson Foto: Marcelo Theobald

‘Fica a dor. Não muda nem com condenação máxima’

Entrevista com o lanterneiro Antonio Pereira da Silva, pai de Cleidenilson

Os assassinos do seu filho agora são réus. Qual a sensação?

Peço a Deus todos os dias, nas minhas orações, sem tirar a responsabilidade dele, para que alguma autoridade faça valer a justiça. Que consigam esse feito, tão raro hoje em dia, principalmente pra gente, que tem a renda baixa. Não temos dinheiro nem para pagar advogado.

Como correu esse último ano?

Perder um filho desse jeito é difícil. Fica a dor, vem depressão… Isso não muda nem com condenação máxima, mas não podemos desistir de viver, né?

Luis Fernando encerra seminários que consolidaram mais de mil propostas

????????????????????????????????????

Terminou no último sábado, dia 23, a bateria de seminários Planeja – O cidadão decidindo, em São José de Ribamar. Comandado pelo pré-candidato a prefeito, Luis Fernando Silva (PSDB), o evento fechou com chave ouro ouvindo as propostas dos jovens no Planeja Juventude.

Membros da JPSDB, dos demais partidos que irão defender o nome de Luis Fernando para prefeito e de movimentos da Juventude até de outros partidos de outras pré-candidaturas mobilizaram centenas jovens que participaram de forma propositiva, apoteótica e vibrante.

“Foi um Planeja como todos os outros, com muitas propostas e discussões, mas com uma energia totalmente diferente. E foi exatamente por isso que deixamos o último Planeja para ser o da Juventude, pois é com ela e com a vibração dos nossos jovens que a cidade vai ser reconstruída”, disse o pré-candidato, Luis Fernando Silva.

Liderados por Neilson Marques, os jovens entregaram um conjunto de propostas para o pré-candidato. A exemplo de outras sugestões, feitas individualmente, as ideias da Juventude serão incorporadas ao agrupamento de propostas do futuro candidato e protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral, quando do registro da candidatura do tucano.

Balanço – Realizado pela Comissão Provisória da Executiva Municipal do PSDB de São José de Ribamar, o Planeja teve início em abril deste ano e foi dividido em duas fases. Na primeira etapa, foram realizados oito seminários distribuídos nas seis regiões administrativas do município. O segundo passo foram os seminários setoriais: Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Pesca, Indústria e Comércio, Transporte, Esporte e Lazer, Defesa Social, Agricultura Familiar, Assistência Social e Juventude.

Em muitos momentos, tanto o pré-candidato Luis Fernando quanto os chamados facilitadores, técnicos das respectivas políticas públicas, responsáveis por anotar, organizar e moldar as propostas para uma linguagem mais técnica, ficaram surpresos com a qualidade das proposições apresentadas.

Esporte, paz e harmonia

flavio_7Flávio Dino

Os ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade da Revolução Francesa de 1789 formam a base de consenso liberal e progressista para a construção de um mundo solidário e com garantia de direitos para todos. Quando esse lema é atacado, como ocorreu no último dia 14 de julho na França, torna-se ainda mais gritante a crise de valores que vivemos hoje em todo o mundo. Esse ataque absurdo sucedeu a outro, nos Estados Unidos, e foi seguido por mais uma matança, desta feita na Alemanha. São sinais de que chegamos a tempos bárbaros de intolerância, autoritarismo e individualismo extremado.

A brasileira Elizabeth Ribeiro, uma das 84 mortas no atentado da França, mostra que estamos todos expostos a esse tipo de ódio. A luta contra esse mal passa por repetir o mantra da solidariedade e respeito pelas diferenças, valores que têm feito a humanidade evoluir, nos tirando do estágio do “cada um por si”.

Importante lembrar que crise econômica global igual a que estamos vivendo após 2008, ocorreu somente após 1929, desembocando na terrível 2ª Guerra Mundial, impulsionada pelo ódio nazifascista. O que hoje assistimos no mundo e no Brasil é largamente alimentado pela violência derivada da falta de emprego, de renda, de oportunidades, de perspectivas.

Contudo, não podemos perder a fé em dias melhores. Espero que o momento da Olimpíada, que se aproxima, traga um pouco de espírito de solidariedade a todos os povos. Afinal, os Jogos Olímpicos foram retomados no século 19 para celebração do espírito de comunhão entre as Nações, tornando-se o maior evento esportivo do mundo.

Aqui no Maranhão, também temos investido no esporte como forma de incentivar valores derivados do convívio pacífico e da vida saudável. Esses são os objetivos que norteiam o Programa Mais Esporte e Lazer, desenvolvido pelo Governo de Todos Nós, com apoio da CEMAR e do MATEUS.

Especialmente neste mês de julho, de férias escolares, nós intensificamos as Caravanas do Esporte e Lazer, em todas as regiões do estado. Nessas caravanas, são oferecidas atividades esportivas e de lazer a todas as faixas etárias, da criança ao idoso. São atividades como jogos de futebol, basquete, handebol, futebol de salão, voleibol, jogos de mesa como dama, xadrez, tênis de mesa, aulas de karatê, judô para todas as faixas etárias; lazer para o público infantil com piscina de bolinhas, escorregador, recreação, pintura, brincadeiras, animadores, dança, teatro, música. Ao todo, mais de 56 mil maranhenses já participaram diretamente desses eventos.

Também estamos investindo em espaços públicos de convívio comunitário, como a Praça da Lagoa, que reformamos em parceria com a Prefeitura de São Luís; a recuperação da Praça Lula Pereira, em Matões; a reforma do espaço Beira Rio em Imperatriz e o conjunto de obras para melhoria da estrutura da Reserva do Itapiracó, em nossa capital. E há muitas outras cidades beneficiadas com a recuperação de espaços públicos, a exemplo de Timon, São Mateus, Parnarama e Açailândia, alguma já concluídas, outras em andamento.

Nesse período de turbulência nacional, até agora sem resultar em nenhum efeito frutífero para o sistema político, temos nos concentrado aqui no Maranhão a investir no que é mais essencial: as pessoas. Nossa ação no esporte vai nessa direção, possibilitando que a realização de atividades físicas se torne um direito de todos. Tanto pelos efeitos benéficos para a saúde preventiva, quanto pela sanidade mental que gera, aliviando o estresse, e pelo estímulo a valores de confraternização e união. Acreditamos que, no nosso pequeno território, é a contribuição que nos cabe para que a paz e a harmonia possam vencer o ódio e a destruição.

Colunaço do Pêta

O Brasil é um país hipócrita e o Maranhão não foge à regra!!! A repercussão ‘carnavalesca’ do episódio que envolveu a pré-candidata a prefeita de Imperatriz Rosângela Curado reflete a quantas anda o “animus-hipócritus” (inventei esse agora) de certos maranhenses!!! E o que houve???!!! Rosângela, como qualquer ser humano comum, foi à praia, ingeriu bebida alcoólica e voltou pra casa de biquini e dirigindo seu veículo!!! Errou, claro…, e errou por conta dos riscos que a sua atitude representou!!! Poderia ter provocado um acidente grave!!! Daí a fazer disso um ‘carnaval’ para tentar prejudicar a candidatura de Curado à Prefeitura de Imperatriz é, convenhamos, uma tremenda de uma covardia!!! A competência de Curado é inquestionável; como são sua determinação e sua luta em busca dos seus objetivos!!! Erros acontecem na vida de qualquer um; do cidadão comum ao presidente da República!!! Rosângela errou, pagou pelo que fez, com certeza não repetirá o erro e seguirá seu caminho em busca da eleição para a Prefeitura de Imperatriz!!! E com certeza o imperatrizense terá maturidade suficiente para entender tudo que aconteceu e para perdoá-la; afinal, precisa dela para fazer tudo que está pensando em fazer pela segunda maior cidade do Maranhão!!! É isso aí; o resto é hipocrisia e falso moralismo!!!

Correto está o governador Flávio Dino, que ligou para se solidarizar com a pré-candidata!!! Mostrou que não faz parte do time de hipócritas e falsos moralistas!!!

E deu o que falar a passagem do Ministro da Indústria e Comércio por São Luís, na última sexta-feira!!! O cerimonial responsável estava mais perdido que cego em tiroteio!!! Primeiro, na composição da mesa, colocaram o nome do prefeito Edivaldo Holanda!!! Avisados de que estamos em período eleitoral, trataram de mudar e botar o nome do presidente do ‘Poder Rangedor’, Humberto Coutinho!!! Mais uma vez foram avisados de que o presidente não estaria presente!!! Por fim, colocaram para compor a mesa um deputado federal que nem do Maranhão é, sendo deselegante com presidentes de entidades maranhenses ligados ao setor que se faziam presentes!!! É assim mesmo…, com o tempo a coisa ‘encaixa’!!!

Como Governo do Estado e Prefeitura vão fazer uma interdição parcial, de 15 dias, na MA-201 (estrada de Ribamar), para serviços de drenagem profunda num trecho de aproximadamente 500 metros, que vai da ponte sobre o rio Paciência até o retorno da Forquilha, alguns “vigilantes preocupados” já “se prontificaram” a fazer observações!!! Um deles, por exemplo, encaminhou essa ao Dr. Pêta: “As ruas que ligam a estrada de Ribamar e a estrada do Maiobão estão em obras, interditadas; o acesso à Cohab somente pelo retorno da Forquilha e o trecho entre a Avenida 1 do Maiobão, passando pelo Sítio Grande até a estrada da Maioba está intrafegável!!! Em suma, a obra que gerará a interdição, embora necessária, vai trazer mais transtornos à população”!!! Bom, então, pelo ‘olhar’ desse ‘vigilante’, NÃO É PARA FAZER A OBRA QUE BENEFICIARÁ E MUITO AQUELA ÁREA!!! A Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), em nota distribuída à imprensa, disse que “apenas a pista no sentido rio Paciência-Forquilha será interditada e o fluxo de veículos será desviado para a pista ao lado!!! “As obras proporcionarão aos usuários da estrada mobilidade com segurança, comodidade e a fluidez que os condutores de veículos precisam para se dirigirem àquela região. Todos os procedimentos técnicos foram adotados para que os trabalhos sejam realizados com a garantia do fluxo de veículos com segurança no local”, informou a Sinfra!!! Não seria um caso de dar um crédito de confiança ao Governo do Estado e deixar fazer o que tem que ser feito!!! Transtornos existem em qualquer situação como essa, mas é melhor enfrentá-los e resolver um problema do que deixar a ‘bagaceira’ali pra sempre!!! “É ou deixa de ser”???!!!

E não é que ‘ex-deputado-corajoso’ fechou contrato com a poderosa rede de rádio Jovem Pan FM!!! Bom, agora a pergunta que não quer calar: quanto tempo vai durar esse contrato???!!! Quem terá sido o fiador???!!! É, ‘rapá’, parece que a fama do ‘nosso’ ex-deputado ainda não chegou no sudeste!!!

Pense numa ‘saia justa’!!! Um conhecido ex-secretário de governo, percorrendo os corredores da Ufma, começou a ‘livrar-se’ dos gases que o incomodavam!!! Ao chegar à porta do auditório principal da casa, notou a presença de uma senhora e colega de trabalho que fazia o mesmo percurso!!! Íntimo da ‘dita cuja’ e completamente ‘cabreiro’, perguntou: “Tá me acompanhando desde onde”???!!! E a colega: “desde o primeiro peido”, hahahahahahaha!!!

Lembra a ‘historinha’ de domingo passado, de um ex-prefeito da região dos Lençóis que estava no mercado da cidade, com o irmão, candidato a prefeito, quando eis que apareceu uma ‘puxa’ de outro ex-prefeito, da família de ‘Don Bigodon’, também candidato, distribuindo um jornal no qual ‘pintam e bordam’ com os adversários e distribuem todas as sextas na feira???!!! O restante da ‘bagaceira’ dá para lembrar: “Não demorou muito e começou o ‘bate-boca’ entre a ‘puxa’ e os dois irmãos!!! Meu amigo, pense numa confusão, com insultos, ‘empurra empurra’ e até ‘puxão de cabelo’!!! Pois é…, resultado: no domingo mesmo, diante da repercussão da briga no Colunaço do Pêta, a secretária da Mulher, do governo Leo Costa, Soraya Batista, ‘desceu o cacete’, publicamente (nas redes sociais), nos irmãos Amílcar e Miltinho, “pela violência que cometeram contra a Sra Daiane”!!! “A atitude desses senhores, líderes de partidos políticos, demonstra de forma escancarada e pública o quando o partido é machista e faz apologia à violência contra a mulher. Prestamos solidariedade à vítima, que foi agredida em público, tendo seus cabelos puxados e ofendida com palavras obscenas e imorais, as quais nem merecem ser citadas aqui. Sem nos descuidarmos, no entanto, de todas as mulheres barreirinhenses que têm seu corpo e dignidade violentados diariamente em todo o município”, escreveu Soraya em seu facebook!!! Para finalizar: “A Secretaria da Mulher lamenta por esse trágico episódio, e compromete-se a continuar na luta por ações de prevenção e combate à violência. Clamamos por justiça e atuação civilizada pelo fortalecimento da rede de atendimento à mulher em situação de violência em toda a nossa cidade”!!! Ééééééguas!!!

Olha essa!!! Tarde de terça-feira passada, em frente a um supermercado do Maiobão!!! Dois veículos – um caminhão baú e um carro de passeio – passam rente um ao outro, e é o suficiente para os condutores trocarem animosidades!!! O mais alterado – do veículo passeio – para e engata marcha-a-ré, já pronto para briga!!! Quando emparelham, nova discussão, seguida de uma ligeira batida do carro do alterado na lataria do caminhão baú!!! Rapaz, quando percebeu a batida, o ‘cabra’do ‘baú’ desceu junto com um amigo que estava de carona, e já ia partir para os ‘finalmentes’, quando o exaltado ‘valentão’ ‘sentiu o drama’ e, mais que depressa, ‘tirou pra fora’, hahahahahahahahahahaha!!!

Viram essa, aqui, no jornal do meu chefe, quinta-feira???!!! A promotoria de Itinga recomendou à prefeita do município, Vete Botelho (PT), que faça a pintura, com seu próprio dinheiro, dos bens e prédios públicos, especialmente das escolas da cidade!!!. E determinou que as cores têm que ser da bandeira de Itinga (branca, verde e laranja)!!! Problema é que, quando pertencia ao PDT, Vete Botelho pintou os prédios e escolas com as cores do partido e depois de filiar-se ao PT, a prefeita pintou os colégios com as cores petistas!!! O MP quer agora que Botelho pinte os prédios e as escolas com cores que não proporcionem quaisquer identificação com a sua pessoa ou com sua agremiação partidária!!! Marrapá…, pra quem ‘pintou o sete’ com os prédios, cumprir essa ordem judicial aí vai ser moleza molezinha!!!

Meu amigo, e não é que a ‘Tríplice-Fronteira’ está prestes a ficar ‘desfalcada’ com o fechamento de um dos seus bares, frequentadíssimo por desembargadores, juízes, promotores, advogados, empresários e autoridades da cidade e do estado!!! Pois é…, o ‘pau vai cantar’ por lá!!! Agora, já pensou se o proprietário resolver fazer ‘delação premiada’!!! ’Rapá’, a coisa pode ‘feder’!!! ‘A’ não ser que tenham um plano ‘B’!!!

Causídicos de todo o Estado andam se manifestando sobre as inúmeras reformas de sentença na Turma Recursal de São Luís, principalmente para negar ao cidadão o direito a reparação por dano moral ou ainda reduzindo as sentenças que concederam dano moral para míseros R$ 150!!! Estão de olho!!!

E olha só essa, ‘sui generis’, do leitor Solonel Jr para o prefeito Edivaldo, por meio do Colunaço!!! Diz que vota em Edivaldo; se necessário, faz até campanha, ajuda sem nenhuma remuneração, mas… “…para isso, tenho alguns pedidos, é claro. Sempre haverá pedidos em troca de votos. E faço isso claramente…”, afirmou o Júnior!!! E que pedidos são esses???!!!

1 – Uma lei que estabeleça um limite de peso e de tamanho de caminhões autorizados a transitar na zona urbana de São Luis. Isso promoverá a criação de uma zona de transbordo ou como queiram chamar, além dos empregos necessários. Esta área bem poderia ser no limiar da cidade, próximo è Estiva. Isso aliviaria e muito os problemas no nosso trânsito;

2 – Maior transparência quanto aos agentes de trânsito em São Luis. Sabemos que existem, mas vemos poucos. Primeiro, existe uma excessiva demora em ser atendido em uma ocorrência de trânsito; segundo, se eles estivessem circulando, certamente os maus motoristas (e como os temos!) estariam mais cuidadosos; e, terceiro, a efetiva punição do mau motorista. Uma simples dupla de agentes de trânsito circulando em estacionamentos abertos, de shoppings ou mesmo de bairros residenciais, que passe várias vezes pelo lugar, produziria várias multas iguais para o mesmo motorista/veículo. Mas isso tem que doer no bolso; do contrário, a notificação será apenas rasgada e esquecida. Por enquanto, o que mais se vê por aí é a dupla de agentes dentro do carro, em cima de canteiros, na sombra, com ar refrigerado ligado; acho eu que à espera de alguém ‘pedindo’ para ser multado.

3 – Uma grande fiscalização sobre os chamados ‘guardadores de carro’, que apenas atrapalham o trânsito e bagunçam os estacionamentos, além de levarem terror aos motoristas em dias de shows e festas. Há exceções, mas os abusados chegam ao cúmulo de cobrar adiantado, como se a área lhes pertencesse.

4 – Melhor aparelhamento de sua mais eficiente equipe, a encarregada de por ordem no ordenamento urbano da cidade, a Blitz Urbana. Estive na sede e tive pena. Carros sucateados, sendo canibalizados para manutenção de poucos que ainda rodam. Esta, sim, mostra onde está e produz respeito por onde passa. O cidadão ‘incivilizado’ sabe que terá problema se a Blitz Urbana aparecer perto de sua casa!!! “Portanto, aí está, Senhor Prefeito, a minha oferta. Vamos em frente!!!

E o leitor JR dos Santos Mattos vem de ‘tréplica’ no assunto ‘Refinaria de Bacabeira’!!! “Complementando este assunto, caríssimo Dr. Pêta, no nosso entendimento, o desenvolvimento do Maranhão será pelo caminho e rumo da Agricultura. Somos um Estado de vocação agrícola, temos as melhores terras e farta e vasta disponibilidades hídrica. Apresentei nossas ideias no livrinho “Planejamento de Núcleos Agrícolas”, editado em 1995, quando eu era presidente da Ameop (Associação Maranhense de Empresas de Obras Públicas), ocasião em que distribui, gratuitamente, para quase todas as autoridades maranhenses e brasileiras; desde presidente da República, governadores, secretários, ministros, deputados, senadores, entidades empresariais, etc… Recentemente, enviei um exemplar desse livrete, bem como outras ideias e sugestões, ao governador Flávio Dino. Sou um cidadão maranhense e brasileiro da periferia do povo. Não tenho partido, paixão nem obsessão; comungo com a bandeira da paz e acredito que quem acende uma luz é o primeiro a iluminar-se. Assessores não existem somente para concordar e bater palmas; devem divergir, contraditar e conjecturar, quando necessário; mesmo porque nenhuma solução, opção ou alternativa é perfeita. Somente Deus detém a perfeição. Enfim, o Maranhão deveria ser o celeiro do Brasil; no entanto, importa arroz, feijão, frutas, verduras…Incrível! Segundo a Conab, o Maranhão teve a mais baixa produção de milho do pais. Vamos fomentar a agricultura, como o Estado São Paulo, que se desenvolveu e cresceu e ainda cresce devido o seu grande potencial agrícola, e deixar os projetos inviáveis para ocasiões oportunas, como a refinaria e o grande polo petroquímico. Isso não é nenhum pessimismo; é a realidade. Pé no chão. Vamos cuidar da agricultura, que é o caminho mais fácil e simples para crescer e desenvolver o nosso Maranhão. E obrigado, Dr. Pêta, por ter reeditado nosso posicionamento sobre a refinaria no Maranhão. Considero o Jornal Pequeno bastante democrático, ouve todas as vozes e busca informar sempre independente de facção ou partido político, seita, religião, condição social… Enfim, considero o JP um jornal popular que tem como princípio básico publicar e informar a verdade. E, evidentemente, se algum jornalista publicar na sua coluna a sua opinião será de inteira responsabilidade do colunista. Essa abertura existe para todos. Por isso, parabéns! Em tempo: Não tenho dúvida de que você, Dr. Pêta, entendeu a razão da inviabilidade da implantação de uma refinaria no Maranhão. Viabilidade técnica pode até ter; porém, viabilidade econômica no momento não existe, porque falta a matéria prima; isto é, o petróleo bruto, que não está sendo atualmente explorado, muito menos pesquisado no Maranhão nem perto daqui. Terá, então, que ser importado do exterior, (Arábia Saudita, Iraque, etc), ou vir do Rio, São Paulo, Espírito Santo, localidades muito distantes. E como já afirmei anteriormente, depois do refino, boa parte desse produto retornará aos grandes centros consumidores… São Paulo, Rio, Minas, o que demandará outras longas distâncias. (JR dos Santos Mattos)

E pra fechar…

Bom dia, Dr. Pêta; Nunca houve em tempo algum, em São Luís, um volume tão grande de obras como nesta administração do prefeito Edvaldo Holanda Júnior. São obras estruturantes e planejadas, como as 14 vias interbairros e os serviços de drenagem em todos os pontos de alagamento existentes na cidade. Estão sendo realizadas construções e reformas de praças, escolas e postos de saúde em áreas da zona urbana, zona rural; estão sendo construídos ecopontos para descarte de resíduos em vários bairros. Há que citar, ainda, o Programa Minha Casa Minha Vida, tocado pela Semurh, com a edificação de 10.376 moradias já entregues pelo prefeito, estando em fase de conclusão outros 5.800 imóveis. Estão em execução a recuperação asfáltica e serviços de terraplenagem e drenagem em ruas e bairros de toda a capital, e em áreas que nunca tiveram esses serviços executados. Também está em ritmo acelerado de construção o Hospital da Criança, com quatro pavimentos, 96 salas, entre as quais, salas de exame de tomografia e ultrassonografia, salas de esterilização, de espera, de interpretação de laudos e quatro salas de cirurgia; doze enfermarias com 45 leitos, dois elevadores e 6.000m2, de área construída. Todas as dependências do Hospital, incluindo banheiros, são adaptados para PNE. (Praxedes Sousa Marques – Jornalista, São Luís)

MISTÉRIOS

Qual é o hotel de luxo, no eixo Península-Ponta da Areia, com uma bela vista para o Atlântico, que vem atormentando os hóspedes todos os finais de semana com uma barulheira infernal por conta de festas que duram até as primeiras horas da manhã???!!! Os hóspedes, que vão atrás de uma ‘brisa suave’, acabam tendo dificuldade para dormir!!!

Quem foi a doutora ‘aliançada’ que disse ao ‘cara-metade’ que ia participar de um congresso no Sudeste e foi flagrada passeando de mãos dadas com um colega de profissão na praça principal de uma badalada cidade turística no Sul???!!! Vixi…!!!

Quem é o construtor, freqüentador assíduo da ‘Tríplice-Fronteira’, que anda ‘se escondendo’ de uma conhecida casa de vinhos da ‘Grande Ilha’ para não ‘se coçar’ com um débito de mais de ‘cinco mil pilas’???!!!

Quem será o radialista, ‘pesado’e metido a ‘brabo’, que trata as obras públicas como favor, sugerindo nos seus comentários que a comunidade beneficiada deve se dar por satisfeita quando são executadas pelo gestor???!!!

Qual promotor foi flagrado, recentemente, em escutas telefônicas da Polícia Federal, passando informações sigilosas obtidas do doleiro Alberto Youssef e pedindo favores pessoais a uma ex autoridade de saúde do Estado???!!! A PF escutou ‘passo a passo’ as conversas do ‘dito cujo’!!!!

Qual foi o integrante de ‘quase poder’, que, depois de tentar extorquir um conhecido construtor, devidamente rechaçado pelo TJMA com base na extensa ‘ficha corrida’ do ‘dito-cujo’, está prestes a perder a casa onde mora a ‘ex-cara-metade’, do mesmo ramo de trabalho???!!!

Qual é o alcaide maranhense que, na ‘moita’, está cativando pelos ‘serviços prestados’ a ‘barnabés’ não concursados, alterando cargo e salário de nível médio para nível superior, enquanto efetivos, quando cobram progressão horizontal prevista no estatuto do servidor, continuam recebendo ‘não’???!!!

Quem foi o Magistrado que teve o seu relógio de última geração, cravejado de brilhantes, ‘surrupiado’ por uma ex modelo???!!!

Qual prefeito, em pleno tempo de crise, que ‘me aparece’ com uma Land Rover zerada, sem placas, ‘desfilando’ na cidade???!!! Tá certo, se a cidade tá parecendo uma ‘Suiça’, como a primeira-dama ‘pinta’ nas redes sociais, tem que ter nas suas ruas é carrão importado mesmo!!!

Temendo vaias, Sarney recusa convite para abertura da Olimpíada

foto Sarney 6

A Rio-2016 convidou o ex-presidente José Sarney e outros para a cerimônia de abertura da Olimpíada.

Sarney declinou.

Já Dilma Rousseff ainda não respondeu oficialmente ao comitê, mas aos seus assessores diz que não irá, pois recebeu um convite para ficar ao lado de Sarney e outros ex-presidentes.

Ao fim e ao cabo, Sarney ficou temeroso de ser vaiado.

Recluso e acuado, José Sarney silencia sobre a acusação feita pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado de que recebeu propina no valor total de R$ 18,5 milhões. Desse montante, R$ 16 milhões foram recebidos em espécie.

PCdoB e PSL oficializam apoio a Edivaldo

Bandeiras, gritos de guerra e muita animação marcaram a Convenção do PCdoB realizada neste sábado (23) que oficializou o apoio da legenda ao projeto de reeleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.  A convenção foi realizada no Convento das Mercês. Outro partido que formalizou o apoio a Edivaldo neste sábado foi o PSL, em encontro estadual.

Na sexta-feira (22) Edivaldo também consolidou a ampla rede de apoio com o PRB, que formalizou a adesão na convenção municipal, e o Pros, que ratificou o apoio durante o encontro estadual da legenda, realizado na Assembleia Legislativa.

O presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, destacou a importância da parceria entre Edivaldo e o governador Flávio Dino (PCdoB). Segundo ele, a parceria e o trabalho conjunto foram fundamentais,para o desenvolvimento de diversos projetos em prol da população de São Luís. “A parceria Flávio Dino e Edivaldo tem que continuar. Temos que lutar para manter o que está dando certo, para consolidar as mudanças que o Maranhão e a capital necessitam. E tenho certeza que com essa militância venceremos as eleições, porque temos o melhor projeto para São Luís”, enfatizou Márcio Jerry.

Edivaldo Holanda Júnior também avaliou positivamente a parceria. “Com o trabalho conjunto e a parceria com o governador Flávio Dino, conseguimos avançar em áreas que há mais de 30 anos não recebiam infraestrutura. Queremos continuar caminhando de mãos dadas, prefeitura e governo do estado, lado a lado para fazer muito mais por São Luís”, afirmou Edivaldo.

ADESÃO

Depois de participar do encontro do PCdoB, o pré-candidato à reeleição a Prefeitura de São Luís pelo PDT seguiu para a Assembleia Legislativa, onde foi recebido calorosamente pelos participantes do Encontro Estadual do PSL, que também anunciaram formalmente o apoio. “Hoje, anunciamos e declaramos que marcharemos juntos com Edivaldo à vitória”, falou o presidente estadual do PSL, Francisco Carvalho.

Edivaldo aproveitou o encontro para conversar com os militantes sobre os três anos e meio de sua administração. Infraestrutura, urbanização, reformas nas unidades de saúde, obras de reordenamento do trânsito, meio ambiente foram algumas das ações enumeradas por Edivaldo como marcas da sua gestão de São Luís. Ele agradeceu a adesão do PSL ao seu projeto. “Agradeço à direção e à militância do PSL por acreditar no nosso projeto para São Luís, cidade que amo. Com bom planejamento, trabalho sério, responsabilidade e transparência avançaremos, ainda mais, com a ajuda vocês”, disse Edivaldo.

 

Ruas do Centro de São Luís são asfaltadas

thumbnail_Governador Flávio Dino vistoria obra do Mais Asfalto na rua de Santana foto Gilson Teixeira (14)

O governador Flávio Dino visitou, na noite de sexta-feira (22), as ruas do Centro de São Luís que estão recebendo nova pavimentação, inclusas em mais uma fase do Programa ‘Mais Asfalto’. Ao conversar com moradores, comerciantes e trabalhadores da empresa responsável pelo asfaltamento das ruas na região, Flávio Dino reafirmou o impacto social e econômico que as obras do programa trazem para São Luís.

“O Programa foi implementado desde o ano passado em toda a ilha, e, agora, está numa nova fase, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Nós escolhemos as ruas principais do Centro da cidade, exatamente para valorizar esse patrimônio, que é nosso, mas também é internacional, e estimular a atividade empresarial e comercial, valorizando vias que servem de tráfego para os clientes e usuários dos serviços aqui instalados. De modo que, essa recuperação do centro, tem importância urbanística, social e econômica para toda a cidade”, destacou o governador Flávio Dino.

Já em aproximadamente 150 municípios do estado, o ‘Mais Asfalto’ é realizado em parceria com as Prefeituras, ajudando-as a realizar o serviço que é de responsabilidade dos municípios e de grande importância para a população. Em São Luís, esta nova fase contará com investimentos de mais R$ 3,5 milhões.

No Centro, serão pavimentadas diversas ruas, dentre elas, a Avenida Magalhães de Almeida e as ruas de Santana, do Sol e da Paz. E as obras serão realizadas, segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, de modo a não prejudicar o cotidiano de quem transita na região. “O plano de trabalho prevê que os serviços sejam feitos à noite e aos fins de semana, de modo a não atrapalhar, durante o dia, o trânsito e o comércio. Nós temos um plano de trabalho que vai ser executado com o máximo de rapidez. As principais vias serão asfaltadas. É mais uma ação do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura que ajuda a melhorar a qualidade de vida em São Luís”, relatou o titular da Secretaria responsável pelo programa ‘Mais Asfalto’.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, acompanhou a vistoria das obras e reafirmou que a parceria com o Governo do Estado é importante para capital. “Essa ação do governador Flávio Dino e da Prefeitura de São Luís traz para essa poligonal do Centro Histórico uma reurbanização, para revitalizar uma área importante da nossa capital, que vai gerar emprego e renda”, apontou Antônio Araújo.

Flávio Dino ressaltou que, além do Centro, também estão incluídas na nova fase do ‘Mais Asfalto’, em São Luís, as avenidas Guaxenduba, Franceses e Holandeses.

Página 1 de 69412345...102030...Última »