Fechar
Buscar no Site

Notinhas Rápidas

Agenda de Michelle em São Luís

Conforme já previsto, o ex-presidente Jair Bolsonaro adiou a agenda que teria em São Luís nos dias 19 e 20 de abril. Uma nova data deve ser marcada. Por enquanto, a agenda da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro está mantida no dia 20 de abril na capital maranhense. Entre os motivos para a desistência de Bolsonaro está o fato da indefinição do seu candidato a prefeito em São Luís. O seu partido, o PL, deve apoiar o deputado Duarte Jr(PSB). Isso gerou irritação de Bolsonaro com Valdemar da Costa Neto e Josimar Maranhãozinho. Por outro lado, o deputado Dr. Yglésio(PRTB) se coloca como o candidato bolsonarista e até tem o apoio do “01”, senador Flávio Bolsonaro.

A desistência de Edivaldo

O ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. informou nesta semana que não disputará a eleição deste ano. Edivaldo disse que concorrerá novamente somente em 2026, provavelmente ao cargo de deputado. De acordo com que apurou o blog do John Cutrim, ele chegou a ser sondado pelo Solidariedade para ser candidato a prefeito, mas declinou alegando que precisaria, neste momento, focar no empreendimento da família, uma escola particular que administra junto com a esposa. Outro motivo seria a falta de um grupo que desse sustentação à sua candidatura.

Vem de cima

Em algumas cidades do estado em que ainda não foi definido o apoio do PT e da federação, a decisão virá da direção nacional. É o caso, por exemplo, de Timon, Imperatriz, e Paço do Lumiar. Além desses municípios, há divergências em tantos outros. Até as convenções muita água vai rolar.

Derrubada do veto

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a aliados que vai tratar a provável derrubada do veto de Lula no PL das saidinhas como uma continuação da disputa que trava com o Palácio do Planalto. Por trás das declarações de Lira contra o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) está a insatisfação do presidente da Câmara com a articulação do governo contra Elmar Nascimento (União Brasil-BA), nome favorito para comandar a casa a partir de 2025.

Tensionamento

A avaliação de aliados de Arthur Lira e de Elmar Nascimento é que a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão, à revelia de parte do Centrão e de bolsonaristas, deixou uma imagem de força do governo na Câmara. Derrubar o veto de Lula, portanto, é mostrar que o candidato de Lira à sua sucessão ainda é o mais forte. Elmar não tem o apoio do Palácio do Planalto, devido à oposição que faz ao PT na Bahia e à proximidade com Lira. Sua vitória para a presidência da Câmara significaria a continuidade das divergências entre governo e Congresso sobre quem deve sobressair nas decisões sobre emendas parlamentares.

Não faz nada

Em Cajari, na baixada maranhense, o ano letivo de 2024 ainda não começou porque a Câmara Municipal ainda não votou a Lei de contração de professores enviada pelo executivo municipal. De acordo com a oposição, o prefeito Constâncio (União Brasil) quer colocar nos postos cabos eleitorais e aliados políticos. Já os aliados do prefeito alegam que os cincos parlamentares de oposição estão sendo orientados pela ex-prefeita Camyla Jansen, que deseja retornar ao cargo na eleição de outubro. O certo é que nessa guerra politica milhares de crianças estão sem aula sendo prejudicada por interesses pessoais mesquinhos. Veja no vídeo acima os pais de alunos cobrando dos vereadores uma solução para a situação.

Perícia de acidentes

Um acordo de parceria firmado entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão, possibilitará com que motoristas envolvidos em acidentes sem vítimas, nas vias de São Luís, registrem as ocorrências pela internet, por meio da Declaração de Acidentes de Trânsito (DAT). O sistema da PRF será lançado nesta segunda-feira (15), às 8h, em solenidade no auditório da Prefeitura de São Luís, no Palácio de La Ravardière, na Praça Pedro II – Centro.

Funcionamento

A ferramenta já começa a funcionar imediatamente, e poderá ser utilizada quando houver até cinco veículos envolvidos no sinistro e não tiver provocado danos ao meio ambiente ou ao patrimônio público. O sistema vai disponibilizar a elaboração e a emissão da Declaração de Acidentes de Trânsito. Já o registro do Boletim de Ocorrência poderá ser feito online, pelo próprio usuário, caso os condutores envolvidos não queiram esperar pela equipe da SMTT para realizar os procedimentos de levantamento pericial e termos de acordo. Desse modo, não será necessário que os envolvidos se deslocarem até uma delegacia, basta acessar o site da Prefeitura para registrar o boletim eletrônico, por meio do link do DAT. Com a geração do boletim eletrônico, o motorista obtém uma Declaração Eletrônica de Acidentes de Trânsito (e-DAT). O documento substitui o boletim da delegacia e poderá ser utilizado para os diversos fins. O acordo de acesso ao sistema não inclui a ocorrência de acidentes em trechos de MAs ou BRs que passam pela capital, apenas nas vias de competência do Município.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens