Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

PT de volta na Assembleia

O deputado estadual Ricardo Rios(PCdoB) foi nomeado, nesta sexta-feira (05), o novo secretário de Estado de Assuntos Legislativos do governo Carlos Brandão. A pasta, que até então quase ninguém sabia que existia, era comandada pela deputada Ana do Gás, que teve que se desincompatibilizar para disputar a prefeitura de Santo Antônio dos Lopes. Com a posse de Rios, o primeiro suplente de deputado estadual Zé Inácio, do PT, retorna para a Assembleia Legislativa.

Ironia do destino

A política dar muitas voltas. A articulação para que Ricardo Rios fosse nomeado secretário de Estado de Assuntos Legislativos e abrisse vaga para o PT na Assembleia contou com a participação da presidente da Casa, deputada Iracema Vale(PSB). Vale lembrar que o PT e algum dos seus candidatos a deputados, na eleição passada, trabalharam para tirá-la do partido por se sentirem ameaçados com a votação que poderia ter. Iracema acabou saindo do PT e se elegendo no PSB como a deputada mais votada do estado. E o PT, na federação com o PCdoB e PV, não elegeu nenhum, ficando Zé Inácio como suplente.

PSB entra contra Yglésio

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolou uma ação requerendo o mandato do deputado estadual Yglesio Moyses. O PSB alega “infidelidade partidária” ou desfiliação sem justa causa em função de Yglésio ter deixado a legenda sem nenhuma justifica plausível. Yglesio chegou a se filiar no PRTB no dia 6 de março, mas deixou a legenda dias depois. O PSB foi comunicado da desfiliação no dia 7 de março e agora requer a perda de mandato de Yglésio bem como a consequente convocação do primeiro suplente da agremiação. Yglésio tem até amanhã para se filiar a um novo partido caso queira disputar a Prefeitura de São Luís em 2024.

Indireta

Após o prefeito de Imperatriz, delegado Assis Ramos, revelar que o motivo da sua separação com a deputada Janaina Ramos foram mensagens no seu celular e pedir publicamente reconciliação com sua ex-esposa, a parlamentar usou o Instagram e postou um vídeo em uma espécie de resposta ao pedido do prefeito. “A mulher não vira a página. Ela quando desiste, queima o livro.”

Braide na ativa

O prefeito Eduardo Braide ajudou a montar chapas competitivas de vereadores no PSD, Republicanos e MDB. Apesar da tentativa do governo esvaziar o MDB, a legenda, sob o comando do deputado Cleber Verde, conseguiu articular uma nominata forte, assim como fez o deputado Aluisio Mendes no Republicanos. Braide fez questão de participar pessoalmente de encontros com os pré-candidatos.

Reação

O deputado Fernando Braide fez um discurso duro em relação ao julgamento do processo de fraude a cota de gênero nas eleições de 2022 que pode culminar com a perda do seu mandato. “Eu não fiz nada, meu Partido também não fez, mas é acusado por causa de duas candidatas, mas, infelizmente, quem paga o pacto são os deputados eleitos que não têm culpa de nada, mesmo que chegue a acontecer, no final das contas, o prejuízo ao Partido, mas quem devidamente teve o voto, que se elegeu é penalizado, isso para mim é um erro grave da Justiça do nosso País, que já cometeu erros, como esse no passado, inclusive, aqui do nosso Estado, com o ex-governador Jackson Lago, com quem tive o prazer de estar ao lado dele na campanha, campanha de 2006, meu pai que se elegeu deputado estadual pelo PDT, ele foi cassado pela Justiça e depois, a Justiça deu a cassação como inconstitucional“, alegou o deputado.

Penalizado

Fernando Braide chamou a atenção para a judicialização da política. “Nós estamos agora mesmo na reta final de filiação partidária e vai ficando cada vez mais difícil para as mulheres conquistarem mais espaço e para o cidadão comum poder participar da política, porque, quando chega no partido do jeito que estão atacando, do jeito que estão judicializando a política, o partido não quer mais botar um candidato qualquer, não quer dar mais a oportunidade ao cidadão comum para que ele entre na política, porque, afinal de contas, quem vai ser penalizado vão ser o partido e os eleitos. Então, acaba que é melhor não dar oportunidade ao cidadão comum, não dar oportunidade a qualquer mulher, porque, lá na frente, o partido vai ser penalizado, vai perder seus votos e, principalmente, os eleitos, os vereadores eleitos, os deputados eleitos, irão perder o mandato sem nada terem a ver com assunto”, completou o deputado.

Estratégia

O ex-prefeito Luis Fernando Silva se filiou ao PSDB e gerou especulações de que pode voltar a disputar o cargo em São José de Ribamar. Até o momento, o candidato do governo para enfrentar o prefeito Dr. Julinho, que lidera as pesquisas, é o presidente da Câmara, Dudu Diniz.

Rejeição

Além de Hilário Neto e Mauro Jorge em Lago da Pedra e Fred Campos em Paço do Lumiar, o PT apoia a candidatura a prefeito de André da Ralpnet em Pinheiro. Na princesa da baixada, Ralpnet lidera as pesquisas. Enquanto isso, a candidata do grupo do prefeito Luciano Genésio não conseguiu decolar devido a rejeição da atual gestão na cidade.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens