Fechar
Buscar no Site

Camarão quer Dino candidato a Presidente em 2030 para suceder Lula

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (2) na Assembleia Legislativa do Maranhão, o vice-governador Felipe Camarão(PT) disse que ver o senador e ministro nomeado do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, como o sucessor do presidente Lula nas eleições de 2030, caso o petista consiga se reeleger no pleito de 2026.

“O deputado Rodrigo [Lago] está muito pessimista falando de 2046. O Flávio começou a trabalhar no TRT em 1989. Flávio tem 55 anos, daqui cinco anos completa 60 e tem 40 anos de contribuição. Ele já pode se aposentar integral como ministro no STF. Eu já vejo o Flávio sucessor do presidente Lula. Então, Rodrigo Lago, meu título não está preparado para 2046 não, o meu está para 2030”, disse Camarão.

No mesmo evento, Flávio Dino agradeceu à Assembleia Legislativa pela homenagem e deixou em aberto seu futuro. “Sem o povo do Maranhão não teria chegado a lugar nenhum. O momento não é uma despedida do Maranhão, mas da política. Moro no estado, embora trabalhe em Brasília. Vou procurar fazer o melhor como ministro do STF. Agradeço de coração aos movimentos sociais que sempre estiveram comigo. Muito obrigado ao povo do Maranhão”, afirmou.

Dino, que toma posse como ministro do STF no dia 22 de fevereiro, falou dos momentos que antecedem sua saída – quem sabe temporária – da vida política. “Não é uma despedida do Maranhão, mas é uma despedida, sim, da política do Maranhão. Eu tenho dormido pouco, eu gosto do que eu faço, muito, e deixar, não sei se por décadas, ou para sempre, o que faço, angustia. Até o dia 22 de fevereiro muitas lágrimas”, disse.

Indicado pelo presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino poderá ficar na Corte até 2043. Dino tem 55 anos de idade e ministros do Supremo se aposentam compulsoriamente aos 75. Ele não descartou uma volta à política do Maranhão no futuro.

“Quando eu fico triste, eu vejo as eleições dos Estados Unidos, o Biden e o Trump, um com 79 anos, outro com 82, eu digo: ‘eu estou na faixa etária daqui a 20 anos’. Pode ser que volte em igual condição, mas claro, tal qual Ulisses da mitologia, que viajou para voltar aos braços de Penélope, a política do Maranhão é a minha Penélope, e a ela eu pretendo retornar, sobretudo um dia, se Deus me der vida e saúde”.

Na mitologia grega, Penélope era esposa de Ulisses. Esperou por Ulisses mais de vinte anos: antes, durante e depois da guerra de tróia e mesmo sendo muito cortejada. Quando as coisas se complicam e ela teria que escolher outro homem, Ulisses reaparece e conquista, mais uma vez, o amor de sua esposa.

O governador Carlos Brandão foi na mesma linha de Felipe Camarão e disse que não desistiu de ver Flávio Dino Presidente da República. “Não tenho dúvidas de que Flávio vai brilhar como ministro do STF, assim como brilhou em toda a sua trajetória. Como político maranhense, ele só trouxe alegrias ao nosso povo. Foi um governador que mais acertou do que errou. O Lula vai estar no segundo mandato e é o povo quem vai te tirar de dentro do Supremo, Flávio. Eu tenho o sonho de ainda te ver presidente da República, eu não desisti”, ressaltou.

Brandão ainda brincou ao dizer que conhece Flávio Dino e sabe quando é o momento de recuar. Ele revelou que quando as coisas não estavam muito boas costumava usar ‘almoço’ para resolver ‘tensão’ com Dino.

O governador afirmou ainda que vai adotar cautela nas eleições deste ano para não criar arestas com aliados. Brandão disse que não vai brigar para o seu partido, o PSB, fazer o maior número de prefeitos a fim de não atropelar e tirar prefeitos do PP, MDB, União e outras siglas da base, que pode aumentar para 14 partidos já que há conversas em andamento com o PL.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens