São Luís: Veja quem são os prováveis vereadores mais votados

empresas-apostam-e-monstram-as-vantagens-da-analise-de-negocios-1366x768

Por Isaías Rocha

Abaixo, a relação dos candidatos a vereador de São Luís com chances de sair das urnas como campeões de votos em suas coligações ou partido. O prognóstico foi feito com base em pesquisas já divulgadas e também através de consultas às bases dos principais postulantes. No entanto, deixo claro que os resultados podem obviamente sofrer algumas modificações nestes levantamentos, porém, que seja aproximado no que vem sendo levantado por jornalistas que acompanham o dia a dia da Câmara.

COLIGAÇÃO “JUNTOS PARA SEGUIR EM FRENTE” (DEM/PDT/PR/PROS) – 5 a 6 vagas.

FAVORITOS: Astro de Ogum (PR), Osmar Filho (PDT), Ivaldo Rodrigues (PDT), Pavão Filho (PDT) e Aldir Júnior (PR).

BRIGANDO:  Raimundo Penha (PDT), Beto Castro (PROS), Marquinhos (DEM), Aníbal Lins (PROS), Barbosa Lages (PDT), Paulo Victor (PROS), Rômulo Franco (DEM), Assan Kaid (PROS) e Alencar Gomes (PDT).

COLIGAÇÃO “JUNTOS PARA SEGUIR EM FRENTE I” (PTB/PEN) –2 a 3 vagas.

FAVORITO: Pedro Lucas Fernandes (PTB)

BRIGANDO: Irmão Domingos (PEN), Concita Pinto (PEN), Marcial Lima (PEN), Ivan Sarney (PTB) e Pé no Chão (PTB).

COLIGAÇÃO “O TRABALHO CONTINUA” (PT/PTC)  –  1 a 2 vagas.

FAVORITOS: Honorato Fernandes (PT) e/ou Edmilson Jansen (PTC)

BRIGANDO:  Antônio Garcez (PTC), Vieira Lima (PTC), Ciro Nolasco (PTC), Miguel Pinheiro (PT), Arlindo Maracanã (PTC), Osvaldo Muller (PT) e Marcos Paulo (PTC).

COLIGAÇÃO “SÃO LUÍS DE TODOS NÓS” (PCdoB/PSC) – 2 a 3 vagas

FAVORITOS: Bárbara Soeiro (PSC), Ricardo Diniz (PCdoB) e Professor Lisboa (PCdoB)

BRIGANDO: Fátima Araújo (PCdoB), Marcelo Poeta (PCdoB), Batista Matos (PCdoB), Dr. Fernando (PCdoB), Anderson Martins (PCdoB), Paêta (PCdoB) e Gutemberg Braga (PCdoB).

PSL – 1 a 2 vagas

FAVORITOS: Pereirinha e Chico Carvalho

BRIGANDO: Dr. Damasceno, Sebastião Uchôa, Marília Mendonça, Coronel Ivaldo, Cristovam, Ubirajara e Iziane.

PRB – 1 vaga

FAVORITO: Bispo Paulo Luiz

BRIGANDO: Joherbeth, Jesus Verde e Zé Raimundo.

COLIGAÇÃO “SÃO LUÍS DE VERDADE” (PRTB/REDE/PTN) – 1 a 2 vagas.

FAVORITOS:  Basileu e/ou Silvino Abreu.

BRIGANDO:  Karla Sarney, Genival Alves, Jaizinho Filho e Brenno Gomes.

COLIGAÇÃO “JUNTOS POR SÃO LUÍS” (PV/SD/PTdoB) – 1 a 2 vagas.

FAVORITO: Marlon Garcia (PTdoB).

BRIGANDO: Juninho Luang e Kenaz Cristian.

COLIGAÇÃO “SÃO LUÍS DE VERDADE 2” (PPS/PSDC/PSDB) – 4 a 5 vagas.

FAVORITOS: Armando Costa (PSDC), Eidimar Gomes (PSDB), Josué Pinheiro (PSDB) e Gutemberg (PSDB).

BRIGANDO:  Pintinho Itamaraty (PSDB), Umbelino Júnior (PPS), Eduardo Bruno (PPS) e Sandra Lima (PPS).

COLIGAÇÃO “POR AMOR A SÃO LUÍS” (PP/PSB) – 3 a 4 vagas.

FAVORITOS: Chaguinhas (PP), Estevão Aragão (PSB) e Nato Júnior (PP).

BRIGANDO:   Kátia Lobão (PP), Manoel Rêgo (PP), Luciana Mendes (PP), Nelsinho (PSB) e Aldo Rogério (PSB).

PHS – 1 a 2 vagas.

FAVORITO: Carioca

BRIGANDO: Edson Gaguinho, Dr. Cosmo, Sá Marques e Beto do Comercio.

PSD – 1 vaga.

BRIGANDO: Cézar Bombeiro, Jean Marry, Mano Cléber e Laska Campos.

COLIGAÇÃO “CORAGEM PARA FAZER” (PMDB/PRP) – 2 a 3 vagas.

FAVORITOS: Afonso Manoel e Sebastião Albuquerque.

BRIGANDO: Alex Paiva, Álvaro Pires, Nival Costa e Evan de Andrade.

Caso atinjam o coeficiente mínimo, dois pequenos partidos com candidatos a prefeitos também estão na briga para eleger pelo menos um vereador cada. São eles:

PMN –  Com Hans Nina e Garoto Mídia*.

PMB –  Com o médico Alan Garcez**.

* O partido aposta nos votos de legenda do candidato Eduardo Braide para ajudar na soma dos votos da chapa proporcional.

**A legenda tem a favor dois itens importantes para lutar por uma vaga: tem uma chapa completa com 47 candidatos e aposta nos votos de legenda da candidata Rose Sales.

Os partidos e coligações abaixo não devem atingir o coeficiente, por tanto, não estão na briga para eleger vereador.

PSOL/PCB

PSTU

PPL

Em Coroatá, Prefeitura desassiste atenção básica em saúde

unnamed

Uma irresponsabilidade sem tamanho está prejudicando a saúde dos moradores de Coroatá. Com o hospital municipal fechado há quase quatro anos e os postos de saúde interditados para uma reforma fictícia, o poder público estadual teve que assumir as responsabilidades do município para que a população não ficasse desassistida. No Hospital Macrorregional Mamede Trovão e na Unidade de Pronto Atendimento, o governo do estado se prontificou a realizar procedimentos que deveriam ser executados pelo município.

O hospital do município se transformou em salas administrativas, abrigando, inclusive, a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. Há mais de um ano, um mamógrafo, que só funcionou por um mês, foi comprado pelo poder público municipal e hoje está sem utilidade. O município, comandado por quem se diz especialista na área da saúde, deixou de oferecer especialidades médicas e tem realizado apenas atendimento ambulatorial, colocando em risco a vida de quem necessita dos serviços.

Antes de serem fechados para “reforma”, os postos de saúde só funcionavam meio expediente, sobrecarregando a estrutura do Estado. Enquanto estão interditados, a população busca atendimento na UPA estadual, que tem que administrar a superlotação por oferecer os serviços de atenção básica, ignorados pela prefeitura.

A falta de atendimento em obstetrícia é um outro exemplo de descaso do município com a população. Se o Estado não estivesse realizando os partos no Hospital Macrorregional Mamede Trovão, as gestantes teriam que se deslocar até Alto Alegre, que fica há uma hora e meia do município de Coroatá. “Fui direto pro macrorregional ter minha bebê, porque aqui no município só tem esse hospital”, conta a artesã Shirley Martiliano, 25 anos.

O cenário em Coroatá é fruto de uma prática política desumana, que privilegia o jogo político em detrimento do bem-estar do cidadão. Quem sofre com todo esse descaso é a população. O que o governo faz hoje por Coroatá, oferecendo serviços que não são de sua competência legal, não é ato de piedade. É resultado do bom senso de um gestor que honra o compromisso firmado com o povo maranhense e que não se acovarda com os ataques descabidos da oposição.

Mais uma vez Matões parou para ouvir Ferdinando Coutinho

thumbnail_img_20160925_184440594

Na noite de domingo (25), uma multidão de pessoas se reuniam para ouvir as palavras do próximo prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, que ao lado da atual prefeita Suely Pereira, do líder político Rubens Pereira e do deputado federal Rubens Jr, receberam em Matões o governador Flávio Dino.

Com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho da prefeita Suely Pereira, que hoje apresenta mais de 80% de aprovação em sua gestão, Ferdinando Coutinho mais uma vez empolgou a população com suas propostas e a garantia de continuidade de uma administração progressista como é atualmente em Matões.

Em sua fala o deputado Rubens Jr. garantiu mais uma vez seu empenho para trabalhar e trazer para sua terra natal investimentos visando a melhoria da cidade em todas as áreas.

img-20160925-wa0093

A prefeita Suely Pereira agradeceu a confiança do povo, durante esses oito anos em que esteve na frente da prefeitura de Matões e pediu para o povo a mesma confiança depositada nela fosse depositada em Ferdinando, que é um homem sério e tem certeza que dará continuidade ao excelente trabalho realizado hoje na cidade.

img-20160925-wa0074

Para fechar com chave de ouro, as palavras do governador Flávio Dino foram ponto alto do belíssimo comício em Matões. Flávio saudou a população e apresentou Ferdinando Coutinho como, acima de um aliado, um amigo e que em seu governo amigos terão as portas abertas no Palácio, e que o governo do estado vai estar sempre disposto a ajudar o município em todos os âmbitos. “O Maranhão precisa de homens sérios pessoas comprometidas para administrar nossas cidades assim como é o amigo Ferdinando Coutinho, por isso eu peço para que elejam este homem como o próximo prefeito de Matões”, declarou o governador Flávio Dino.

Maranhão mantém alto índice de geração de empregos, apesar da crise

 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), comemorou, com mensagens na rede social, o desempenho do Estado nos números de geração de emprego, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho. Desde junho o Estado tem aparecido entre os primeiros do ranking. Desta vez aparece na quinta colocação entre os estados do Brasil. O Maranhão contraria os números do desemprego no país, que chegam a 12 milhões.

“No mês de agosto, o Maranhão teve o 5º melhor desempenho do Brasil na geração de empregos. Parabéns aos nossos empresários e trabalhadores”, saudou o governador na conta do twitter neste domingo (25).

Para Flávio Dino, a tendência apresentada pelo CAGED é o resultado de iniciativas que o governo em praticando desde 2015, entre elas a do ajuste da política fiscal. A medida possibilitou ao governo do Maranhão investimentos em novas rodovias e obras na educação e saúde.

O resultado foram novas vagas na construção civil, com carteira assinada, e também de empregos na indústria de transformação e serviços de utilidade pública. Outra política adotada por Flávio Dino foi o aumento concedido a professores, policiais e servidores públicos em geral, o que impactou no reaquecimento do comércio.

“Boa notícia para nosso domingo. Pelo 3º mês seguido o Maranhão teve saldo positivo na geração de empregos. E vamos continuar lutando”, ressaltou o governador.

Gil Cutrim entrega Fábrica de Gelo, UBS da J. Lima e lança Ribamar Digital

arte-gil

O fim de semana foi de muito trabalho e entrega de novas obras, em vários setores, no município de São José de Ribamar.

A programação organizada pela prefeitura – que teve início na sexta-feira com as inaugurações do Centro Social da Vila Alonso Costa e Unidade Básica de Saúde do Parque Vitória – foi desenvolvida em comemoração ao aniversário de 64 anos de emancipação política e administrativa da cidade.

O prefeito Gil Cutrim (PDT) inaugurou a nova Fábrica de Gelo, localizada no bairro do Vieira, na sede do município. O espaço teve sua infraestrutura recuperada e ganhou novos equipamentos. Nele, os pescadores podem adquirir barras de gelo a um preço 50% menor em relação ao praticado na Grande Ilha.

“É um grande incentivo para nós, pescadores artesanais. O prefeito Gil sempre incentivou o setor pesqueiro da cidade. Parte de nossa produção, por exemplo, é adquirida pela prefeitura, que a utiliza na merenda escolar servida das escolas”, disse o pescador Jorge Sodré.

Na área do santuário religioso, Cutrim lançou oficialmente o projeto Cidade Digital, chamado carinhosamente pelos ribamarenses de Ribamar Digital. No local, os presentes também assistiram a um vídeo institucional relatando os avanços alcançados pelo governo municipal nestes quase seis anos.

Comandado por uma unidade de gerenciamento, instalada na prefeitura, o conjunto de cabos subterrâneos de fibra óptica oferecem ao cidadão e visitante Internet gratuita por meio de três pontos: área do santuário religioso, Parque Municipal da Cidade e Viva Outeiro.

O projeto também interligou digitalmente as Secretarias Municipais através de uma rede de topologia em anel, outra espécie de rede de fibra óptica.

“A modernização da administração municipal, com a informatização completa dos seus órgãos, é uma ação importante, que permite agilização do trabalho e maior eficiência na prestação dos serviços. Em breve, expandiremos o Ribamar Digital para outras regiões da cidade”, afirmou Gil Cutrim.

Jota Lima – Na Vila Jota Lima, Cutrim inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde do bairro, cujo prédio teve sua infraestrutura recuperada e ampliada.

A UBS possui ótima infraestrutura e equipe médica qualificada para ampliar a oferta de serviços na área da saúde nesta região de São José de Ribamar.

“É uma das melhores e mais modernas unidades de saúde da região das Vilas. O prefeito Gil, sem dúvida, foi o gestor que mais investiu no setor da saúde nestes últimos anos na cidade de São José de Ribamar”, disse a dona-de-casa Iracema Mendes, que reside próximo a nova UBS.

Difusora/SBT promove debate nesta terça às 22h30 com candidatos a prefeito de São Luís

debate-tv-difusoora

A TV Difusora (SBT) promove, nesta terça-feira (27), às 22h30, debate entre os candidatos à Prefeitura de São Luís. Estarão presentes Edivaldo Holanda (PDT), Wellington do Curso (PP), Eliziane Gama (PPS) e Fábio Câmara (PMDB).

O evento terá duração de uma hora e meia e será dividido em quatro blocos.

Com mediação da jornalista Simone Queiroz, repórter especial do SBT, o debate também terá participação de dois jornalistas, que poderão fazer perguntas aos candidatos.

De acordo com o diretor de jornalismo da TV Difusora, Tiago Soares, a grande ideia é fazer com que a população “tenha mais uma oportunidade de decidir com sabedoria a quem ele vai entregar o voto, que é tão importante”.

Para acompanhar o debate nesta terça às 22h30 na Difusora/SBT, basta ligar no canal 4 na TV aberta ou pela internet no link http://www.idifusora.com.br/tv-difusora-ao-vivo

Colunaço do Pêta

Essa aqui é braba e merece abrir o Colunaço do Pêta deste domingo, pois se trata da segurança de todos!!! No meio da semana, depois de tomar conhecimento do envio de tropas federais para garantir as eleições em alguns estados brasileiros, sem que o Maranhão estivesse incluído na relação, o Jornal Pequeno chamou a atenção para a necessidade do nosso Estado também ser atendido pelo Governo Federal!!! E citou ao menos quatro casos recentes de violência: em Icatu (candidato a prefeito teve a casa invadida e sofreu tentativa de homicídio); Governador Edison Lobão (irmão de vice-prefeita morto a golpes de facão); Cidelância (vereador de Vila Nova dos Martírios desaparecido desde o dia 19 encontrado morto dentro do seu veículo) e Barra do Corda, que dispensa comentários!!! Pois é…, o certo é que, com ou sem ajuda federal, as Polícias Civil e Militar do Maranhão, acredita-se, cumprindo ordens expressas do governador Flávio Dino, decidiram ‘jogar pesado’ e estão atuando forte no interior!!! Com essa decisão, e com as ações já em pleno andamento, a Secretaria da Segurança está percebendo, e descobrindo, que “o negócio é mais ‘feio’ do que se pensava”!!! Na região de Zé Doca, por exemplo, a polícia teve a sua atenção despertada para a ação violenta de grupos políticos utilizando homens armados para o crime organizado, com a prática de homicídios, garimpo ilegal, exploração ilegal de madeira e outros delitos graves!!! Ciente da situação, meu chefe conversou, ontem, com uma autoridade da alta cúpula da Segurança e ela garantiu que a ação do Estado vai ser forte para garantir a lisura e a tranqüilidade do processo eleitoral!!! E que – olha só – vai haver uma “grande apuração” após as eleições para desbaratar o crime organizado, o que pode até gerar uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito!!! “Jesus/Maria/José”!!! Gente, depois de 50 anos de ‘chibata’, o Maranhão está agora andando é pra frente, para se tornar realmente um Grande Maranhão, e não voltar a ser um ‘maranhãozinho’!!!

Sempre cheia de surpresas, as eleições de Imperatriz, ao que tudo indica, caminham para mais uma de deixar ‘bege’: não o pleito em si, mas uma surpreendente pesquisa, encomendada pelo Sistema Mirante local, que estaria propensa a mostrar o candidato do prefeito Sebastião Madeira, o empresário Ribinha, empatado tecnicamente com Ildon Marques e à frente de Rosângela Curado e do delegado Assis, os dois que andam disputando “pau a pau” com Ildon a prefeitura da segunda maior cidade do Maranhão!!! Como o instituto contratado é umbelicalmente ligado a “ex-deputado-corajoso”, nem a ‘ex’ está acreditando no resultado; muito menos ‘Fefé’, conhecedor da ‘peça’, que já andaria pensando em não divulgar esse resultado!!! Essa é a Imperatriz ‘velha de guerra’!!!

Eita que Colinas ficou animada neste final de semana!!! Num palanque, os filhos de ‘Don Bigodon’, Roseana e Zequinha; no outro, o filho do seu João Francisco e da saudosa professora Graça Saraiva, secretário Márcio Jerry!!! Pense!!! O ‘doutor’ prefeito mandou a tropa ‘descatitar’ o secretário na frente da ‘ex’!!! Enquanto isso, no bairro Guanabara, Jerry respondeu e foi ‘pra cima’ da ‘ex’: “eles ficam lá com a oligarquia derrotada e a gente fica aqui com nosso povo”!!! E ainda ‘sapecou’: “aqui tá o povo; lá tá a turma da lagosta de Roseana”!!!Mas a cena pior em Colinas foi protagonizada pelo presidente do PT, Raimundo Monteiro!!! Rapaz, o ‘cabra’ chamou a ‘ex’ de companheira, eterna governadora, e ainda deu um beijo na testa!!! Beijou a ‘golpista’, hahahahahahaha!!! É, meu amigo, ‘Don Monteiro’ fez  ‘salamaleques’ para a ‘ex’, que não mediu esforços para derrubar a “cumpanhera” Dilma!!! Pois é, essa turma ‘sarnopetista’ é amor pra vida inteira!!

Sexta-feira, caminhando pela Avenida Colares Moreira, indo pelo Renascença, um Pêtanauta flagrou apoiadores da candidata Eliziane completamente desmotivados, sentados na rotatória do Marcus Center e no cruzamento da Rua das Juçaras, ali perto da Canopus!!! Havia, ainda, alguns poucos apoiadores do candidato Eduardo Braide, mas estes totalmente motivados e plotando vários carros com o adesivo 33, entre o abre e fecha do semáforo!!!

Rapaz, e não é que tem outro ‘Bigodon’ na ‘área’!!! Pois é…, agora é o ‘El Bigodón’, nome de ‘batismo’ dado ao vice-presidente da Câmara Federal Waldir Maranhão pelo site O Antagonista!!! E essa semana O Antagonista disse que Maranhão não para de aprontar!!! Segundo o site, Waldir ajudou a tramar o ‘golpe’!!! O parlamentar maranhense teria afirmado que, enquanto o colega Beto Mansur presidia a sessão da Câmara, na noite de quarta-feira, ele estava reunido com líderes para acertar a apresentação do substitutivo que anistiaria o crime de caixa dois!!! “Esse assunto era objeto de discussão, mas era uma discussão preliminar e não foi eu quem convoquei a sessão”, afirmou Maranhão, reforçando que a ‘reação do plenário’ mudou os planos da turma!!! “E se o plenário não tivesse reagido”? perguntou O Antagonista!!! E Waldir: “Não sei, não sei. A Casa é dinâmica”!!! ‘Rapá’!!!

Rapaz, e acredita que ‘Don Bigodon’ ainda está fazendo política no Amapá???!!! Pois é…, ‘na moita’, desembarcou na tarde de sexta-feira em Macapá, onde passa o final de semana conversando com aliados políticos!!! Segunda, no ‘cagar dos pintos’, retorna à ‘Grande Ilha’!!! ‘Cabra’ é ‘doidão’ mesmo…, fazendo política em pleno período de terapia, praticamente todo dia, para recuperar a normalidade de movimentos do braço direito, prejudicados com fratura no ombro, meses atrás!!!

Olha essa!!! O empresário Walter Torre, conduzido coercitivamente na operação Greem-field, conseguiu a liberação de 1 bilhão de reais para a construção de um terminal de grãos e líquidos no Maranhão!!! Detalhe: sem juros!!! O Papai Noel foi o Ministério da Integração!!! Quem falou foi o Maurício Lima, editor do Radar da Veja, numa nota intitulada ‘Presentão’!!!

Lembra aquele rumoroso caso do Mandamentus, ali na Lagoa, em que quatro ‘badboys’ trogloditas, ‘filhinhos de papai’, espancaram um jovem de nome Fernando, deixando-o em estado lastimável???!!! Pois bem…, todos eles respondem a um processo criminal, e quatro acabaram de ser condenados a quatro anos de cadeia, em regime semi-aberto, e a pagar uma cirurgia plástica reparadora à vítima!!! Um dos agressores foi absolvido por falta de provas de sua participação, e uma das testemunhas levadas pelos acusados foi denunciada por perjúrio (falso testemunho)!!! E agora, como ficam os blogueiros que defenderam os trogloditas, chegando um deles até a postar mensagens de que testemunharam tudo e que o Fernando era que havia provocado e que estava ‘puxando’ briga na boate!!! É, meu amigo, de agora em diante vão pensar duas vezes antes de sair por aí espancando covardemente os outros!!! E olha que ainda respondem pelo mesmo crime em mais dois processos!!!

Reta final de campanha, dinheiro acabando e candidatos correndo desesperadamente atrás de doações!!! Aqui na Grande Ilha, um grande empresário foi chamado para ‘turbinar’ a campanha de um dos candidatos a prefeito, prometendo uma ‘gorda’ doação!!! Cuidado, gente!!!

E aquela funcionária que cuida dos ‘julgamentos’ de uma certa secretaria municipal ali pras bandas do eixo Maranhão Novo-Ipase, hein, gente!!! Pois é…, parente do chefe, a mulher criticou, deselegante e grosseiramente, no próprio grupo de ‘zap-zap’, uma postagem da galera da Comunicação que procurava divulgar as ações da instituição!!! Marrapá, e logo numa hora dessas, importante para a divulgação das ações da administração pública!!! Tá torcendo contra ou a favor, ‘fia’???!!! Imagina se soubesse o malabarismo que essa mesma Comunicação fez pra defender a cara da ‘dita-cuja’ quando foi denunciada em blogs da cidade!!! Huummmm, será que essa tem trânsito livre para fazer o que quer???!!!.

Alô, Alô, ‘Don Portelon’…, em Cururupu, a ‘Mulher Maravilha’, candidata a vereadora, tá andando é de pistola na cintura!!! Quando sai colando cartazes em residências ninguém pode dar um ‘pio’!!! Se reclamar, a ‘super heroína’ ‘manda bala’: Ai de quem arrancar esse cartaz daí”!!! Pior é que a candidata ainda é policial!!! Tá de licença e fazendo campanha com um bruto de um ‘trabuco’ à vista!!! E outra: um candidato do alcaide já tá pedindo ‘dindim’ emprestado pra agiota, para dar conta da campanha, com promessas de pagar depois das eleições!!!

Alguns telespectadores, intrigados, pediram ao Dr. Pêta que registrasse e indagasse ao apresentador Júnior Albuquerque e ao repórter Sidney Pereira (TV Mirante), por que os dois não perguntaram nada sobre a área cultural aos postulantes à Prefeitura de São Luís que entrevistaram ao logo dos últimos dias no JM TV???!!! Para esses telespectadores, ao menos na entrevista com Fábio Câmara, que conhece o tema a fundo, caberia uma perguntinha que fosse sobre a nossa cultura municipal!!!

E não é que, em plena época de cobrança pública de IPTU e ISS, um secretário municipal da ‘Grande Ilha’ anda dando uma ‘canseira’ para ‘se coçar’ com o condomínio em atraso!!! Quem será??!!!

Rapaz, e não é que de tanto ler ‘notícia’ aqui no Colunaço sobre freqüentadores da ‘Tríplice-Fronteira’ que gostam de contar estórias, um leitor assíduo resolveu sugerir ao Dr. Pêta que institua o “Concurso Ludovicense de Lorotas”!!! “Dr. Pêta, tenho vontade de ver numa mesma mesa de um restaurante ou de um botequim, pra conversar descontraidamente, uma plêiade de mitômanos pra ver quem é o maior recordista de São Luís em lorotas!!! Poderíamos ter nessa mesa o já famoso ‘Panta Jambeiro’, ‘Bebeto Abado’, ‘Antônio Palomas Nicolau’‘ Domingos Portuga’, Max cunhado do saudoso Chico Noronha; ‘Amilar Peruca’, Osvaldo Saboia…, e mais uma meia-dúzia de figuras pândegas da ‘Grande Ilha’ escolhidas a dedo por você e seus leitores”, sugeriu o autor da idéia!!! Por fim, sugere, também, para o final da disputa, uma animada confraternização com todas essas personalidades da mitomania de São Luís, “tudo num espírito de brincadeira e cordialidade, é claro”, arrematou!!! Meu amigo, se for caçar loroteiro na cidade Pokemón vai perder é feio, hahahahahahahahahahahaha!!!

E olha essa de um leitor que preferiu não se identificar, para evitar maiores problemas para si!!! “A saída do verão quente e a entrada da estação amena da primavera têm os seus reflexos patológicos nas crianças, levando-as a procurar os hospitais da cidade. Aconteceu com o meu netinho, que apresentou um quadro infeccioso na garganta e teve que se hospitalizar na UPC, no centro. Hospital completamente lotado e a infraestrutura deficiente para a demanda. Os acompanhantes levando bagulhos pesados e tendo que subir escadas; no meu caso, até o terceiro andar, porque o elevador está quebrado. O lado positivo: corpo médico excelente, protagonizando um tratamento muito bom para as crianças que reagem positivamente à administração medicamentosa”!!!

Alô, alô, Semosp!!! Trecho da Rua Coronel Eurípedes Bezerra, entre a Rua Aririzal e a Avenida São Luís Rei de França está tomado por mato e lixo!!! No trecho que margeia o rio Gangan, uma das pistas do passeio público foi privatizada por moradores!!! E pode???!!! Bom verificar!!!

Mistérios

Quem será que levou um candidato à reeleição de vereador, rebento de magistrado, para uma reunião com eleitores na casa de um traficante, no bairro da Belira???!!! Rapaz, quando o edil ‘sentiu o drama’, saiu de fininho!!!

Quem é o magistrado que tira onda de escritor nas horas vagas e que, sem mais nem menos, apossou-se quase 100 hectare de terras em município da ‘Grande Ilha’, onde pretende criar sua ‘tropa’ de búfalos???!!!

Qual foi o repórter fotográfico que ficou tão empolgado ao encontrar meu chefe lanchando, quinta-feira, final de tarde, na padaria ‘Bumba Meu Pão’, do Mix Mateus da Guajajaras, que não parava de chamá-lo de “Dr. Pêta”???!!!

Quem é o assessor oriundo de poder da Areinha, que ‘se acha’ a ‘última coca cola’ do deserto de um certo conselheiro ex-leonino, e que, mesmo já tendo sido ‘denunciado’ aqui no Colunaço, final do ano passado, continua ‘aprontando’ com informações e decisões da corte, usando o nome do chefe???!!! Pior é que agora o ‘dito-cujo’ aliou-se a um parlamentar muito bem votado nas últimas eleições para modificar decisões anteriores de outros conselheiros e do Plenário em processos de Câmaras Municipais de municípios aqui da ‘terrinha’!!!

Quem são o pai e filho que estão ‘chateadééérrimos’ porque perderam o título de maiores fofoqueiros e loroteiros para ‘Pantaleão-Mor’???!!! E olha que ambos são ‘Cinco Estrelas’!!!

Qual é o posto de combustíveis com loja de conveniência que virou ‘paradeiro’ das ‘viúvas’ do Kanto A???!!! Ai, meu S. Paulo, S. Pedro, S. Patrício…!!!

Quem é o ‘tri-ex-quase’ candidato a prefeito da capital, sem apoio para a sua própria candidatura, que anda apoiando candidato a edil???!!!

Quem será o edil, “new celebridade”, que, após quatro anos, deixou de entregar seus ‘santinhos’ sozinho no sinal para andar acompanhado de quatro seguranças???!!! ‘Cabra’tá ‘se achando’…, e forte!!!

Qual executivo municipal passou recentemente pela experiência de ser administrado pela “velha política” e pela “ nova política”???!!! Só que, às vésperas do pleito, a população chega à conclusão de que o dito “é dando que se recebe” estava presente em ambas!!!

Qual prefeitura municipal da ‘Grande Ilha’ divulgou, recentemente, no Diário Oficial, o nome da empresa responsável pela organização do Concurso Publico da educação???!!! Visando melhorar o IDEB!!!

Quem é o “fazendeiro urbano” que anda criando gado soltou no Bairro do Anil???!!!

Quem é o frequentador assíduo da ‘Tríplice-Fronteira’, colecionador de Mercedes, que viu secar a sua ‘fonte’ de renda e agora tem que se virar com o salário municipal da ‘cara-metade’???!!!

Mandante desmente a própria mentira

Em discurso na Assembleia Legislativa, o mandante da armação nas redes sociais desmente a própria mentira que mandou propagar sobre fantasma na Assembleia. Veja o vídeo a seguir:

Wellington do Curso, uma grande decepção

wellington-05

Lamentável em todos os sentidos o jogo baixo, espúrio e calhorda da campanha do senhor Carlos Wellington de Castro Bezerra, o ‘Wellington do Curso’. Ser complacente ou dá ordens (custa acreditar nessa hipótese) a membros da sua campanha para que espalhem calúnias e difame pessoas nas redes sociais, simplesmente por vingança, reflete bem a imagem pútrida e desvirtuada de uma pessoa que quer ser prefeito de São Luís.

Neste blog o deputado Wellington do Curso jamais foi insultado ou ofendido. Desafiamos o parlamentar a mostrar uma matéria em que ele ou um familiar seu é difamado ou injuriado. Aliás, nunca fizemos isso com ele e nem ninguém. Há várias maneiras de se noticiar um fato, de dizer a verdade sem agredir ou ultrajar.

No caso do candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso, que tem o apoio da ex-governadora Roseana Sarney e do clã Sarney segundo o candidato Fábio Câmara, tem pleno conhecimento de que jamais foi vilipendiado neste espaço.

Todos conhecem a linha editorial deste blog, e até mesmo àqueles que não concordam com ela, reconhecem que prezamos, sobretudo, pelo respeito à ética e os princípios do bom jornalismo. Repudiamos o vale tudo da informação, não enveredamos pelo caminho tortuoso do lado pessoal a ponto de desqualificar quem discorda do nosso ponto de vista. Até o grupo Sarney, no qual combatemos com muita firmeza ao longo dos anos, jamais ordenou a seus aliados da imprensa jogar sujo conosco. Pelo contrário, temos a admiração e consideração de muitos do clã Sarney.

Quando o candidato Wellington do Curso permite que gente do seu círculo de amizade e da linha de frente da comunicação da sua campanha publique em blogs inverdades e dissemine em rede sociais imagens tentado nos depreciar, a atitude causa-nos muita tristeza, o sentimento predominante é de decepção. Não esperávamos tamanha canastrice.

Antes de mandar publicar mentiras, o deputado Wellington deveria sentir remorso na alma (isso para quem tem boa índole, o que parece não mais ser o caso do parlamentar), pois ele e seus funcionários na imprensa nos encontram cotidianamente no ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Em seus discursos, Wellington chega a citar nossa presença na Assembleia, o que desmoraliza a acusação imputada de ‘fantasma’ (veja vídeo abaixo). Por conta dessa infâmia, tomaremos as medidas judiciais cabíveis.

Apesar da postura de mal caratismo explícita, uma gesto que consideramos repugnante, ignóbil e desprezível vindo do candidato Wellington do Curso, manteremos a mesma postura séria, ética e de deferência com o mesmo, noticiando a verdade com responsabilidade. O respeito deste blog continua, porém entendemos que Vossa Excelência, que não é mais a mesma, o poder o mudou totalmente, por essas e outras atitudes não merece ser prefeito dessa cidade.

Além do despreparo revelado no debate da TV Guará quando, nervoso e trêmulo, não conseguiu apresentar uma proposta condizente à população, Wellington é um sujeito pérfido e sem princípio moral, capaz de toda sordidez possível para alcançar seus objetivos.

VERDADES SOBRE WELLINGTON, SEM AGRESSÃO, CALÚNIA, DIFAMAÇÃO

*Wellington do Curso, que tem no mesmo partido Waldir Maranhão e deputado defensor de Eduardo Cunha, tinha um débito de R$ 120 mil em impostos prediais referentes aos imóveis onde funcionam as unidades do seu preparatório para concursos em São Luís. Pagou somente depois que foi denunciado.

*Em Minas Gerais, o candidato Wellington do Curso tem dívidas acumuladas no valor total de R$ 12.273,60, referente a pendências de um veículo adquirido no estado (R$ 8.143,98 de IPVA, R$ 2.036,0 de multa e R$ 2.093,61 de juros). A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais forçou o candidato a regularizar sua situação, mas Wellington não se intimidou. Em julho de 2015, ele foi autuado na dívida ativa do Estado e incluído no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal – CADIN.

*No Ceará, Wellington do Curso também não pagou suas dívidas. De acordo com anotações do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, ele estaria com dívidas, que incluem valores de R$ 168 e R$ 1.089,87.

*A Prefeitura de São Luís abriu uma ação de execução, pois o candidato a prefeito não fez o recolhimento do ISS. Além disso, corre na Justiça Federal do Maranhão um processo movido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) cobrando R$ 60,9 mil do popular Curso Wellington.

Deu no Hora Extra do Jornal Extra deste domingo

d27cd3d6-569d-4d1c-ab8d-8e8d2c4cde0f

Senador La Rocque é 11, garante deputado Ricardo Rios

senador-la-rocque2

sendor-la-rocque1

O deputado estadual Ricardo Rios (SD) participou, ontem, no município de Senador La Rocque, de uma grande carreata comandada pelo candidato Dario (PP) a prefeito da cidade. “Foi um momento de grande mobilização da população, que demonstrou sua preferência pelo nosso candidato e seu desejo de ver o município no caminho do desenvolvimento” disse Rios, depois de participar do que terminou sendo uma grande festa democrática.

Milhares de pessoas estiveram presentes à manifestação, que se estendeu pela noite de ontem e mobilizou a população da cidade. Além do deputado Ricardo Rios, estiveram presentes diversas lideranças da região, que empenharam apoio a Dario e que contribuíram na consolidação do seu nome como o candidato do povo em Senador La Rocque. Para o deputado, foi uma grande festa antecipando os resultados das eleições próximas.  “Quem esteve presente não tem mais dúvidas, Senador La Rocque é 11”, finalizou.

Adersinho lidera em Porto Franco, afirma Constat

porto-francco

Jornal Pequeno – O candidato do PDT, Aderson Marinho Filho, o Adersinho, mantém-se líder na disputa pela Prefeitura de Porto Franco. Esta é a conclusão da pesquisa realizada pelo Instituto Constat, nos dias 16 e 17 de setembro, que ouviu 500 eleitores do município de todas as idades, estrato social, religião e sexo.

Em todos os levantamentos estatísticos, o prefeito Adersinho, que disputa reeleição, cresce de forma consistente e deve alcançar uma vitória consagradora sobre o segundo colocado, Nelson Horácio Macedo Fonseca, candidato do PSD.

No primeiro cenário, espontâneo, quando não são colocados os nomes de candidatos à disposição do eleitor e perguntado em que votaria, Adersinho foi o mais citado por 46,98% dos entrevistados e Dr. Nelson foi o segundo com 38,49%. Indecisos, não sabem ou não responderam 13,02%; nenhum deles 1,51%.

Na pesquisa estimulada Adersinho aparece com 49,06% das intenções de voto e Dr. Nelson com 40,38%. Nenhum deles 8,49%; não sabem ou não responderam 2,08%. Em relação à rejeição, 30% dos entrevistados disseram não votar de jeito nenhum em Adersinho, 27,17 em Dr. Nelson. Não tem rejeição 42,83%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o Protocolo nº MA-03827/2016.

Operação ostensiva garante segurança em São Luís

Operação ostensiva garante segurança em São Luís. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Segurança Pública intensificou a presença das polícias nas ruas durante este sábado (24). Além do efetivo da Policia Militar, 60 policiais civis estão realizando ronda ostensiva, cobrindo as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da Grande Ilha.

Auxílio da população no combate ao crime

Denúncias que ajudem a policia no combate ao crime podem ser repassadas por meio dos números de WhatsApp (98) 9.9163-4899 e pelo aplicativo `Byzu`, compatível com todos os sistemas operacionais de celular. A instalação é feita em poucos minutos.

Nota sobre princípio de motim em Pedrinhas

A  Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que um princípio de motim foi deflagrado na tarde deste sábado (24), por internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís 6, antigo CDP.

Por razões a serem apuradas oficialmente, os detentos atearam fogo em alguns colchões, porém, a situação foi controlada pelas equipes de segurança prisional, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Policia Militar, sem registro de reféns, feridos ou mortos.

O Governo do Estado, que ao longo desses 20 meses de gestão conseguiu manter a ordem no ambiente carcerário, por meio de intenso investimento em segurança e ações de humanização, garante que vai apurar a causa do incidente e dar continuidade às concretas mudanças reconhecidas no Sistema Penitenciário do Maranhão.

Mulheres vão às ruas de Caxias em apoio a Léo Coutinho (Caxias-MA)

foto-1

Usando roupas nas cores branco e rosa, faixas e bandeiras, milhares de mulheres foram às ruas na manhã deste sábado (24) declarar apoio à candidatura à reeleição de Léo Coutinho (PSB).

A caminhada teve início na Praça Vespasiano Ramos. De lá, a multidão seguiu pelas principais ruas do centro, terminando na Praça do Pantheon.

Liana Coutinho, esposa do candidato Léo Coutinho, e Danielle Ramos, esposa do vice Júnior Martins, participaram do evento político. “Essa foi uma caminhada pela paz, pelo fim da violência da mulher, mas também foi uma oportunidade de mostrar a nossa força na política”, frisou Liana.

Todos juntos

foto-2

Segundo Júnior Martins, “as mulheres mostraram que sabem e que podem fazer a diferença na política, sua importância quanto ao papel na sociedade e também nas questões políticas e partidárias da cidade”.

Léo Coutinho reafirmou seu compromisso com as mulheres. “Em nossa gestão, foram inúmeras ações pelas políticas públicas para as caxienses. E a participação da mulher na política é primordial, para que todos nós, juntos, possamos dar continuidade por uma cidade melhor”, disse.

Sarney pode cair nas mãos do juiz Sérgio Moro

sarney-agbr-1280x720-500x281sergio_moro_cropped

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de procedimentos preliminares para apurar fatos narrados na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, um dos delatores da Operação Lava Jato.

Na mesma decisão, o ministro decidiu que somente citados que tem foro privilegiado, como os deputados e senadores, vão responder às acusações na Corte. Os demais serão enviados para julgamento pelo juiz federal Sérgio Moro, entre eles o ex-senador José Sarney.

Em interceptações, José Sarney foi pego tentando obstruir as investigações do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. A Procuradoria Geral da República (PGR) chegou a pedir a prisão de Sarney, que foi negada.

Ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado disse em delação premiada que Sarney recebeu propina de contratos da Transpetro durante nove anos, no valor total de R$ 18,5 milhões. Desse montante, R$ 16 milhões foram recebidos em espécie. O dinheiro está inserido na propina total repassada pela Transpetro ao PMDB, que somou mais de R$ 100 milhões ao longo dos anos.

O primeiro repasse de propina a Sarney foi realizado em 2006, no valor de R$ 500 mil. A princípio, o dinheiro era repassado sem periodicidade certa. A partir de 2008, as parcelas eram pagas anualmente. Os repasses perduraram até agosto de 2014. O dinheiro era transferido ora como doações oficiais ao PMDB, com recomendação expressa de repasse a Sarney; ora em entregas em espécie. A origem dos recursos eram as empresas com contrato com a Transpetro, que são investigadas na Lava-Jato.

Juscelino tem vantagem de 27 pontos para Dr. Benjamim

juscelino-oliveira

Jornal O Estado do MA – Pesquisa Escutec de intenções de votos divulgada com exclusividade por O Estado apresenta o candidato Juscelino (PCdoB), da coligação “Mais Açailândia”, na liderança com 56,5% da preferência do eleitorado do município de Açailândia.

Juscelino tem vantagem de 27 pontos percentuais sobre Dr. Benjamim (PSDB), da coligação “Pelo Bem de Açailândia”, que figura na segunda colocação. O tucano tem 29,5% das intenções de votos.

Terceiro colocado na pesquisa Escutec, Professor Milton (PSOL), da coligação “Frente Popular”, tem 4,3% das intenções de votos.

168468e2-a1b3-4b22-91af-cab2b761b342

Último colocado no levantamento, Melgaço (PSD) aparece com apenas 1,0% da preferência do eleitorado. Outros 0,5% apontaram “nenhum deles” e 8,3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

A pesquisa Escutec de Açailândia, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-07863/2016 ouviu 400 eleitores entre os dias 19 e 20 deste mês. O levantamento possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O reencontro pútrido do PT com os Sarneys em Colinas

b419ac47-a21a-48b7-b5f7-75049768fed2

O PT nunca abandona suas origens, sobretudo alianças que fazem da legenda a mais corrupta do país. No Maranhão, não é diferente. Os petistas vivem uma relação de amor com os Sarneys, ainda que a oligarquia não esteja mais no poder (todos sabem, a justiça também, petistas não vivem sem benesses públicas).

Ontem (23), na cidade de Colinas, no comício do candidato a prefeito Dr. Antonio Carlos (PSD), mais um desses encontros entre o que há de mais corrupto, depravado e imoral com o que existe de mais indecente, venal e corrompido na política: PT e Sarney.

roseana-pt17

A ex-governadora Roseana Sarney, responsável por destruir o Maranhão e oprimir o povo com fome e miséria, levando o estado aos últimos lugares nos indicadores sociais, foi sobejamente cortejada pela claque de súditos petistas. O ministro Sarney Filho e o deputado federal Aluísio Mendes foram também bajulados pelos sarnopetistas.

Representando o comando vermelho petista, estava o presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, que ao abrir seu discurso, não poderia ser mais autêntico e sincero. “quero cumprimentar minha governadora, companheira Roseana Sarney”. Sim, sempre foi a governadora dele e da maioria dos petistas maranhenses, salvo raras exceções.

MEMBROS-DO-PT-DOO-MARANHÃO

Vale lembrar que, logo após Roseana Sarney ser expulsa pelo povo do Palácio dos Leões, o PT maranhense pulou para o barco do governador Flávio Dino. Só que ao contrário das gestões do clã Sarney, Dino não aceitou traquinagens de petistas, a exemplo de irregularidades na secretaria de Educação e na de distribuição de bolsas da Fapema cometidas pelos petralhas no governo da oligarquia. Talvez isso tenha gerado a revolta profana de alguns petistas, gente que idolatra figuras da estirpe de José Dirceu, condenado no processo do mensalão.

Por fim, constata-se com a declaração melíflua de Monteiro a Roseana, o PT do Maranhão outra vez se rebela contra o PCdoB e reforça os laços o grupo Sarney, isto é, o bom filho a casa torna, como diz o velho ditado. Aliás, a bem da verdade, os petistas nunca saíram da ‘Casa Mal Assombrada’ sarneisista, fato que explica as sabotagens contínuas do PT contra Flávio Dino.

Resumindo: onde está a família Sarney está o PT, ainda mais no Maranhão.

Escutec/O Estado aponta tendência de vitória de Edivaldo no 1º turno

Politica3 dom:Layout 2.qxd

Jornal O Estado do MA – O Instituto Escutec, em mais uma pesquisa eleitoral encomendada pelo jornal O Estado, traz novos cenários sobre a disputa eleitoral em São Luís. No levantamento, o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT), da coligação Pra Seguir em Frente, ampliou a vantagem e, em relação à pesquisa anterior, subiu 10 pontos. Edivaldo saiu de 35,6% para 45,3% na pesquisa estimulada.

Em segundo, aparece o candidato Wellington do Curso (PP), da coligação Por Amor a São Luís, com 24%. Ele é seguido por Eliziane Gama (PPS), da coligação São Luís de Verdade, com 8,8%. Eduardo Braide (PMN) tem 5,5% e Fábio Câmara (PMDB), da coligação Coragem pra Fazer, 3%. Rose Sales (PMB) obteve 2%.

Os candidatos Zeluis Lago (PPL), Cláudia Durans (PSTU) e Valdeny Barros (PSOL) tiveram 0,5% das intenções de voto cada um. Disseram que não votaria em nenhum dos candidatos somou 4% e não sabe ou não respondeu, 6%.

Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa de mais da metade dos votos válidos (quando não inclue os votos em branco e os nulos), isto é, quando atinge 50% dos votos mais 1 logo no primeiro turno. Neste caso, Edivaldo alcança 49,8%.

Queda – Além de Edivaldo Júnior, cresceu na disputa o candidato Eduardo Braide. Na pesquisa publicada no último sábado, 17, Braide tinha 4,6% e agora chegou a 5,5%. Os demais candidatos caíram. Wellington tinha 26,3% e caiu 2,3%. Eliziane Gama perdeu 2,7%, já que no levantamento anterior apareceu com 11,5%. Fábio Câmara perdeu 0,5% e Rose Sales 0,9%.

Edivaldo Júnior lidera também o cenário na pesquisa espontânea. O pedetista aparece com 40% e é seguido de longe por Wellington do Curso, que obteve 22,4%. A candidata Eliziane Gama obteve 7,3% da opinião dos entrevistados, Eduardo Braide, 4%, Fábio Câmara com 3% e Rose Sales com 1,5%.

Zeluis Lago, Cláudia Durans e Valdeny Barros obtiveram 0,5% cada um. Não votaria em nenhum dos candidatos somou 5,9% e não sabe ou não respondeu, 14,5%.

Pesquisa ouviu 800 eleitores

A Pesquisa Escutec/O Estado ouviu 800 eleitores nos dias 21 a 23 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança, de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo MA 04039/2016.

1474673495-769552838

Edivaldo Júnior também venceria em eventual segundo turno

O Instituto Escutec mostrou ainda quatro cenários de um eventual segundo turno na capital. O prefeito Edivaldo Júnior seria reeleito tanto se disputasse o segundo turno com Wellington quanto com Eliziane Gama.

Contra Wellington do Curso, Edivaldo Júnior teria 48,8% contra 35,3% do seu adversário. Em nenhum dos candidatos somou 7% e não sabe ou não respondeu, 9%.

A vantagem do candidato Edivaldo Júnior seria maior contra Eliziane Gama. Ele venceria a eleição no segundo turno com 55,3% contra 20,1% de Gama.

No confronto entre Eliziane e Wellington, o candidato venceria com 50% dos votos contra 23,8% da candidata. A opção nenhum dos candidatos aparece com 15,4% e não sabe ou não respondeu, 10,9%.

Eliziane Gama lidera quadro de rejeição entre os candidatos a prefeito da capital

A pesquisa Escutec/O Estado também avaliou a rejeição dos candidatos. Tem maior rejeição a candidata Eliziane Gama com 28,8%. Ela é seguida por Edivaldo Holanda Júnior que tem 26,5%. Disseram não votar em Fábio Câmara 9% dos entrevistados, 8,4% não votaria em Wellington do Curso e 2,5%, em Zeluis Lago.

A rejeição de Rose Sales ficou em 2%, Eduardo Braide em 1,5% e Cláudia Durans e Valdeny Barros, 1% cada um. 8,4% optaram em nenhum dos candidatos e não sabe ou não respondeu somaram 11%.

Comparação – Esses dados de agora mostram que a rejeição da candidata Eliziane Gama aumentou em comparação ao levantamento divulgado no fim de semana passada. Na pesquisa anterior, Eliziane Gama teve 25,3% de rejeição. Agora a rejeição da candidata aumentou 3,5 pontos percentuais.

Fábio Câmara também tem rejeição maior comparando as duas últimas pesquisas Escutec/O Estado. Ele tinha 7,9% e agora chegou a 9%. A rejeição de Wellington do Curso também cresceu. Ele saiu de 6,3% na pesquisa passada para, agora, 8,4%.

Teori autoriza STF a investigar delação de Machado que cita Sarney

foto Sarney 6

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de procedimentos preliminares para apurar fatos narrados na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, um dos delatores da Operação Lava Jato. Os procedimentos preliminares visam a apurar a existência de um suposto acordo envolvendo parlamentares para barrar a operação, além de outras suspeitas envolvendo políticos do PT, PSDB e PMDB.

Teori Zavascki atendeu a pedidos formulados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que solicitou providências para dar prosseguimento à apuração após o acordo de delação premiada de Sérgio Machado ter sido validado pelo STF.

As novas frentes da primeira fase da investigação, se solicitadas por Janot e autorizadas pelo ministro, deverão tratar sobre o suposto “acordão” para barrar as investigações da Operação Lava Jato, uma doação de R$ 40 milhões do Grupo JBS para o PMDB, um suposto repasse ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) de recursos para viabilizar a candidatura dele à presidência da Câmara dos Deputados em 1998 e o suposto pedido do presidente Michel Temer de ajuda de recursos para a campanha do ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita.

A Procuradoria Geral da República (PGR) chegou a pedir a prisão do ex-presidente da República José Sarney em razão de suspeitas de que ele estava tentando obstruir as investigações do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Em gravações, Sarney sugere a escalação de dois advogados — Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Eduardo Ferrão — para uma conversa com Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no STF. A ação de Sarney tinha como objetivo obstruir as investigações sobre a organização especializada em desviar dinheiro de contratos entre grandes empresas e a Petrobras.

A partir da decisão de Zavascki, o procurador-geral também deverá avaliar como será apresentada ao Supremo a investigação contra mais 20 políticos citados pelo ex-diretor acusados de receber propina. Entre eles o ex-senador José Sarney (PMDB-AP). O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse em delação premiada que Sarney recebeu propina de contratos da Transpetro durante nove anos, no valor total de R$ 18,5 milhões. Desse montante, R$ 16 milhões foram recebidos em espécie. O dinheiro está inserido na propina total repassada pela Transpetro ao PMDB, que somou mais de R$ 100 milhões ao longo dos anos.

O primeiro repasse de propina a Sarney foi realizado em 2006, no valor de R$ 500 mil. A princípio, o dinheiro era repassado sem periodicidade certa. A partir de 2008, as parcelas eram pagas anualmente. Os repasses perduraram até agosto de 2014. O dinheiro era transferido ora como doações oficiais ao PMDB, com recomendação expressa de repasse a Sarney; ora em entregas em espécie. A origem dos recursos eram as empresas com contrato com a Transpetro, que são investigadas na Lava-Jato.

Na mesma decisão, o ministro decidiu que somente citados que tem foro privilegiado, como os deputados e senadores, vão responder às acusações na Corte. Os demais serão enviados para julgamento pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal em Curitiba.

Cidade Operária faz festa pela quarta vez para Edivaldo

thumbnail_caminhada-de-edivaldo-na-cidade-operaria-350

Pela quarta vez na campanha, o prefeito de São Luís e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Junior (PDT) – acompanhado do vice na chapa Júlio Pinheiro -, retornou à Cidade Operária para participar, na tarde desta sexta-feira (23), de mais uma grande caminhada “Todos Com Edivaldo”. A exemplo das anteriores, a recepção dos moradores do bairro foi de entusiasmo, de carinho e bastante alegria em poder retribuir os avanços realizados na cidade de São Luís.

Em sua 30ª edição, a caminhada “Todos com Edivaldo” deve início às 18h na Unidade 103, perto do Shopping do 10. Moradores, militantes e candidatos a vereador formavam uma multidão de pessoas, embalados pelas músicas da Charanga 12 e do bandeiraço. Um espetáculo multicolorido, que atraía os moradores da Cidade Operária e das comunidades próximas que participaram do evento.

“Ter a oportunidade de conversar com o prefeito sobre o que nos aflige e receber dele a atenção necessária, demonstra que Edivaldo tem compromisso com a população. As ações, as obras são importantes, mas a presença dele é também; e isso acontece sempre com Edivaldo. Aqui todos somos 12”, disse a moradora Maria Pereira de Souza.

O candidato à reeleição pela coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL), destacou que está entre os seu compromissos, honrar a entrega até o fim do ano mais 6 interbairros. “E agora, na segunda etapa do nosso planejamento, serão mais 4 interbairros, mais 3.600 ruas asfaltadas e a urbanização que vai chegar em mais 95 bairros. Por isso venho pedir o seu voto para continuarmos avançando”, enfatizou Edivaldo.

CAMINHADAS

thumbnail_caminhada-de-edivaldo-na-cidade-operaria-420

Em todos estes atos de campanha, um turma de voluntários de 10 pessoas vestia uma camisa vermelha e trazia no peito a letra, em branco, que, de maneira sincronizada e juntos, formavam a palavra EDIVALDO 12. São eles Glicélia (E), Luciana (D), Josafa Silva (I), Fátima Chaib (V), Nadjane (A), Jessé (L), Luciana (D), Elisângela (O), Jamile (1) e Wallyson (2). “Vou sentir saudades da caminhadas, porque além de estar divulgando o nosso candidato fizemos amizades nesse período”, disse Fátima. “As caminhadas ‘Todos com Edivaldo’ é uma confraternização”, completou Josafa.

Já foram realizadas 30 caminhadas “Todos com Edivaldo”: Rua Grande, Vicente Fialho, Monte Castelo, Areinha, Vila Riod, Anjo da Guarda, Alemanha, Vinhais, Vila Embratel, Nova República, Ilhinha, Liberdade, Caratatuia, Vila Vitória, Vila Cotia, Anil- Pão de Açúcar, Bairro de Fátima, Barés, Vila Isabel, Sacavém, Residencial Paraíso, Jardim São Raimundo, João de Deus (duas), Anjo da Guarda (duas) e Cidade Operária (quatro). Além de seis carreatas: duas no Itaqui-Bacanga, Centro-Camboa-Liberdade, Coroadinho, São Cristóvão-Vila Riod e Turu.

Confira tudo o que é preciso para votar com tranquilidade

No próximo dia 2 de outubro, 144 milhões 88 mil 912 brasileiros vão às urnas para escolher 5 mil 568 prefeitos e 57 mil 931 vereadores. Só não votarão neste pleito municipal os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há representantes desses cargos, e os que estão cadastrados para votar no exterior, que só escolhem o presidente da República.

No Maranhão, somos 4 milhões 611 mil e 247 eleitores aptos a votar, sendo a maioria na faixa etária de 25 a 29 anos (12,29%) e de grau de escolaridade de ensino fundamental incompleto (28,30%). Em 2014, o número era de 4.495.864, ou seja, houve aumento de 115 mil 383 eleitores.

São Luís permanece com o maior número de eleitores do estado: 659 mil 779, seguida de Imperatriz: 151 mil 858. Estes e outros dados, como faixa etária, grau de escolaridade, evolução do eleitorado, sexo, podem ser consultados na estatística de eleitorado disponível no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, guias Eleições / Eleições 2016 / Estatísticas.

Mais números do Maranhão

– 15.837 seções eleitorais;
– 2 milhões 91 mil 758 eleitores com biometria em 44 cidades (45,09%);
– 69.720 mesários; 217 municípios distribuídos por 111 zonas eleitorais;
– 168 juízes (111 das zonas, 16 de juntas especiais e 41 auxiliares), 671 servidores, 640 profissionais de apoio e 230 oficiais de justiça;
– 19.947 urnas (entre as que vão ser usadas e as de contingência), sendo 2.432 (modelo 2015 – que só será usada na grande ilha), 576 (2013), 2.070 (2011), 6.880 (2010), 6.871 (2009) e 1.118 (2008).

Horário da votação

O eleitor pode ir à sua seção eleitoral para votar das 8h às 17h, considerado o horário local de seu município.

Local da votação

No título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TRE-MA (www.tre-ma.jus.br), guias Eleitor / Título e Local de Votação. Para esta consulta, basta informar o nome, data de nascimento e nome da mãe.

Documento

No dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.

Ordem de votação

Todos os eleitores brasileiros votam na urna eletrônica. Nela, é mais fácil, rápido e seguro exercer o direito ao voto. O primeiro voto será para o cargo de vereador. O eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda. Para votar no candidato de sua preferência, digite os cinco números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “CONFIRMA”. Se você errou o número, tecle “CORRIGE”, digite os números corretos, e confirme o seu voto.

Para votar somente no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar somente os dois primeiros números, pois esses identificam o partido. Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando o eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda.

O segundo voto será para o cargo de prefeito. Para votar no candidato de sua preferência, digite os dois números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “CONFIRMA”. Se você errou o número, tecle “CORRIGE” e digite os números corretos, repetindo a operação até confirmar o seu voto. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra “FIM” e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

Justificativa

O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência. É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente, ou seja, se faltar à votação no primeiro turno, deverá fazer uma justificativa; se faltar ao segundo turno, outra justificativa. A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência.

Clique aqui para mais informações sobre justificativa eleitoral.

Ricardo Murad é punido por omissão em fiscalização de recurso

ricardo-murad11

O ex-secretário de Saúde do governo Roseana Sarney, Ricardo Murad, foi condenado a pagar multa de R$ 4.500,00, em razão da omissão do dever de fiscalização dos recursos repassados ao município de Cândido Mendes.

A decisão do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) é resultado do julgamento da Tomada de Contas Especial que analisou a regularidade do Convênio n° 205/2007, celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o município de Cândido Mendes, tendo como objeto a construção de sistema de abastecimento de água.

O Ministério Público de Contas (MPC) emitiu parecer pelo julgamento irregular do convênio analisado pela Tomada de Contas Especial. O parecer foi acolhido pelo Pleno do TCE/MA, que decidiu: julgar irregular a Tomada de Contas Especial do Convênio n° 205/2007/SES; condenar José Ribamar Ribeiro Castelo Branco e José Haroldo Fonseca Carvalhal, de forma solidária, a devolver ao erário estadual a quantia de R$ 180.552,53 e pagamento de multa de R$ 4.500,00 a Ricardo Jorge Murad.

Ainda cabe recurso da decisão do TCE/MA.

São Luís e Imperatriz novamente sediarão gabinete institucional

Opção 5 de foto institucional da fachada do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Criado em 2012, o Gabinete de Segurança Institucional das Eleições irá funcionar pela 3ª vez em São Luís e 2ª vez em Imperatriz. Nesta sexta, 23 de setembro, às 9h, no Fórum da Justiça Comum de Imperatriz, os desembargadores Lourival Serejo e Raimundo Barros, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente, se reúnem com juízes da região tocantina e representantes das polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros e do 50º BIS para aprovar os últimos detalhes do planejamento que vem sendo alinhado entre todos desde o mês de maio.

A instalação do Gabinete de Segurança Institucional representa a preocupação preventiva e reativa que a Justiça Eleitoral e as forças de segurança têm de garantir eleições seguras. O GSI funciona como centro de controle, orientação e decisão para subsidiar ações necessárias ao bom andamento do pleito e dele também fazem parte os Ministérios Públicos Federal e Estadual, além da Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça.

A coordenação dos trabalhos é do desembargador Raimundo Barros, corregedor do TRE-MA, que também preside a Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA. “Com o Gabinete facilitamos a comunicação de fatos, o deslocamento de contingente e tomada de decisões consideradas sensíveis”, explica Barros.

As atividades do GSI da capital ficarão centralizadas na sede do TRE-MA e a de Imperatriz no Fórum Eleitoral do município.

Um resumo do debate da Guará

debate-1

debate-2

O diferencial da Difusora

logo_difusora_hd

A TV Difusora (SBT) foi a primeira emissora que realizou entrevistas com o candidatos a prefeito da Grande Ilha. Para o diretor de jornalismo da TV Difusora, Tiago Soares, a iniciativa é pioneira.

“Abrimos espaço aos candidatos de Paço do Lumiar e Raposa. São José de Ribamar não houve respostas. Os postulantes a prefeito de Paço foram entrevistados esta semana no Na Hora D, apresentado por Jeisael Marx. E os de Raposa serão no próximo sábado, no programa Resenha, conduzido pelos jornalistas Clodoaldo Corrêa e Itevaldo Jr.”, disse Soares.

Na próxima terça-feira, dia 27, às 22h30, a TV Difusora promove debate entre os candidatos à Prefeitura de São Luís. Confirmada a presença de Edivaldo Holanda Júnior, Wellington do Curso, Eliziane Gama e Fábio Câmara.

Desde que a direção de jornalismo da Rádio e TV Difusora foi assumida por Tiago Soares, a emissora da Camboa passa por uma série de inovações.

Adequando-se ao novo modelo de jornalismo, de maior interatividade com o público, os programas da Difusora passaram a ser mais ágeis e atraentes, levando ao telespectador linguagem leve, moderna e diferente. Com conteúdo de qualidade, crítica inteligente e boa informação, a Difusora ganhou um jornalismo mais dinâmico e arrojado, conquistando a aprovação do público.

Página 1 de 57312345...102030...Última »