Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Foto: Reprodução

Prestígio de Sarney com Lula

Durante sua passagem por São Luís nesta sexta-feira(21), o presidente Lula deixou claro que o ex-presidente José Sarney é seu principal aliado político no estado. Durante discurso, fez questão de ressaltar que a inclusão da obra de expansão da Avenida Litorânea no PAC se deu a pedido de Sarney. “Posso negar um pedido do Brandão, mas não tenho coragem de negar um pedido do Sarney”, disse. Logo após o ato, Lula se deslocou para a residência da família Sarney. Veja no vídeo acima Marrapá.

Favores

Essa força de Sarney com Lula não vem de agora. Enquanto presidente do Senado, Sarney atuou em defesa de Lula liderando as articulações políticas e garantindo a estabilidade para Lula governar, chegando a agir contra o impeachment do petista. Até hoje Lula nunca esqueceu os favores do ex-oligarca maranhense.

Imprópria pra banho

O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que a primeira obra do país do Novo PAC na área de mobilidade é a de expansão da Avenida Litorânea em São Luís. “Essa avenida tem faixa exclusiva para pedestres, tem ciclovia, tem faixa exclusiva para ônibus, vai ser uma beleza, vai ser linda. São Luís já é linda e vai ficar mais linda”, disse. O presidente Lula afirmou que cobraria o governador Carlos Brandão para a conclusão da obra e no dia da inauguração tomaria um banho de mar. O que Lula não sabe é que a maioria das nossas praias estão impróprias para banho. “Espero que levem ele num ponto que não esteja impróprio”, observou a jornalista Giovana Kury.

Camarão em alta

Após quase ser barrado, o vice-governador Felipe Camarão recebeu um elogio daqueles do presidente Lula. “Como é que Deus faz um cara tão inteligente e esperto desse jeito”. Logo a chateação de Camarão passou dando lugar a risos. Lula também fez elogios rasgados a cada um dos ministros, deputados e senadores maranhenses presentes. “Um companheiro que está me devendo um convite aos lençóis maranhenses que eu sei que ele tem uma casa boa lá. Ele é meio envergonhado, ele diz que não gosta de tirar foto, fica sempre pra trás, mas ele não tem cara de envergonhado não, ele é muito é vivo, e ele sabe o que está fazendo”, disse Lula se referindo ao senador Weverton. Já em relação ao ministro Fufuca, brincou: “Quando chamei o companheiro Fufuca para ser ministro, pensei: ‘Esse cara com esse nome nunca jogou bola’… Mas aí descobri que a pessoa não precisa ser boa em esportes, precisa ser boa de cabeça”. Realmente Lula é um encantador de serpente, como já dizia Ciro Gomes.

Dino ovacionado 

Quem foi lembrado no evento por Lula foi o ministro do STF, Flávio Dino, a “sucuri do Maranhão”, segundo o presidente. “Foi promovido para a suprema corte deste país”, disse Lula. Os presentes ovacionaram o ex-governador. Veja no vídeo acima.

‘Ah é’?

O presidente Lula ficou surpreso ao ouvir que no Maranhão há o “Maior São João do Brasil”. “Ah é? Eu não sabia, eu pensei que era em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB)”, disse um Lula surpreso.

Fica ou não fica

Pairam dúvidas se o governador Carlos Brandão deixará o cargo para concorrer ao Senado, passando o bastão para o vice Felipe Camarão. Ao falar que em 2026 o Maranhão seria o estado a mais dar mais votos a Lula, superando o Piauí, Brandão deixou no ar seu futuro político. “Na próxima eleição em 2026 nós vamos ganhar, não vamos, Iracema?!”. Lula já disse que quer o PT disputando a majoritária no estado. A vaga de senador ou governador será do partido.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens