Notas Rápidas das Eleições
Braide sobre candidatura ao governo
O prefeito reeleito de São Luís com 70,12% dos votos, Eduardo Braide(PSD) evitou falar sobre uma candidatura ao governo e disse que seu foi é a gestão da capital. “A população de São Luís renovou meu mandato para ser prefeito da cidade. O meu foco é ser prefeito de São Luís, trabalhar ainda mais pela cidade de São Luís, sobretudo pelos inúmeros projetos que nós entregaremos para a cidade. E, exatamente por isso, todas as minhas energias e atenção estarão voltadas para a cidade de São Luís”, afirmou. (Veja no vídeo acima)
Velha política
Eduardo Braide disse que velhos hábitos da política na capital estão sendo enterrados e garantiu que trabalhará mais no segundo mandato. “O trabalho venceu as mentiras. Que gravem em alto e bom som: aqui em São Luís quem manda é o povo. Nós lutamos e enfrentamos muitos poderosos, mas acima de tudo ninguém tem mais poder do que Deus e o povo. Gostem ou não gostem o que eu vou dizer, a gente está começando a colocar uma pá de terra em cima da velha política aqui em São Luís. Quem for político que tem velhos hábitos que se exploda, porque o meu compromisso é com o povo”, disparou.
Votação expressiva
Braide disse que nunca a população de São Luís deu uma votação dessa a um prefeito e classificou os mais de 403 mil votos como um feito histórico. “Até dezembro eu vou entregar mais 100 obras. Já vou começar a vistoriar algumas delas a partir de amanhã porque vocês resolveram no 1º turno. Quem bota pra resolver de verdade é o povo. O meu compromisso é com o povo de São Luís. Vocês fizeram história no dia de hoje”, declarou. Ele criticou a campanha de ataques feitas por adversários. “Não é fácil enfrentar uma campanha cheia de mentiras. Hoje eu tenho que fazer um desabafo e vou falar hoje pela última vez. Eu nunca tinha enfrentado um adversário tão baixo e sem caráter como esse que enfrentamos. A resposta vocês deram por mim, o trabalho sempre ganha a mentira”, assinalou.
Dois votos
A candidata a prefeita de Nova Olinda do Maranhão, Thaymara Amorim(PL), chegou a comemorar a vitória, mas acabou perdendo a eleição no final por uma diferença mínima. Ela foi derrotada para Ary Menzes(PP) por apenas dois votos de diferença.
Mudança
Os eleitores da cidade de Governador Edison Lobão decidiram pela mudança do nome do município. Em plebiscito, realizado junto com a votação para decidir prefeito/a vereadores/as, os eleitores decidiram que o município agora se chamará Ribeirãozinho do Maranhão. Em São Luís, o plesbicito decidiu com cerca de 90% pelo passe livre estudantil. A decisão da população não garante, de imediato, a gratuidade no transporte público, pois caberá à Câmara de Vereadores e à Prefeitura de São Luís instituir esse direito.
João Alberto eleito vereador
O ex-governador e ex-senador João Alberto (MDB) foi eleito vereador de Bacabal. ‘Carcará’ foi o mais votado da cidade com 2.591 votos. Na cidade o seu afilhado político, Roberto Costa, foi eleito prefeito.
Vinicius Vale ganhou de lavada
O engenheiro Vinicius Vale (MDB) foi eleito prefeito do município de Barreirinhas com uma votação larga. Vinicius obteve 67,19% dos votos válidos, contra 31,81% do ex-prefeito Léo Costa.
Novos deputados
Três suplentes assumirão mandatos na Assembleia Legislativa do Maranhão. Neste domingo, se elegeram Roberto Costa em Bacabal, Juscelino Marreca em Santa Luzia, e Rafael em Timon. Na vaga de Juscelino Marreca, assumirá João Batista Segundo, que ficou em segundo lugar na disputa da prefeitura de Pinheiro que teve como vencedor André da Ralpnet. Já no lugar de Roberto Costa e Rafael, tomarão posse Keke Teixeira e Edson Araújo. Caso o deputado Rildo Amaral vença o segundo turno contra Mariana Carvalho em Imperatriz, ficará com a vaga o suplente Catulé Junior. Aliás, em Imperatriz o apoio do ex-presidente Bolsonaro foi decisivo para a ida de Mariana ao segundo turno, tirando Josilvaldo JP que até então pontuava em segundo nas pesquisas.
PSD supera MDB no país
O PSD é o partido com o maior número de prefeitos eleitos no 1º turno das eleições municipais de 2024 no país. Essa é a primeira vez em ao menos 20 anos que o MDB é superado por outra legenda em total de conquistas no 1º turno pelo país. O terceiro lugar ficou com o PP e em quarto o União Brasil. O PL e o Republicanos tiveram os maiores crescimentos e ficaram em quinto e sexto. O PT também cresceu, mas terminou em nono. No comando do governo federal, o PT conseguiu uma leve recuperação, após amargar resultados ruins nas últimas eleições, e passou de 182 prefeituras feitas em 2020, para 246. Já o PL esteve longe de cumprir sua meta ambiciosa de alcançar mais de 1.500 prefeitos e fez apenas 510 prefeituras.
PL lidera no MA
O PL, liderado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho, foi o partido que conseguiu mais prefeituras no Maranhão na eleição deste domingo. A legenda elegeu 40 prefeitos. O MDB, comandado por Marcus Brandão, elegeu 34 prefeitos, e o PP, do ministro André Fufuca, elegeu 30 prefeitos. Já o PT elegeu apenas 2 prefeitos no estado. Veja no gráfico acima.
Análise
Rápida avaliação dos resultado do 1º turno das eleições
1- Depois da várias eleições sistematicamente errando, as empresas de pesquisas se redimiram e acertaram em quase todas as avaliações que fizeram, em todo Brasil;
2- A previsível vitória de Braide com 70% dos votos, foi retumbante;
3- Importantes e bons vereadores não conseguiram se reeleger em São Luís;
4- A direita se firma como a grande vencedora da eleição no Brasil;
5- Pablo Marçal perdeu para si mesmo e não chegou ao 2º turno, graças a sua arrogância e o uso documento falso contra Boulos. (Por Joaquim Haickel)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.