Fechar
Buscar no Site

Resumo das atividades de campanha dos candidatos

A importância de Pintinho na campanha de João Castelo

Do blog do Marcelo Vieira

Joseildo Itamaraty, mais conhecido por Pintinho, filho do deputado federal Pinto Itamaraty, foi uma dos candidatos que registraram candidatura avulsa no limite do prazo estabelecido pelo TRE. Ao analisar melhor se seria ou não candidato a vereador, o jovem empresário optou pela candidatura.

Após notícias de que seu registro teria gerado uma crise interna na coligação PSDB/PMN, por conta da quebra de um acordo onde ele não seria candidato, Pintinho falou ao blog.

Ele confirmou que foi ventilada a possibilidade de não entrar na disputa, mas negou a existência de um acordo entre ele ou seu pai para que não fosse candidato em hipótese alguma.

Segundo Pintinho, a possibilidade de não participar da eleição se daria num cenário onde o prefeito João Castelo contaria com pelo menos 12 partidos, o que não aconteceu.

“Estava tudo quase certo, cerca de 450 candidatos pediriam votos para Castelo, caso as legendas fechassem o apoio. Com a debandada, esse número caiu vertiginosamente para cerca de 90 candidatos e, desses, apenas metade com potencial de voto”, disse Pintinho.

Além da necessidade de ter mais candidatos com potencial de pedir votos para Castelo, outro problema deveria ser sanado: a maior presença de candidatos jovens como menos de trinta anos, no caso de Pintinho.

Integrantes da linha de frente da campanha tucana influenciaram na decisão de Pintinho de sair candidato. Ao fazer as contas, eles avaliaram que sua candidatura é importante, tanto para a coligação por se tratar de um puxador de votos, quanto para a eleição de Castelo, que precisa dos votos de Pintinho, ou melhor, de seu pai. Além de reforçar, juntamente com o vice, deputado Neto Evangelista, a imagem de juventude da campanha tucana.

Por fim, essa história de candidatos cruzar os braços numa campanha não se aplica aos da coligação de Castelo. A não ser aqueles que nunca tiveram interesse na reeleição do prefeito e que estão preocupados apenas em sua própria eleição.

Classe política ratifica apoio a reeleição de Gil Cutrim

Lideranças políticas do município de São José de Ribamar ratificaram, durante encontro realizado esta semana, apoio incondicional a reeleição do prefeito Gil Cutrim (PMDB).

A reunião contou com as presenças de todos os vereadores ribamarenses, dos 162 candidatos ao cargo de vereador, além de centenas de líderes comunitários.

Acompanhado do seu candidato a vice-prefeito, Eudes Sampaio (PT do B), Gil Cutrim disse ter certeza que a sua campanha sairá vitoriosa das urnas porque, além de contar com o apoio do maior grupo político já registrado na história da cidade, tem a aprovação do povo. “Desde 2005, nosso grupo político trabalha com responsabilidade e transparência levando as políticas públicas necessárias para todos os moradores do município. Este trabalho teve início com o ex-prefeito Luis Fernando e, desde 2011, está tendo continuidade na minha administração. O povo sabe que continuaremos trabalhando muito pela cidade e, por este motivo, dá, diariamente, demonstrações de apoio a nossa reeleição”, afirmou o prefeito e candidato a reeleição que, na oportunidade, promoveu uma grande carreata pelas ruas do município e inaugurou o comitê de campanha da sede, localizado na área do santuário religioso.

A chapa majoritária Gil Cutrim/Eudes Sampaio, cujo nome é “Força Popular Ribamarense”, é apoiada pelo maior grupo político já registrado na história de São José de Ribamar. Além do ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, e de milhares de lideranças comunitárias, Gil e Eudes contam com o apoio de 20 partidos (PMDB, PSD, PV, PHS, PSDB, PR, PTB, PT do B, PMN, PSL, PSDC, PP, PSC, PRP, PRB, PTN e DEM), sendo alguns deles do chamado campo de esquerda, como PPS, PT e PTC.

Para a eleição proporcional, os candidatos ao cargo de vereador estão divididos em cinco coligações, quais sejam: Forte é o Povo, formada por PMDB, PT do B, PTN, PSDB; Vitória do Povo, formada por PV, PTB, PSD, PSC; Progresso e Vitória, formada por PP, PRB, PMN, PHS; Juntos por Ribamar, formada por PTC, PSDC, PT, DEM; Ribamar para Todos, formada por PSL, PRP, PR, PPS.

“Nada e ninguém nos fará desistir”, diz Eliziane Gama

A candidata à Prefeitura de São Luís, Eliziane Gama (PPS 23) reafirmou nesta terça-feira (17) que não desistirá da sua candidatura no pleito das eleições 2012. Ela declarou que a candidatura nasceu do povo, é independente e corresponde a vontade da população.

“É impressionante como temem nossa candidatura, mas a campanha já está nas ruas, nas feiras e o sentimento de adesão popular é muito forte e tenho certeza que estaremos no segundo turno. Ninguém nos procurou e nem adianta procurar para tentar nos fazer desistir. Essa candidatura é do povo, ela é forte e viável! Vamos ganhar!”, declarou Eliziane Gama.

Eliziane está percorrendo os bairros da Capital e tem tido grande aceitação popular. Na manhã desta terça-feira, dia 17 de julho a candidata esteve na feira do Coroadinho acompanhada por militantes e candidatos a vereador do PPS.

Na caminhada Eliziane, que é a única candidata mulher, conversou com populares e feirantes e reafirmou o compromisso com a população. “É cada vez mais surpreendente a receptividade a nossa candidatura nas ruas e feiras de São Luís”, enfatizou. (Da assessoria)

Edivaldo diz a presidente do TRE que confia no trabalho da Justiça

Confiança na Justiça Eleitoral e na transparência das eleições: esses foram os principais temas tratados pelo candidato a prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e o vice Roberto Rocha (PSB) na visita feita à presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Anildes Cruz.

Em conversa com a presidente do TRE e com o corregedor do tribunal, desembargador José Bernardo Rodrigues, os candidatos majoritários da chapa “Muda São Luís” (PTC, PSB, PCdoB e PDT) reafirmaram a confiança na promoção de transparência das eleições pelo TRE e falaram sobre iniciativas de diversos municípios do Maranhão, que buscam a moralização do processo eleitoral.

Um dos exemplos citados por Edivaldo Holanda Júnior foi a regulamentação do uso de carros de som como veículos de propaganda eleitoral. “É um recurso típico da nossa região, mas, em excesso, acaba gerando poluição sonora exagerada na cidade,” observou. Para o candidato, uma das saídas seria a proposta de um Termo de Ajustamento de Conduta para fixar limite de quantidade de carros de som circulando na cidade.

“São oito candidatos a prefeito e centenas de vereadores. Já imaginou quantos carros de som estão pelas ruas de São Luís?”, comentou o candidato a vice, Roberto Rocha.

A desembargadora Anildes Cruz concordou com a idéia e adiantou que na próxima semana o Tribunal realizará uma reunião com os candidatos sobre a utilização de mídias eleitorais, em que o uso de carro de som será discutido. (Da Assessoria de Campanha Edivaldo – 36)

NOTA AOS CANDIDATOS: O blog, no seu papel de bem informar ao leitor, está à disposição dos candidatos. As assessorias podem enviar as agendas e atividades de campanha para o seguinte e-mail: [email protected]

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens