Fechar
Buscar no Site

PSB formaliza indicação de Alckmin para vice de Lula e pede espaço na formulação do programa de governo

O PSB formalizou nesta sexta-feira, em uma carta dirigida ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a indicação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin para vice da chapa do petista na corrida pelo Palácio do Planalto. Ex-adversários em campanhas passadas, os dois ficaram lado a lado durante o encontro e exaltaram que o momento é de “somar esforços”.

— Este dia para mim é importante. Alckmin, eu tenho certeza que o Partido dos Trabalhadores irá aprovar o seu nome como candidato a vice —  disse o ex-presidente.

Lula lembrou que já foi adversário de integrantes do PSDB, partido ao qual Alckmin foi filiado por 33 anos, e nunca houve desrespeito entre eles. O petista disse ainda que quando ele era presidente e Alckmin governador o tratamento “sempre foi civilizado”.

— Ninguém tem mais experiência em ser vice do que o Alckmin, ele foi vice do Mário Covas, um companheiro turrão — disse Lula, relembrando o ex-governador paulista, morto em 2001.

Lula falou ainda em unir sua experiência à de Alckmin.

— O Alckmin aprendeu a ser vice do Covas durante seis anos e depois foi governador por vários mandatos, e vocês sabem, que é isso nós precisamos, para consertar o Brasil, a experiência do Alckmin, a minha experiência.

Como reivindicava o PSB, Lula garantiu que partido aliado terá espaço na elaboração do programa de governo, e prometeu diálogo caso a chapa seja formalizada.

— Talvez ganhar as eleições seja mais fácil do que a tarefa que teremos pela frente para recuperar este país. Vamos conversar com toda a sociedade brasileira.

O ex-presidente disse ainda que agora ele e Alckmin devem se tratar por “companheiro” e afirmou que a união era um gesto importante ao país.

— Alckmin, você será recebido como um velho companheiro dentro do nosso Partido dos Trabalhadores. Nós estamos dando uma demonstração muito forte ao Brasil — declarou.

Horas depois, o ex-tucano publicou uma foto nas redes sociais ao lado de Lula e com a legenda “simplesmente companheiros”. Durante o evento, em sua fala, Alckmin prometeu união para reconstruir o país, voltou a dizer que a política não é uma arte solitária e criticou o que chamou de corrosão democrática do país. Para ele, o país vive “a maior crise das últimas décadas”.

— É lamentável, presidente Lula, eu que entrei na vida pública como o senhor lá atrás para democratizar o país, nós termos hoje um governo que atenta contra a democracia e atenta contra as instituições.

Antigo adversário do petista em eleições passadas, o ex-governador de São Paulo também elogiou o desempenho da economia no governo Lula.

— Presidente Lula, no último ano do seu governo, presidente, em 2010, o PIB brasileiro cresceu 7,5%, esse é um tema. Quero somar os meus esforços para recuperar emprego, renda, combater essa carestia absurda. Para a população poder ter uns dias melhores. Chega de sofrimento para o povo brasileiro.

Frente Ampla

Carlos Siqueira, Geraldo Alckmin, Lula e Gleisi Hoffman Foto: Maria Isabel Oliveira / Agência O Globo

No documento entregue pelo PSB, o partido diz que “deseja contribuir na tarefa programática inerente à formação de uma frente ampla de forma produtiva e efetiva”.

“Esta proposição não se limita apenas ao aspecto eleitoral e envolve uma dimensão programática, visto que a composição de uma frente ampla exige a formulação de um programa que corresponda às expectativas das forças que compõem.”

O PSB afirma ainda que “o que estará em questão nas eleições de 2022 é o confronto decisivo entre democracia é autoritarismo”.

A sigla ainda fala que o país vive uma crise econômica e social. “Este cenário, que se instalou com o governo (de Michel) Temer e que se agravou no governo Jair Bolsonaro, compreende ainda um desafio particular e agudo, ou seja, as iniciativas em curso no sentido de impor um termo ou limites ao regime democrático e Estado de Direito no Brasil”.

O PSDB, partido que Alckmin integrou até dezembro do ano passado, participou do governo Temer.

Lula e Alckmin e as direções do PT e PSB estão reunidos em hotel na zona sul de São Paulo. O diretório nacional deve aprovar a indicação de Alckmin para vice no próximo dia 14. O Globo

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens