Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

A esperteza de Sarney

Foto: O Imparcial

Em artigo intitulado “A burrice e a política”, publicado no jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da família, o presidente do Senado José Sarney disse que as reações contrárias à estatização da Fundação José Sarney reúnem todos “aqueles defeitos que movem o ódio político: a inveja, a burrice e a ingratidão”. Ora, o senador Sarney acha mesmo burrice aceitarmos a esperteza dele de financiar, com o nosso dinheiro (como se a família não fosse uma das mais ricas do país), por meio do governo da filha, as suas tralhas, o qual classificou como “valioso arquivo de mais de um milhão de documentos, três mil peças de museu de obras de arte e uma biblioteca de mais de 30.000 livros”. Por que não fazer como o Instituto FHC e o Instituto Lula que são custeados através de parcerias com a iniciativa privada? Já basta as cinco décadas de miséria, opressão e sofrimento que a oligarquia “doou ao povo do Maranhão”.

MP subserviente ao governo do Estado

Leio no jornal O Estado do Maranhão deste domingo que o Ministério Público Estadual denunciou à Justiça o governo João Castelo (PSDB) por “alterar irregularmente duas leis municipais que tratam das diretrizes do Plano Diretor de São Luís”. Coincidentemente, a ação – mais uma – foi proposta pelo promotor do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Histórico, Luís Fernando Barreto, o mesmo que não dá um pio sobre o crime ambiental que está sendo cometido na área da Reserva Florestal Santa Eulália e nada fala sobre a demolição de menos 40 residências no Vinhais Velho por conta das obras da Via Expressa do governo do Estado.

Patrimônio Histórico

No bairro do Vinhais Velho a maioria das casas possui grandes áreas, com nascentes de águas no fundo e uma diversidade de árvores frutíferas como juçarais, mangueiras, buritizais, além dos manguezais e o patrimônio histórico, que também está ameaçado pelo avanço da Via Expressa. Lá, existe a secular Igreja de São João Batista (que completou 399 anos); o cemitério do Vinhais Velho – construído no século 18; um porto – construído no Governo Newton Belo (1961-1966); a escola Municipal Oliveira Roma, além de diversas fontes e reservas naturais que abastecem a comunidade e servem como atrativo turístico. Mas como se trata de uma obra do governo do Estado, o Ministério Público parece ser inócuo, acanhado e subserviente.

Ato cívico

Para que não seja amanhã acusada de privatizar o Maranhão, a governadora Roseana Sarney estatizou a Fundação que leva o nome de seu pai.

Essas coisas a oposição não vê – ô, raça!

Alhos com bugalhos

Os Lençóis Maranhenses não têm nada a ver com o lixo hospitalar apreendido em Pernambuco. Capaz de ter gente no Sul do País – ô, raça! – achando que é tudo a mesma coisa. (Blog do Tutty Vasques)

Poço sem fundo

Na ofensiva para conseguir o apoio de políticos a fim de obter novos contratos e minimizar seus graves problemas de caixa, o PanAmericano priorizou o lobby nos fundos de pensão de estatais.

E-mails recolhidos pela Polícia Federal no inquérito que apura o socorro ao banco revelam que, em 2009, os executivos mapearam os políticos que “estariam no comando” dos principais fundos e se dividiram para contatá-los. Na correspondência, diretores do PanAmericano apontam José Sarney (PMDB-AP) como “quem está por trás na verdade” dos maiores fundos de pensão nas áreas elétrica e de telecomunicações.

Sempre ele

O então presidente do banco, Rafael Palladino, mandou um subalterno “dar parabéns” a Sarney por ter voltado ao comando do Senado e, em seguida, “pedir abertura” para o PanAmericano nos fundos. (Renata Lo Prete – Folha de S.Paulo)

Renovação no TRE/MA

Promete ser uma das mais acirradas, a disputa pela vaga de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), na vaga de juiz estadual, que será aberta no próximo dia 09 de novembro. Nada mais do que cinco magistrados estão em plena movimentação para ocupar essa vaga.

Atuam nos bastidores, as juízas Oriana Gomes, Lucimary Campos Santos, e os juízes, Tyrone José Silva, Itaercio Paulino e Luis de França Belchior.

Tyrone já foi procurador-geral do município de São Luís; Oriana é professora da UFMA; Lucimary já coordenou os juizados especiais; Itaercio é juiz da vara de entorpecentes da capital e Luis Belchior que é juiz titular da 2ª Vara Cível da capital e será homenageado este ano pela Câmara Municipal de São Luís, com a maior honraria daquela casa. (Blog do Daniel Motta)

Penicos de Sarney

‘Roseana estatiza a fundação em memória de seu pai para guardar a catacumba, os cueiros e os penicos do senador, oficializando o Maranhão como capitania hereditária’. Do deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), adversário histórico do clã Sarney, sobre a iniciativa da governadora de estatizar a instituição com o acervo do ex-presidente da República.

Advogados insatisfeitos com subseção da OAB

Um grupo de advogados planeja externar o descontentamento com a gestão da subseção da OAB da cidade de Bacabal. Presidida por Agnelo Rodrigues, a entidade funciona numa sala emprestada pelo Fórum de Justiça. Essa é a principal reclamação dos causídicos que tentam dar visibilidade à entidade. Enquanto preparam o documento que será apresentado à Imprensa eles questionam o fato do presidente da Subseção não evidar esforços para a construção da sede própria. – Há alguns anos o município doou um terreno em um local privilegiado e até hoje não temos a nossa sede. Nem sabemos mais se esse terreno ainda pertence à nossa entidade, já que nunca tomamos posse de fato – critica um dos advogados que prefere não se identificar unilateralmente. O terreno doado para a OAB fica nas proximidades da Praça Chagas Araújo, no centro da cidade. (Blog do Louremar Fernandes)

Terceira via

A cidade de Chapadinha terá mais uma chapa política na disputa de 2012. A terceira via, que antes era apenas assunto distante, se consolidou após uma reunião na casa do médico Levi Pontes com a participação de onze partidos, entre eles o PT, PT do B, PC do B, PHS e PDT. O encontro reuniu nomes como o do ex-deputado Vagner Pessoa, o ex-deputado Paulo Neto, Erik Marinho, Dr. Raimundo Marques, Promotora Dra. Doracy, Paiva, Gomes, Zé Baleco, Carlos Henrique Marques, Osmar Menezes, entre outros.

No Maranhão, serão todos contra a família Sarney

Por todo o Brasil pipocam as alianças pensando nas eleições municipais nas principais capitais. E, em alguns casos, elas já serão uma prévia para as articulações para as eleições estaduais em 2014. No Maranhão, não é diferente. A oposição, com as mais diferentes cores ou orientações ideológicas, pretende se unir em torno de um nome que possa derrotar a Família Sarney e seus aliados políticos.

Unidos venceremos

Diversos partidos políticos se reuniram na cidade de Timon, no último dia 12, para começar a arquitetar um plano para a oposição. De acordo com o deputado Weverton Rocha (PDT-MA), progressos têm sido conquistados, mas a decisão sobre o nome de consenso deve ficar para o ano que vem: “Estamos marcando para abril de 2012 essa discussão, mas os partidos envolvidos têm muitos quadros notáveis com condições de concorrer”.

Prefeito estaria sendo torpedeado

Ainda segundo Weverton Rocha, o atual prefeito de São Luís e um dos possíveis nomes da oposição, João Castelo (PSDB-MA), estaria sendo alvo de ataques coordenados por Sarney através da imprensa fiel ao coronel. (Jornal do Brasil)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens