Fechar
Buscar no Site

Entenda o que levou ao pedido de demissão do presidente do BNDES

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, entregou carta de demissão neste domingo (16) ao ministro da Economia, Paulo Guedes. O ministro aceitou a demissão.

O pedido acontece um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado a jornalistas que Joaquim Levy estava com a “cabeça a prêmio”.

Isso porque, Bolsonaro teria determinado a Levy que demitisse o diretor de Mercado de Capitais do BNDES, Marcos Barbosa Pinto. Bolsonaro chegou a afirmar que se Levy não demitisse Barbosa Pinto, seria ele, Levy, demitido.

“Eu já estou por aqui com o Levy. Falei para ele: ‘Demita esse cara na segunda-feira ou demito você sem passar pelo Paulo Guedes'”, disse o presidente.

Marcos Pinto, a quem Bolsonaro se referiu, foi chefe de gabinete de Demian Fiocca na presidência do BNDES (2006-2007). Fiocca era considerado, no governo federal, um homem de confiança de Guido Mantega, ministro da Fazenda nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Ainda na noite deste sábado, Marcos Pinto enviou carta de renúncia a Joaquim Levy. Na carta, Marcos Pinto afirmou que decidiu deixar o cargo em razão do “descontentamento manifestado” pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo João Borges comentarista de economia da GloboNews, o presidente Jair Bolsonaro nunca recebeu bem o nome de Joaquim Levy para o BNDES (vídeo abaixo), que foi uma escolha pessoal do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Bolsonaro, segundo João Borges, se incomodava com a carreira pregressa de Levy – ele foi secretário do Tesouro e ministro da Fazendaem governos do PT.

Por fim, Bolsonaro também estaria insatisfeito porque uma de suas promessas de campanha era “abrir a caixa-preta” do BNDES, o que Levy ainda não teria feito. Bolsonaro costuma dizer que houve problemas em empréstimos do BNDES para Cuba, Venezuela, e os chamados “campeões nacionais”, como o empresário Joesley Batista, da J&F, envolvido em escândalos de corrupção.

Ordem cronológica dos fatos

– Bolsonaro afirma na tarde deste sábado (15) que o presidente do BNDES, Joaquim Levy, estava com a “cabeça a prêmio” por, além de outros fatos, não ter demitido o diretor de Mercado de Capitais do BNDES, Marcos Barbosa Pinto;
– Barbosa Pinto entrega carta de renúncia do cargo ao presidente do BNDES, Joaquim Levy. Ele afirmou na carta que decidiu deixar o cargo em razão do “descontentamento manifestado” pelo presidente Jair Bolsonaro;
– Joaquim Levy pede demissão em carta enviada ao ministro da Economia, Paulo Guedes. O ministro aceitou o pedido de demissão. G1

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens