Fechar
Buscar no Site

Empreiteira pede mais 90 dias para entregar aeroporto de São Luís

Prorrogação no prazo foi oficialmente protocolada junto à Infraero. Este é o quinto adiamento desde que iniciaram as obras no local.

Lenno Edroaldo Do G1 MA

Reformas do Cunha Machado serão prorrogadas por mais três meses (Foto: Biné Morais/O Estado)

Restando dez dias para a entrega da reforma do aeroporto Hugo da Cunha Machado, a EP Engenharia, empresa responsável pelas obras, solicitou oficialmente à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a prorrogação por mais 90 dias para que enfim possa concluí-las. A informação foi passada na tarde desta quinta-feira (17) aos deputados estaduais Carlos Amorim (PDT) e Eduardo Braide (PMN).

Os dois integram a comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa e realizaram uma inspeção no local, a quarta desde que foram iniciadas as reformas, em março do ano passado. Eles participaram de uma reunião com os superintendentes da Infraero na Região Norte, Paulo Roberto Costa, e do aeroporto, Hidelbrando Coelho Correia.

Além do pedido de prorrogação no prazo de entrega, a EP também teria apresentado a solicitação de aditivo no contrato firmado com a Infraero. Inicialmente o valor firmado entre as duas empresas para as obras era de R$ 10,4 milhões, posteriormente acrescentado para R$ 12,7 milhões. “Fomos informados desse aditivo, porque o contrato atual vence no dia 26 de maio. E para cumprir este novo prazo será necessário que também prorrogar o contrato”, disse Braide, que também informou não saber exatamente o valor solicitado pela EP Engenharia.

Prejuízos

O novo prazo solicitado pela empreiteira é o quinto para que as obras sejam entregues e particularmente o parlamentar acredita que ele novamente não será cumprido. “Dificilmente isso acontecerá porque a parte principal da obra, que é o reforço e estrutura do telhado, só foi concluída até o momento em 65%. À exceção do setor de embarque e desembarque, nos outros, também há um grande atraso”, afirmou o parlamentar.

Entenda o caso

Em 24 de março completou um ano que o Cunha Machado teve seu terminal de passageiros interditado totalmente para reformas emergenciais, após uma parte do telhado ter cedido. Em abril de 2011 começaram os serviços de recuperação do terminal, porém a obra que inicialmente estava prevista para terminar em agosto do mesmo ano foi adiada por mais duas vezes (31/1/2012 e 31/3/2012), sendo que a última previa a entrega para o próximo dia 27.

19/3/2011 – primeira interdição parcial do terminal de passageiros do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado.

24/3/2011 – paralisação total dos serviços no terminal de passageiros.

Abril/2011 – Início da recuperação do terminal.

Junho/2011 – Obras foram paralisadas devido à cobrança de laudo técnico sobre as alterações na estrutura do terminal de passageiros.

Agosto/2011 – Ordem de serviço para retomada das obras foi assinada. Em visita a São Luís, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, confirmou o empenho da empresa em acelerar a entrega da recuperação. Primeiro prazo para conclusão não é cumprido.

Janeiro/2012 – Segundo prazo para entrega de obras não é cumprido.

Março/2012 – Entrega de obras é novamente adiada para 27 de maio.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens