Fechar
Buscar no Site

A velha amizade entre Sarney e Aécio e o futuro do PSDB no Maranhão

O enrolado senador tucano Aécio Neves (citado também na Lava Jato por receber propina) mantém uma amizade sólida com o ex-senador José Sarney. No aniversário do político maranhense, comemorado no último dia 24, Aécio fez questão de comparecer e tirar fotos ao lado do velho amigo.

Os dois cultivam um excelente relacionamento pessoal e político que vem se mantendo ao longo dos anos.

Na última eleição presidencial, por exemplo, José Sarney chegou à sala de votação com o terno enfeitado com adesivos da presidente Dilma Rousseff, mas apertou nas urnas o número 45, de Aécio. Mesmo se declarando aliado de Dilma, Sarney votou em Aécio em um gesto de fidelidade à amizade que mantém o senador mineiro.

Vale lembrar que a ligação entre Sarney e Neves vem de família.

Sarney foi vice de Tancredo Neves, avô de Aécio. Com a morte do presidente mineiro antes de tomar posse, Sarney exerceu o mandato presidencial.

Antes da missa de 30o. dia de Tancredo, no dia 14 de maio de 1985, o Diário Oficial da União publicava decreto do então presidente José Sarney nomeando um jovem recém-formado de 25 anos para Diretor de Loterias da Caixa Econômica Federal. Era Aécio Neves.

De lá para cá o vínculo entre Aécio e Sarney só se fortaleceu.

Por conta disso, a tomada de decisão do PSDB na eleição do Maranhão está condicionada, entre outros fatores, à ligação de José Sarney com Aécio Neves. Não foi à toa que o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, declarou na semana passada ao jornalista Claudio Humberto que os tucanos não irão apoiar o governador Flávio Dino (PCdoB) na sua reeleição em 2018. “O PSDB vai construir um caminho próprio no Maranhão”, afirmou.

Em 2014, Aécio Neves veio ao Maranhão para declarar apoio a Flávio Dino. Só que à época, não havia nenhum Sarney disputando cargo majoritário. Agora, existe a possibilidade de Roseana Sarney se candidatar ao Senado e Sarney Filho ao governo. Fica claro, assim, que outro caminho que Aécio sinaliza construir no estado passa necessariamente pelos Sarneys.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens