Fechar
Buscar no Site

Sarney, Sepúlveda e Sigmaringa são a trinca de azes do jogo para salvar Lula

Mesmo com seus 87 anos, José Sarney continua o mais ligeiro dos que seguem, passo a passo, o ritual dos juízes. Como de hábito, na posse de Luiz Fux na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, ele puxou a fila dos cumprimentos.

Não por acaso. Sarney é singular. Incorporou em sua rotina no poder os mais variados rituais – velórios, enterros, batizados, casamentos, audiências, posses, solenidades, cerimônias …

É assim que surfa há décadas, de JK a Michel Temer.

Agregou a esse cabedal político o talento de se exibir como uma espécie de xamã, capaz de antecipar para aonde os ventos sopram nas instâncias superiores da Justiça. Virou oráculo.

Para seus colegas, caciques políticos, a serventia de Sarney é ainda maior.

Seus sussurros influenciam ações e omissões em todos os poderes da República. Até com seu silêncio, Sarney às vezes causa turbulências.

Sepúlveda Pertence

Ele jura, por exemplo, que não saiu de sua boca o veto à nomeação do desafeto Pedro Fernandes para o Ministério do Trabalho — pontapé inicial dessa chanchada estrelada por Cristiane Brasil.

Ao mesmo tempo em que se queimava nessa pelada provinciana, Sarney se apresentava como o principal fiador, nas hostes do MDB e adjacências, da aposta de que a candidatura Lula não seria barrada pela Justiça

Os votos e a sentença unânime dos três desembargadores do TRF-4, que condenaram Lula por corrupção e lavagem de dinheiro, abalaram a confiança na garantia dada por Sarney.

Nem tanto pelo que ocorreu em Porto Alegre.

Mas, pelo impacto nos tribunais superiores, onde Sarney costuma nadar de braçada. Não são apenas viadutos e garagens que despencam em Brasília.

A impressão generalizada, inclusive entre petistas, é de que Lula não escapa da Lei da Ficha Limpa. Por mais que tente manter a pose, a prioridade mudou nos arraiais petistas. O esforço agora é para arranjar uma saída que livre Lula da cadeia.

Cristiano Zanin Martins

Daí a mudança na estratégia de defesa.

Nos jogos decisivos em Brasília, sai o time do estridente Cristiano Zanim, um desgastado animador de torcida, que fracassou na ingrata tarefa de defender Lula e o seu sogro Roberto Teixeira.

Entra em campo Sepúlveda Pertence, perfil conciliador, deve apostar no sucesso de  uma equipe mais discreta. Além de suas credenciais de advogado, procurador e ministro do STF, Pertence tem bom diálogo com ministros de todos os tribunais superiores.

Não por acaso, logo atrás de Sarney, que o nomeou ministro do STF, Pertence foi o segundo na fila do beija-mão na posse de Luiz Fux no comando da Justiça Eleitoral.

A escolha de Sepúlveda Pertence teve também o dedo do advogado Sigmaringa Seixas — amigo comum e conselheiro de Lula, com igual bom trânsito na cúpula do Judiciário.

Sigmaringa Seixas

Sarney, Sepúlveda e Sigmaringa têm dois grandes desafios pela frente.

Um deles é driblar a  Lei da Ficha Limpa, e pôr Lula no páreo eleitoral, objetivo considerado improvável até por petistas.

O outro é livrar Lula da cadeia. O caminho seria um arranjo no STF para revisar a própria jurisprudência de que a pena possa ser cumprida a partir da condenação em segunda instância.

A conferir. (Os Divergentes)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

9 respostas para “Sarney, Sepúlveda e Sigmaringa são a trinca de azes do jogo para salvar Lula”

  1. Jamilton disse:

    Esse teu blog nem de longe é imparcial, lamentável.

  2. João disse:

    como tem gente burra nesse país —-alguém defender o LULADRÃO , que arruinou com a PETROBRÁS , recebeu milhões para emitir MEDIDAS PROVISÓRIAS em beneficio das montadoras de carros, sucateou a CAIXA , corrompeu a tudo e a todos , ainda tem mais 6 PROCESSOS EM ANDAMENTO — LUGAR DE LADRÃO —LUGAR DE LADRONA – de dinheiro público é na PRISÃO —–SEJA O LADRÃO X, Y, Z SEJA A LADRONA R, S, T —-vamos ver a realidade podre, cancerosa , nojenta da política brasileira onde o país é comandado por QUADRILHAS – ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS —ETERNAMENTE IMPUNES ——vamos deixar de ter RATÃO E RATAZANA DE ESTIMAÇÃO —-lugar ladrão , ratão, ratazana, ladrona de dinheiro público é na PRISÃO —simples assim —sem stress, sem DEFESA DO INDEFENSÁVEL —–QUE COISA MAIS FEIA, MAIS REPUGNANTE DEFENDER O INDEFENSÁVEL —-e isso pagando o pato do desemprego, da violência urbana , etc, etc, etc, pois a elite e as classes A e B —as OLIGARQUIAS —nunca , em tempo algum vai pagar o PATO—-Todos tem montanhas de dinheiro bem guardadas —-VAMOS FAZER UM ( LIMPA ) NA POLITICA —EM 2018 VOTAR FICHA LIMPA ===FICHA LIMPA —-e dar adeus aos vampiros/carcomidos da ladroagem , ratões e ratazanas da politica brasileira e maranhense====adeus ratões —adeus ratazanas —adeus

  3. Capelobo disse:

    John, avisa pro PPP quem dá a esmola com que ele sobrevive, é Flávio Dino que vem a ser O MAIOR DEFENSOR DE LULA.
    O PPP , na verdade um dejeto atirado nos mais pútridos esgotos, só vomita merda pela cloaca e, “contrariando” Dino, poderá deixar de receber a esmola mensal, e morrer de fome.

    • joão disse:

      leitores do grande JORNAL PEQUENO —veja o quanto esse CAPE é maluco, louco, esquizofrênico, retardado mental —o que tem os comentários ( ABSOLUTA VERDADE ) com ….esmolas..??..vomita merda …??..seja se tem sentido — coisa de louco , débil mental de último grau —-EM VEZ DO CAPE-LOUCO CONTESTAR OS COMENTÁRIOS, DEMOLIR CADA FRASE ESCRITA , JUSTIFICAR POR A + B SUA TESE DEMOLIDORA ……não , xinga,!! xinga,!! xinga !!!………leitores pergunto a todos vocês ……XINGAMENTOS ALTERA AS VERDADES,????? XINGAMENTOS ALTERA A HISTÓRIA ????????? o JOHN CUTRIM corre risco de até um atentado , veja o aconteceu com o JOHN LENON -seu xará —um louco, paranóico , alucinado o matou . AVISO a todos os loucos , a todos os CAPE —-O BLOG, O JORNAL ESCREVE AS NOTICIAS , NOTICIAS EXISTENTES , QUE SAÍRAM EM VÁRIOS SITES, MÍDIAS , JORNAIS ETC. vamos comentar e emitir opiniões sobre as NOTICIAS —-ninguém está aqui para XINGAR QUEM NÃO CONHECE …….COISA DE LOUCO, PARANÓICO …..cuidado JOHN CUTRIM esses TIPOS são imprevisíveis …………leitores do grande JORNAL PEQUENO vamos comentar as notícias e com isso há um aprimoramento das idéias….

  4. S .Mar disse:

    Só pode ser capebobo um verme protostômio viajante das águas de lastros dos navios pra falar muita merda.

  5. Ze Renato disse:

    O diabo do Sarna, apunhalou Lula pelas costa, agora quer bancar o salvador da Pátria, e Lula nestas horas, apavorado e sofrendo a agonia dos condenado, apela pra tudo que imagina que pode livrar-lo das garra do satanás, Sarney é um que pode, uma vez que faz parte dos que manda no inferno. Sarney nao vai morrer tão cedo, representante da terra no inferno vai ficar por aqui, resolvendo os pepinos.

  6. EDUARDO 3eCC disse:

    esse LULADRÃO já está condenado ( além de doente, desmanchando a olhos vistos ) e tem mais 6 processos em andamento – ladrão mor do Brasil -igual a ele ou pior deve tem mais uns 2000—–mas vamos por parte —processo, condenação e prisão para todos os ladrões e ladronas de dinheiro público do Brasil –TODOS — esse velhote já está na bica , o inferno o aguarda para o castigo da justiça divina , inevitável para todos esse dia e para os honoráveis bandidos mais ainda . ENTÃO VAMOS NOS CONCENTRAR NO PRESENTE , LOUVAR A DEUS NOSSO PRESENTE, COM O BRASIL SENDO PASSADO A LIMPO—–E EM 2018 –VAMOS FAZER A NOSSA PARTE —QUAL PARTE ??????? VOTAR FICHA LIMPA 2018—SOMENTE FICHA LIMPÍSSIMA –LIMPÍSSIMA EM 2018 —pronto estaremos livres para sempre dos ratões e ratazanas da politica brasileira e da politica maranhense —libertos dos sanguessugas do MARANHÃO —VOTAR FICHA LIMPA —LIMPÍSSIMA EM 2018 —- e adeus LULADRÃO, velhote, oligarquia, ratões e ratazanas de dinheiro público –adeus para sempre adeus —–COM DEUS E NOSSOS VOTOS—-veja como é fácil —sem stress, sem desgaste —–VOTAR FICHA LIMPA —LIMPÍSSIMA EM 2018

  7. caçador de Corruptos disse:

    Não é atoa que o JP está apodrecendo. Como pode um jornal com a visibilidade que este desfruta junto ao público , tecer enredo sobre fatos com a intenção de criar um nó na cabeça daquele menos esclarecidos? A poucos dias este mesmo blog, este mesmo jornal dizia que “Sarney” era ingrato com Lula, e que depois dos processos e da condenação deste “Sarney” tinha feito como Pilatus, Lavado as mãos . Agora, depois que o ex-presidente do STF, Sepúlveda Pertence foi contratado, diga-se de passagem a peso do suor dos mais fracos e a peso de ouro daqueles que o defendem, este blog e este Diário diz que é obra do Sarney. Que país é este que um só homem atua com a sua onipotência, onisciência e onipresença…Este diário transformou Sarney num deus todo poderoso…seria melhor entroná-lo! não acham?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens