Fechar
Buscar no Site

Sarney, o melhor amigo de Lula

Na noite de quinta-feira (2), políticos foram ao Hospital Sírio-Libanês prestar condolências ao ex-presidente Lula pela morte de dona Marisa Letícia. Lá se iniciou um novo processo de diálogo entre o líder petista e o presidente Michel Temer.

Deste encontro, participava o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), reverenciado por Lula.

Segundo relatos de presentes ao encontro, os elogios a Sarney foram os mais efusivos. Por diversas vezes, Lula se referiu ao ex-senador como ‘meu companheiro’ e ‘meu amigo’.

Antes do encontro com Lula, Temer e Sarney foram hostilizados por cerca de dez simpatizantes petistas, que gritaram “assassino” e “golpista” na porta do hospital. Eles não responderam aos ataques. José Sarney aparece nas planilhas da Odebrecht que listam pagamento de propina, segundo publicação do site Congresso em Foco. Sarney é descrito na lista pelo codinome “escritor”. A empresa é acusada de pagar propina para políticos e funcionários da Petrobras.

Relação de camaradagem

A relação de camaradagem dos dois ex-presidentes da República é antiga. Lula, juntamente com o PT, beneficiaram o quanto puderam a família Sarney, inclusive com a cassação do ex-governador Jackson Lago num golpe engendrado nos tribunais com o apoio do ex-presidente petista.

A bem da verdade, tanto a ex-governadora Roseana Sarney quanto o pai, o ex-senador José Sarney, usaram e abusaram dos governos Lula e Dilma. Se apoderam de ministérios, indicaram aliados para cargos federais de primeiro escalão dos governos petistas e ainda usufruíram do poder político junto ao Planalto para ganharem as eleições no estado.

José Sarney, então presidente do Senado, enfrentava uma avalanche de denúncias de corrupção. O então presidente Lula, em viagem à Ásia, a pretexto de defender Sarney, afirmou que o maranhense “tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum”. Claro que muito antes disso, antes de se tornarem amigos, mais precisamente em 1987, José Sarney era, segundo Lula, “o maior ladrão da Nova República”.

E não foi só uma vez que Lula saiu em defesa do pai de Roseana Sarney. Em visita ao Maranhão, Lula foi taxativo ao dizer que era “preconceito” qualificar de oligarquia a Famiglia que durante 50 anos esteve no controle do poder no Maranhão. Á época, Lula mandou inclusive um repórter se tratar. Conta-se nos bastidores que Sarney, presidente do Senado, evitou o impeachment de Lula.

Além das benesses físicas, Sarney também recebeu todo o apoio político de Lula e Dilma. Ele atrapalhou o mandato de Jackson Lago (ministros eram impedidos de vir ao estado) e depois cassou o pedetista com a ajuda de Lula. Sarney conseguiu também intervir na eleição de Flávio Dino, tirando o PT da coligação comunista em 2010, o que garantiu a vitória de Roseana.

Fora isso, Lula foi o maior defensor de Sarney quando este, presidente do Senado, enfrentava denúncias de nepotismo e corrupção. Graças ao ex-presidente e à tropa do PT, Sarney se manteve no cargo até o fim.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens