Fechar
Buscar no Site

Roseana deixou 64% da população maranhense passando fome, mas só agora Sarney vê pobreza no MA

Em artigo publicado na edição deste fim de semana no jornal de sua propriedade, o ex-senador José Sarney volta a atacar o governo Flávio Dino ao se reportar a números que mostram a continuidade da pobreza no estado que, segundo ele, não cresceu sob o governo do comunista. “O PIB – Produto Interno Bruto, que mede o conjunto de riqueza de uma região – maranhense caiu 3,3% em 2015 e 6,9% em 2016. Somos hoje o único estado em que mais de metade da população vive abaixo da linha de pobreza”, diz Sarney em artigo de capa do jornal O Estado do Maranhão. (veja aqui)

Nas redes sociais, o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry comentou as afirmações de José Sarney. “Economia recuou no Brasil e o Maranhão integra é o…Brasil. O recuo do Maranhão e as oportunidades perdidas foram sob comando dos donos do jornal em longo e corrupto ciclo de poder. Simples assim”, disse Jerry.

Importante lembrar que assim que a oligarquia deixou o governo, em 2014, o Maranhão era o último nos indicadores sociais. Ficou uma herança de pobreza, desemprego e insegurança. Nos quatro mandatos de Roseana (filha de Sarney), restou um grande saldo negativo: 2 milhões de maranhenses abaixo da linha de miséria (renda per capita de R$ 70 por mês); 64% da população passando fome e as três piores cidades do país em renda per capita localizadas no Maranhão. Além do mais, Roseana deixou apenas 6,5% dos municípios com rede de esgoto. Dos 15 municípios brasileiros com as menores rendas, segundo o IBGE, dez estavam situados no Maranhão.

Até o governo de Roseana Sarney 64% da população maranhense passava fome, 19% era analfabetos, a mortalidade infantil afetava 39 bebês em cada 1000 nascimentos e apenas 7,8% dos domicílio tinha computador. O estado governado pela filha de Sarney tinha o maior percentual de miseráveis.

Em 2012, na administração de Roseana Sarney, o Maranhão tinha a segunda maior taxa de analfabetismo de jovens e adultos, com 20,8% da população de 15 anos ou mais sem saber ler e escrever e altas taxas de mortalidade infantil.

Pois bem, ainda que o ex-senador José Sarney tenha só agora descobrido que existe pobreza no Maranhão, o legado caótico de atraso e miséria que ele e sua filha deixaram jamais será apagado da história.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

28 respostas para “Roseana deixou 64% da população maranhense passando fome, mas só agora Sarney vê pobreza no MA”

  1. Nordel Facundes disse:

    Durante uma longa entrevista ao reporterizinho chulo, Paulinho Castro, da TV Pericumã de Pinheiro-MA; Sarney afirmou que o Maranhão é a décima terceira economia da Brasil. Nas palavras dele, respondendo a perguntas induzidoras, previamente elaboradas pelo canalha entrevistador; Zé Sarnê elevou o nosso estado ao patamar de um Eldorado! Para quem não conhece o despersonalizado Paulinho Castro, o pilantra já foi algemado no estúdio da emissora, onde late; tudo transmitido ao vivo!

  2. Pedro Paulo de Arruda Aroeira disse:

    Para Sarney não basta só cinismo, é pura falta de vergonha deste idoso safado, sinto muito aos idoso do meu tempo, mas para Sarney que é a nódoa da terceira idade vamos conviver ainda com este encosto, embora,falta só três anos para o fim desta década, com ela vai Sarney, não custa nada esperar para dizer bay, bay, e gritar bem alto; O Maranhão está liberto!!.

  3. João disse:

    os sarneys é cara do Maranhão,governou
    A vida toda, o estado sempre na lanterna fluto do Sarney se tivesse trabalhado o senário era outro.

  4. josé disse:

    A oligarquia sarney fez do Maranhão sua propriedade particular—capitania hereditária—quando foram apeados do poder – com a eleição do governador Flávio Dino— o MARANHÃO estava em último lugar nos índices sociais , uma vergonha e a oligarquia BILIONÁRIA . Nas gestões da ROSE cada dia um escândalo , escândalo para o Brasil inteiro escandalizar- tudo transmitido pelo jornal nacional . Mas esses escândalos nunca foram problemas para a oligarquia pois são eternamente impunes, jamais , em tempo algum serão alcançados pela justiça da terra , somente , um dia , pela justiça divina ..Foram mais de 50 anos de poder, de mandos e desmandos, de abusos , manipulando o povo que foi mantido no atraso, na miséria, na pobreza para ficar mais fácil o voto de cabresto, o curral eleitoral facilmente administrado, o feudo mantido na chibata, na perseguição, no medo e a oligarquia e seus laranjas nadando na dinheirama do cofre do Maranhão que eles achavam que lhes pertencia , uma capitania hereditária para passar por herança para a filhota , depois neto , depois bisneto. MAS ACONTECEU O QUE A OLIGARQUIA MAIS TEMIA. MAIS TEMIA ……. O POVO MARANHENSE ACORDOU DO PESADELO SARNEY///ENGANA/ENGANA. NÃO QUEREM MAIS SABER DE OLIGARQUIA SARNA , SENTIMOS ENVERGONHADOS DE TANTA TAPEAÇÃO, ESCULACHO ,FALSIDADE, MENTIRAS, DEBOCHES. Finalmente a oligarquia foi apeada do poder com a eleição do competente e dinâmico governador FLÁVIO DINO que em somente 3 anos de imensos trabalhos e esforços melhorando a qualidade de vida e melhorando o desenvolvimento do MARANHÃO—somente em 3 anos aconteceu MARAVILHAS NO MARANHÃO –tudo que a oligarquia sarney não fez em mais de 50 anos de poder.

    • Capelobo disse:

      Mais um PPPCVXSPEC (personagem pederasta passivo Xibungo viado viado corno sorveteiro com picolé grande grosso descomunal enfiado Todinho no C. ) criado pelo blogueiro.

      • FERDINANDO JOSÉ disse:

        VITÓRIA FLÁVIO DINO 2018—O MELHOR GOVERNADOR DO MARANHÃO E DO BRASIL—- a caravana passa e os lobos, as hienas uivam, atacam, desesperadamente….a caravana passa ………VITÓRIA FLÁVIO DINO 2018

  5. Mandioca disse:

    Realmente, a Sarneyzada, ajudada pelos governos corruptos e incompetentes de Zé Reinaldo (4 anos), Jackson Lago (dois anos e meio) deixaram o Maranhão com essa miséria toda.
    Claro, com sabemos, sob o comando do canalha embusteiro, o que parecia impossível aconteceu e o Estado do Maranhão mergulhou na miséria absoluta.
    Nos 3 anos sob a égide do crápula foram inseridos mais de 300 000 maranhenses na roda da fome, da miséria absoluta.
    Hoje o Maranhão passou a ocupar o último lugar em qualquer indicador negativo que se análise.
    Cada vez mais fica clara a afirmativa de que o Maranhão é um vira latas dentre os estados e que o Maranhense é um varalatas entre os Brasileiros.
    Tem dúvidas?
    É só ver os comentários postados neste fétido blogue pelos diferentes PPPs.

    • oswaldo viviani disse:

      Por que tu não vais agasalhar uma mandioca braba sem vaselina, Mandioquinha do anus podre. Aproveita e agasalha também um pepinão, já que és chegado a uma leguminosa.

      • Mandioca disse:

        O vivi deu as caras.
        Sabemos que o Xibungo Sempre da outras coisas , principalmente nos fins de semana quando faz a alegria dos flanelinhas bem dotados da Afonso Pena 172.
        Vivi ( Vi… duas vezes) e peta cachaça fazem a alegria dos Flanelinhas bem dotados.
        Esse joga no time do flavio dino.

  6. joaquim disse:

    SORRIEM….SORRIEM…..SORRIEM……enquanto a justiça divina não chega. …..aproveitam …..a moenda divina está a espera de todos principalmente dos ladrões e ladronas de dinheiro público , veja o outrora arrogante, prepotente, debochado, ladrão mor de dinheiro público -paulo maluf- uma sombra do que foi–doente, canceroso, alquebrado, magro, debilitado ……já está passando pela moenda divina—minha gente – é o acerto divino —o início do acerto que continua após o mausoléu infinitamente pior , no umbral, na escuridão das trevas , aquele lugar citado no evangelho ……onde haverá choro e ranger de dentes…….vamos sorrir , sorrir, sorrir enquanto puder ….depois…………….justiça divina nos espera a todos inclusive aos ladrões e ladronas de dinheiro público.

  7. Mané disse:

    64% da população passando fome? De onde tu tirou isso, John? Não exagera na tua defesa do governo.

  8. S .Mar disse:

    Maranhão terra de tantas riquezas e berço de grandes poetas.

  9. Nordel Facundes disse:

    Apenas demonizar o mefistofélico Zé Sarnê, isso não basta para explicar o nosso atraso. Confessemos mea culpa: a maioria da nossa gente é por demais preguiçosa, adora uma esmola governamental, quer ser sempre vista como coitada para atrair a piedade alheia. Só passamos a perceber a nossa indolência coletiva, quando transpomos as fronteiras maranhenses.
    Atualmente, um único município cearense denominado, Tianguar, abastece quase toda a Baixada Ocidental, com hortitifrutigranjeiro. Seria uma vergonha, se a tivéssemos!
    Povo que vive sem dignidade, é muito fácil de ser ludibriado por engodos; e os políticos inescrupulosos sabem muito bem explorar esse calcanhar-de-Aquiles da população.
    Por que pernambucanos e cearenses chegam aqui, em lombo de jegue, e logo prosperam? Trata-se de pessoas aguerridas, as quais acreditam no trabalho como agente de transformação. Queixume, autovitimação ou protesto contra governantes não vão mudar a realidade. Aliás, Adão e Eva não contavam com benesses de governo nenhum.
    PS: por alguns anos, o Maranhão manteve o ridículo record da Unidade da Federação, com maior proporção de benefícios previdenciários. Antes de cobrar dos outros, pare, pense e faça uma autoavalição!

  10. João disse:

    No decorrer do tempo o Maranhão ficou mesmo na miséria os governos
    Ficaram muito rico só fazer a conta
    Nus últimos 50 anos o grupo Sarney
    Governou 90 porcento restaram para
    Outros governos 10 porcento se o Maranhão está com o índice de pobresa muito alto precisa de 40 porcento de outros governos para o Sarney fazer avaliação não criticar um governo que só tem 3 anos no governo

    • Inrezignado disse:

      OH ! JOÃO o quanto tu és BURRO!
      João , saiba que não es tu sozinho um dos poucos dentre asnos ao fazer comentários medíocres a respeito do Maranhão…outros burros também as fazem…Veja João que o nosso governador e sua equipe , a cada minuto divulgam os atos deste governo e em nenhum momento nos faz acreditar que estamos vivendo dias melhores , que nossos índices de desenvolvimento estão sendo elevados, e que governo em vez de estimular a produção e o empreendedorismo “Elem o Governo de Todos Vós”, aumenta impostos , e na cola de Lula distribui R$ 40,00 de bolsa escola…Não conheço nenhum empreendimento gerador de oportunidades ou de promoção de nossa economia. Infelizmente tem gente como tu que te esbalda em prestigiar governo midiático, que mesmo não fazendo , estão vira e mexe contando favas que os favais nunca produziram. João a Região do Sul deste Estado é a nossa “Vale do Cilício”, ele está para o Maranhão o que “São Paulo, Santa Catatarina e Paraná” estão para o Brasil. No entanto, não foi Lula quem fez desses Estado os celeiros que são, assim como o Governador do Maranhão , também não tem um prego na edificação e prosperidade da economia deste Estado. João, eu desconfio que tu não conheça o interior deste Estado, porque se isso se confirmar , você saberia que no Maranhão , as pessoas eram pobres, mas nunca fomos miseráveis…Aqui o nosso clima e nossas terras , se não nos deu riqueza, mas pouco foram os natos em estado de miséria. Tudo isso que estão dizendo, faz parte do jogo sujo político.João consulta os indicadores do Maranhão e verás que os indicadores da “Eeducação Básica” continuam em estado de dormência, e que o aumento indica que o Maranhão só teve propaganda e somente 0,3 pontos de crescimento numa escala que vai até 10,00 , e isso porque 94 escolas privadas se sairam muito melhor que as estaduais… Sim João aviolência não dá trégua, deixou de ser um fenômeno urbano e se tornou fenomêno até em pequenas vilas e cidades do interior, no entanto temos pontos positivo: Os Portos de Nosso estado continuam mantendo a taxa de exportação de minérios e produtos agropecuários para muitos país de mundo. Ai João , teria sido este conjunto de portos construído neste governo? Saúde, se não fosse esqueletos deixados por Roseana _em que eu nunca votei e nem voto_ como estaria a nossa economia?João , na semana passada , foi inaugurado um pequeno trecho da famosa rodovia 135, e isso foi motivo de comemoração por parte do governo. Aconteceu que a alegria foi melada com a participação de personas não gratas vinda do governo central. Então joão , aonde está o desenvolvimento apregoado? Olha João, sou servidor do Estado, estou a caminho de minha sonhada aposentadoria, e desde 2015 que esse , nunca se dignou-se a nos conceder nenhum aumento, e nós já estamos tendo 22% de perdas salariais…Somos um contingente de aproximadamente 50.000 servidores multiplicado por no mínimo 3 dependentes.

  11. JOAQUIM disse:

    Durante o governo de engana/engana a preocupação era abastecer as DESPENSAS DO PALÁCIO DOS LEÕES E DA MANSÃO DA PRAIA —-segundo a imprensa na licitação constava= 1,5 toneladas de camarão—2 toneladas de peixes—5 toneladas de carne bovina e suína—-2500 garrafas de 1 litro de guaraná Jesus………reservando UM MILHÃO DE REAIS para as despesas de manutenção da FAMÍLIA SARNEY E SEUS CONVIDADOS ATÉ O FIM DO ANO………até o fim do ano ……..(não é para a vida inteira……somente até o fim do ano ……..) foi noticiado para todos ler. VEJA QUE DESPERDÍCIOS DE DINHEIRO PÚBLICO ….isso no estado que durante o governo da engana/engana possuía os piores índices sociais—-ESSA LICITAÇÃO FOI UM DEBOCHE , UM ACINTE A TODOS OS MARANHENSES …….tudo noticiado na imprense —jornal nacional —o Brasil inteiro escandalizado ——OS MAIS DE 50 ANOS DE DOMÍNIO DA OLIGARQUIA SARNEY NO MARANHÃO FOI O RESPONSÁVEL PELO ATRASO, PELA MISÉRIA , PELOS PIORES ÍNDICES SOCIAIS, PELO ABISMO SOCIAL DEIXADO COMO HERANÇA e a oligarquia e seus laranjas BILIONÁRIOS—DE ONDE VEIO OS BILHÕES ???????? DE ONDE ??????? responsabilizar as ==ovelhas ===de terem sido presas no curral eleitoral para votar eternamente nos sarneys …….????..é demais —ultrapassou os limites do bom senso—-TEMOS SIM QUE ANALISAR A HISTÓRIA E RESPONSABILIZAR OS CULPADOS PELAS MAZELAS DO MARANHÃO —-AFINAL essa famiglia saiu bilionária …….(não esqueçam….1,5 toneladas de camarão—2 toneladas de peixe—5 toneladas de carne bovina e suína ………somente para 1 ano de consumo da famiglia e seus convidados ………….>>)….e a culpa é das ovelhas presas no curral eleitoral ………????????????????????????

  12. Nordel Facundes disse:

    JohAquim! Sou obrigado a discordar convosco! Roubalheiras, malversações, gastanças, desatinos administrados; existem em todas as gestões, gestações e digestões. O grande diferenciais quem faz é a população com a sua saga de mouro, ou com a passividade de ergofobista.

  13. Paulo disse:

    Flávio Dino reeleito com 82% dos votos maranhenses. Aguardem!

  14. JOEL disse:

    as marcas do período escravocrata deixou danos irreparáveis ao povo maranhense. A cultura escravocrata do coronel manda chuva….do ..sinhozinho…da …sinhazinha perdurou até a eleição do excelente e competente governador Flávio Dino em 2014===A LEI ÁUREA de 1888 -libertação dos escravos —efetivamente chegou 126 anos depois no Maranhão quando a oligarquia sarney foi apeada do poder depois de mais de 50 anos de atraso, pobreza,de chibata , onde a oligarquia administrava o cofre do Maranhão em proveito próprio tanto que saíram do poder bilionários , deixando o abismo social para o governador eleito resolver. O Maranhão ficou isolado do restante do país longo período , o que facilitou o curral eleitoral dos sarneys , o curral eleitoral do Maranhão estava cercado e protegido pela oligarquia que sonhava em perpetuar no poder (administrando o cofre –o único interesse ) por séculos —mas o progresso chegou, o povo acordou do pesadelo sarna , e com seus votos destronou a realeza elegendo o governador Flávio Dino que em 3 anos surpreendeu a todos nós com obras, projetos, maravilhas nunca vistas no estado . HOJE O MARANHÃO É RESPEITADO EM TODO O BRASIL , PELO GOVERNADOR FLÁVIO DINO , COMPETENTE, SÉRIO, CAPACITADO, EFICIÊNTE, TRANSPARENTE, COM RECONHECIMENTO DO POVO E DE ANALISTAS DO BRASIL INTEIRO ==== na época dos sarneys e da rosengana devido aos escândalos escandalosos de jornal nacional o MARANHÃO era motivo de chacota , de piadas no Brasil todo–(-os maranhenses que moram em outros estados pode comprovar este fato.) O NOVO MARANHÃO COM PROGRESSO, OBRAS, NOVOS HOSPITAIS, TUDO PENSADO , BEM PROJETADO –O PORTO DE ITAQUI EXPORTANDO AS RIQUEZAS DO SUL DO ESTADO —soja/milho/gado ……rodovias, saneamento, asfalto, novas escolas dignas, tudo em 3 anos de trabalho e seriedade. OS ESCÂNDALOS ESCANDALOSOS /AS ROUBALHEIRAS DESCARADAS/ O DEBOCHE/ O CINISMO/A CARA DE PAU //// GRAÇAS A DEUS FICARAM NO PASSADO TENEBROSO DA HISTÓRIA DO MARANHÃO —NOVO MARANHÃO DE FLÁVIO DINO —NOSSO NOVO MARANHÃO —-VAMOS consolidar nossa libertação dos sarnas REELEGENDO COM NOSSOS VOTOS E NOSSAS FORÇAS EM FLÁVIO DINO—-lembrem sempre nossa ÚNICA FORÇA=NOSSOS VOTOS EM FLÁVIO DINO —PROGRESSO//DESENVOLVIMENTO///MELHOR QUALIDADE DE VIDA //// e sem os escândalos escandalosos de bilhões do passado. FLÁVIO DINO 2018—A LIBERTAÇÃO DEFINITIVA DO POVO E DO MARANHÃO —–somente os que assinam no nome—sarneys–murads—lobões —odeiam ouvir essas verdades —-mas nós não assinamos essas manjadíssimas assinaturas e adoramos a verdade —-FLÁVIO DINO 2018

  15. S .Mar disse:

    Falou muito bem Joel.Governador Flávio Dino reeleito daqui a 9 meses

  16. Miriam disse:

    Lamentável termos como opção esses políticos que vivem de imagem e propagandas. Eita Maranhão, até quando esse sofrimento vai durar?
    De um lado o Sarney e o do outro Dino, ambos com as mesmas táticas e velhas politicagens, e o Maranhão ficando para trás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens