Fechar
Buscar no Site

Prefeitura expande serviços e moderniza iluminação pública em mais de 11 mil pontos

Dando continuidade ao maior projeto de melhoria do parque de iluminação pública já executado na capital maranhense, a Prefeitura de São está estendendo os serviços de revitalização e modernização do sistema de iluminação a diversas vias da capital, contemplando outros setores da cidade. Somente este ano já foram colocados mais de mil novos pontos de iluminação que se somam aos mais de 10 mil implantados na primeira gestão do prefeito Edivaldo.

“Esta ação está transformando ruas, avenidas e praças da nossa capital em espaços mais iluminados e seguros à circulação dos moradores. Em muitos dos locais houve a substituição das lâmpadas denominadas amarelas pelas luminárias com tecnologia LED, que são econômicas e mais eficientes”, disse o prefeito Edivaldo lembrando que desde 2013 já foram substituidas outras 43 mil luminárias e colocados mais de cinco mil pontos de iluminação de LED em uma extensão de 60 quilômetros.

Nesta semana a ação foi levada aos bairros Jardim São Cristóvão, Liberdade, Cidade Operária, Coquilho, Santa Helena, Santa Clara, Itapera, Vila Maranhão, Vila Brasil, BR -135,Lago Azul e no Tajipuru, na zona rural, onde apenas lá foram instalados 134 novos pontos de iluminação pública.

O secretário da Semosp, Antonio Araújo, explicou que o estilo de iluminação adotado pela Prefeitura nos locais visa respeitar e preservar as características de cada lugar beneficiado pelos serviços. “O nosso projeto de iluminação pública é feito respeitando as características urbanísticas de cada local da cidade. Há setores que requerem apenas revitalização das luminárias, já há outros que a iluminação com LED é mais apropriada e outros pontos, como no Centro Histórico, que temos de preservar as características arquitetônicas e histórias do lugar, utilizando iluminação de acordo com o espaço”, observou o secretário Antonio Araújo.

Com essa modalidade de iluminação LED, a Prefeitura proporcionou um aspecto muito mais belo e moderno a áreas como a orla da Avenida Litorânea, as avenidas Guajajaras, Holandeses, Jerônimo de Albuquerque, Tirirical, Libaneses (acesso ao Aeroporto) e Tupinambá, na Ponta d’Areia; Rua dos Bicudos; além do Elevado da Cohab; no Complexo do Anel Viário; rotatória da Avenida Odilo Costa Filho (Anjo da Guarda) e estacionamento da Praia Grande, no Centro, entre outros pontos da cidade.

ILUMINAÇÃO ARTÍSTICA

Ainda como parte do projeto de melhoria do sistema de iluminação pública de São Luís, alguns locais da cidade, principalmente nas áreas do Centro Histórico e pontos turísticos, estão recebendo iluminação artística com a implantação de luminárias arandelas.

A iluminação artística já foi implantada nas ruas do Mocambo, nas proximidades da Fonte das Pedras, Godofredo Viana (Beco do Teatro), do Precipício, nas imediações do Mercado Central e em outros pontos turísticos como o Forte Santo Antônio e Praça do Foguete, por exemplo, recém-inaugurados pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.

Conforme o secretário Antonio Araújo, todos os principais corredores urbanos e rurais da cidade já receberam serviços de revitalização da iluminação pública, entre eles estão as ruas Alpercatas, Palmeirândia, Ararajuba e Rua da Caema, no Calhau; José Tupinambá, União e Duque Bacelar (Jardim Eldorado), no Turu; em novo trecho da avenida Jerônimo de Albuquerque e, também, na Praça da Lagoa, no Renascença; Praça 25, na Cohab; no Terminal de Integração da Cohama, Centro, e dezenas de ruas da Cidade Operária, Cohatrac, Coroadinho, João de Deus, Bairro de Fátima, Olho d’Água, Santa Cruz, São Francisco, São Cristóvão, além de comunidades situadas às margens da BR 135 e outras comunidades da zona rural de São Luís.

SEGURANÇA

Os serviços de implantação, revitalização e manutenção das luminárias vêm sendo desenvolvido para garantir o bem-estar e a segurança dos moradores, como o assistente administrativo, Hugo Deleon Silva de Carvalho, 28 anos, morador da rua Nova Jerusalém, no Jardim São Cristóvão, onde as equipes técnicas estiveram, na manhã desta quarta-feira (13), realizando a substituição das luminárias antigas por outras novas.

“Tudo o que vier para melhorar a nossa qualidade de vida é bem-vindo e iluminação pública é muito importante, pois com as ruas iluminadas nós nos sentimos mais seguros em transitar pelo bairro”, disse o Hugo Deleon.

“Aqui estava meio escuro mesmo e precisando desse serviço, que chegou em boa hora. Além de deixar a rua mais bonita, a iluminação é primordial para nos garantir mais tranquilidade quando precisamos nos deslocar à noite pela rua”, relatou Juvenal Fernandes, também morador do Jardim São Cristóvão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens