Fechar
Buscar no Site

Pré-candidato a senador do PSOL critica tentativa de golpe do grupo Sarney contra Dino

Pré-candidatos do PSOL ao Senado (Saulo Pinto) e ao Governo (Odivio Rezende)

O professor da UFMA e pré-candidato a senador pelo PSOL, Saulo Pinto repudiou a tentativa de golpe judicial (tapetão) que o grupo Sarney quer aplicar nas eleições no Maranhão. Ele criticou a tentativa de armação para tirar o governador Flávio Dino da disputa.

“A recente decisão da juíza Anelise Nogueira Reginato que torna Flávio Dino supostamente inelegível é apenas mais um capítulo desesperado da tentativa permanente em resolver a disputa política republicana mediante eleições sem disputa, através da ‘promíscua’ relação entre o oligarquismo reinante e o judiciário brasileiro. Roseana Sarney pensa o Maranhão como sua casa, e as instituições públicas como dependências de seu domínio privado”, asseverou.

Confira na íntegra a manifestação do candidato a senador do PSOL.

Roseana Sarney foi governadora do Maranhão entre 1995 e 2002, perdendo em 2006 para Jackson Lago, e reassumindo o comando do governo em 2009 após um golpe que destituiu Jackson do governo. Lobão Filho – aliado de Roseana e filho de Edson Lobão – perdeu em 2014 para Flávio Dino e tudo indica que jamais voltará a vencer uma eleição por sufrágio universal no Maranhão. A recente decisão da juíza Anelise Nogueira Reginato que torna FD supostamente inelegível é apenas mais um capítulo desesperado da tentativa permanente em resolver a disputa política republicana mediante eleições sem disputa, através da ‘promíscua’ relação entre o oligarquismo reinante e o judiciário brasileiro. Roseana Sarney pensa o Maranhão como sua casa, e as instituições públicas como dependências de seu domínio privado. Incapaz de ter vida própria para além do controle do Estado, apela à economia política do oligarquismo patrimonial, que articula o domínio das finanças públicas ao infinito poder soberano exercido pela bancada federal do oligarquismo, às relações com o judiciário e a cooptação da blogosfera venal local. Não podemos esquecer que a Oligarquia Sarney foi sujeito ativo no golpe que derrubou Dilma, após suculenta participação nos governos do Pt, ocupando cargos e indicando afilhados e aliados políticos à empresas públicas de toda ordem. São aliados do governo corrupto de Temer e o candidato do MDB é Meirelles. A tentativa de golpe aqui é subproduto do golpe dado no país. Roseana Sarney – que tenta agora esconder seu sobrenome – é o atraso, a repetição continuada do oligarquismo paralisante do ‘passado’. É fato que o oligarquismo maranhense não será superado apenas com a mudança do partido – ou do agregado de partidos e frações de partidos -, mas através da mudança da direção da economia e da instituição de relações e práticas políticas não/anti-oligárquicas. O povo do Maranhão não é gado, nem ‘objeto’ do apetite oligárquico, nem somos vassalos servis. Não podemos permitir que mais uma vez Roseana Sarney resolva os conflitos políticos através de manobra político-judiciária. Combater o golpe significa não sucumbir à manobra da família Sarney. Roseana Sarney, nunca mais!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

5 respostas para “Pré-candidato a senador do PSOL critica tentativa de golpe do grupo Sarney contra Dino”

  1. Mandioca disse:

    Esses beócios deveriam era EXIGIR transparência e retidão desse governo CORRUPTO e incompetente.
    UM governador que DETERMINA aos seus subordinados da Polícia
    Militar que monitore e espionem os adversários políticos, e que, durante o processo eleitoral cometa crimes de violencia e achaque à adversários que ele considera inimigos, deveria estar PRESO.

  2. genival disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAL O MEDICAMENTO QUE A FAMILIA DO BIGIDE (CODINOME NA PLANILHA DA ODERBRECH) DÁ PRA ELE PARA QUE NÃO VÁ LOGO PARA O GAVIÃO PARA DEIXAR DE FAZER MALDADES E MAQUINAR ETERNAMENTE PARA LEVAR A SUA FILHOTA (PRINCESA) CODINOME DELA NA ODERBRECH.A FURTAR O EMBOBRECIDO DO MARANHÃO.

  3. Daavid Reis disse:

    Sarney sendo Sarney já que o Flávio Dino mesmo sem fazer campanha hoje ganharia do oligarquia mas o que o Sarney poder fazer é criar crises para o Flávio Dino perder tempo e se explicar e desviar o centro da campanha eleitoral para uma judicial.

  4. Capelobo disse:

    O GENIVAL, procurei na planilha da Odebrecht para saber quem é o BIGIDE e não encontrei.
    Encontrei um tal de CUBA que também é conhecido como PIROQUINHA, é esse?

  5. Capelobo disse:

    Genival, procurei na lista da Odebrecht e não achei o BIGIDE, mas achei , na parte das propinas pagas aos maranhense, um tal de CUBA também conhecido como PIROQUINHA, será que são a mesma pessoa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens