Fechar
Buscar no Site

OAB-MA indefinida quanto ao impeachment de Temer; dezesseis seccionais já apoiam

Thiago Diaz, presidente da OAB-MA.

Dezesseis seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil já se manifestaram pelo impeachment do presidente Michel Temer (PMDB). A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), até o momento, não se posicionou.

Neste sábado, 20, convocado pelo presidente do Conselho Federal Claudio Lamachia, o Plenário da entidade máxima da Advocacia delibera se vai ao Congresso com pedido formal de afastamento de Temer. O Plenário é formado por 81 conselheiros federais, três de cada Estado e do Distrito Federal.

Em 2016, a OAB seguiu o mesmo caminho no processo que culminou com o impeachment de Dilma. Na ocasião, o Conselho Federal da Ordem decidiu, por 26 votos a 2, aprovar o parecer do relator Érick Venâncio e apresentou à Câmara denúncia contra a petista, mas o processo ficou travado – a Casa era presidida por Eduardo Cunha (PMDB/RJ), de quem a Ordem havia pedido a saída em meio a acusações de corrupção e dinheiro oculto na Suíça.

O mapa das manifestações pela saída de Temer mostra que na região Norte as seccionais de dois Estados – Rondônia e Tocantins – disseram ‘sim’.

No Nordeste, as seccionais de Ceará, Sergipe e Bahia seguem a mesma orientação. Na região Centro-Oeste endossam o impeachment Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

No Sudeste, querem a saída do peemedebista Minas, Espírito Santo, Rio e São Paulo.

No Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul apontam para o mesmo caminho.

As outras 11 seccionais ainda não se manifestaram. Deverão apresentar suas decisões na reunião plenária deste sábado.
Os 81 conselheiros são eleitos pelos advogados de todo o país.

A reunião extraordinária do Pleno será neste sábado, a partir das 15 horas.

O MAPA DO IMPEACHMENT DE TEMER NA OAB

NORTE
AC –
AM –
PA –
AP –
RO – Sim
RR –
TO – Sim

NORDESTE

MA –
PI –
CE – Sim
RN –
PB –
PE –
SE – Sim
BA – Sim
AL –

CENTRO-OESTE

MS – Sim
MT- Sim –
GO – Sim
DF – Sim

SUDESTE
MG – Sim
ES – Sim
RJ – Sim
SP -Sim

SUL

PR – Sim
SC – Sim
RS – Sim

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens