Fechar
Buscar no Site

O ódio daqueles que não querem o bem do Maranhão

O governador Flávio Dino já foi, neste blog, alvo de críticas e, também, de reconhecimento pelos avanços alcançados pelo seu governo. Além de elogios, os leitores foram testemunhas das cobranças que fizemos por falhas, por exemplo na segurança, saúde e até no aspecto político. Afinal, qual o governo que não comete erros?

O próprio governador tem consciência disso e sabe que muito precisa ser corrigido. No entanto, causa espécie o comportamento de alguns que fazem oposição de forma irresponsável. Tudo é motivo de críticas, de ódio e discórdia. Sempre acham defeito em algo.

A pergunta que fica é: que mal faz Flávio Dino ou que pecado grave cometeu para despertar tanta ira e despeito?

No seu governo há casos de corrupção? Não! Dino não está envolvido em nenhum caso grave escândalo. Não tem seu nome citado na Lavo Jato e tampouco outras operações de combate a falcatruas.

Todos sabem que o governador não é adepto de fanfarrices com o dinheiro público. Pelo contrário, quando não está trabalhando dedica o resto de tempo à família, a Deus, às leituras e estudos.

Resultado de imagem para flávio dino e criança

Qual é, portanto, o grande mal cometido pelo chefe de Estado a ponto de a oposição agredi-lo gratuitamente dia e noite? O empenho e dedicação em tirar o Maranhão dos últimos lugares nos indicadores sociais?

Mais uma vez, enfatizamos, não se coloca o atual governo maranhense como um mar de rosas. Há, sim, imperfeições e equívocos existentes. Só que uns procuram dar uma dimensão maior a eles, minimizando os avanços conquistados – diga-se de passagem, feitos históricos nunca alcançados. Talvez o mais importante tirar o Maranhão da pobreza e a melhora nos indicadores sociais.

Chegam ao ponto de demonizar o governador com a ignominia do conceito de comunismo. Até parecem os doutores fariseus sábios na sua própria razão que para tudo tinham resposta, mas eram como sepulcro caiados, aparentemente aprazíveis, mas cheios de maldade no coração. Foram chamados de hipócritas por Jesus Cristo. Praticante fervoroso dos ensinamentos de Deus, Flávio Dino tem entre as diretrizes da sua gestão a justiça, o amor ao próximo e a ajuda aos menos favorecidos, fomentando o progresso e o desenvolvimento do estado. Talvez isso provoque tanta contrariedade daqueles que torcem pelo pior para voltarem a se locupletar do dinheiro público.

Abaixo, elencamos um resumo das realizações do atual governo, sobretudo na promoção da igualdade social.

Infraestrutura – Urbanização na área da Forquilha e MA-201 (Estrada de Ribamar), recuperação da Barragem do Bacanga, urbanização da orla na praia do Araçagi e recuperação asfáltica da Avenida dos Franceses em São Luís. Construção da Praça Frei Antônio na Lagoa da Jansen, Restauração da Concha Acústica da Lagoa, que ganhará nova cobertura, palco recuperado, banheiros, camarins, arquibancada, calçadas e iluminação.

Asfaltamento – 150 cidades, 1000 km e 3,5 milhões de pessoas beneficiadas. Asfaltamento de 1500km de rodovias.

Educação – 63 escolas reconstruídas (40 municípios atendidos), 300 reformadas (108 municípios atendidos), IEMAs e UEMASUL (22 municípios beneficiados), 2 Escolas Dignas funcionando e 80 em construção, Bolsa Escola (1 milhão de crianças e adolescentes beneficiados, R$ 51,00 valor recebido por cada aluno). Mais 211 escolas da rede estadual serão reformadas. Mais de 9 mil maranhenses já saíram do analfabetismo e outros 4,6 mil estão sendo alfabetizados. O Governo do Maranhão paga o maior salário da Região Nordeste e o segundo maior do Brasil aos professores da rede pública estadual, em início de carreira.

Saúde – Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) alcançou mais de 200 mil pessoas de todas as idades com realização de exames, consultas e procedimentos diversos, além de ações educativas. Foram inaugurados hospitais em Pinheiro, Caxias, Imperatriz, Santa Inês e Bacabal que ao todo beneficiam mais de 3,5 milhões de maranhenses; Construção do Novo Hospital do Servidor, Inauguração do Centro NINAR (referência em tratamento de bebês com microcefalia); Investimentos em maternidades da rede estadual; Construção do novo hospital do servidor e do hospital da criança em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Água – Implantação de sistema de abastecimento em 30 municípios do Mais IDH e outras 110 cidades.

Segurança – 2.500 novos policiais, 400 novas viaturas entregues. Promoção de mais de 3000 mil PM’s e quase 2000 mil bombeiros. Redução de homicídios no Maranhão pela primeira vez em 10 anos. 7 milhões de investimento na aquisição de armamentos, fardamentos e equipamentos de proteção individual para o policial militar. Construção de fábricas de vassouras e uma de produção de chinelos em estabelecimentos penais.

IDH – Plano ‘Mais IDH’ nos 30 municípios mais pobres do estado, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Um dos resultados mais significativos deste programa, que foi lançado em 2015 e que iniciou o trabalho em caráter experimental nesse mesmo ano, foi a redução da mortalidade infantil, que caiu 47,5% em 2016 e a redução em 83% da mortalidade materna.

Alimentação –  Rede de Restaurantes Populares ampliada, passou de seis para 13 unidades. São sete restaurantes na capital, já em pleno funcionamento, e seis nos municípios de Zé Doca, Chapadinha, Pedreiras, Lago da Pedra, Grajaú e Açailândia. Juntas, as unidades fornecem, diariamente, de segunda à sexta-feira, mais de 13 mil refeições balanceadas pelo valor simbólico de R$ 2.

Habitação – O programa ‘Minha Casa, Meu Maranhão’ vai atender mais de 7,5 mil pessoas com a construção de três mil habitações. Além disso, está em curso a construção de 1,5 mil casas em 14 municípios incluídos no plano ‘Mais IDH’.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens