Fechar
Buscar no Site

O inferno astral da TV Mirante

Após sucessivas gafes, a TV Mirante pode acabar sendo penalizada pelo comando geral da Globo. Somente no mês de agosto a retransmissora maranhense amargou duas vergonhosas “barrigadas” (reportagem falsa, errada ou mal apurada, no jargão do jornalismo) que irritaram a direção de jornalismo da Globo.

Pegou mal nos bastidores da TV Globo a repercussão do factoide criado pelo grupo Mirante sobre o envio do processo que supostamente abriria as investigações contra o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) no Superior Tribunal de Justiça (STJ), quando, na realidade, o processo enviado pela Procuradoria Geral da República (PGR) culminou no arquivamento das denúncias contra Dino.

A outra “barbeiragem” da TV Mirante acabou comprometendo a pauta da própria TV Globo. No início do mês, o Bom Dia Brasil teve que veicular nacionalmente direito de resposta do Governo do Estado sobre o aluguel do imóvel que vai abrigar o primeiro Hospital de Traumatologia de Ortopedia (HTO) do Maranhão, após reportagem tendenciosa da TV do grupo Sarney, que, sem apresentar a versão (direito ao contraditório) da gestão estadual sobre o caso, tentou emplacar uma falsa denúncia contra a gestão Dino por “supostas” irregularidades no contrato de locação do prédio.

Os erros recentes da Mirante tem uma explicação aparente: o jornalismo vem sendo sistematicamente suplantado pela militância de sua principal pauteira, Roseana Sarney (PMDB), que já sinalizou a pretensão em disputar o governo contra Dino nas eleições de 2018. A culpa não é dos profissionais da emissora – aliás, há excelentes jornalistas naquele veículo de comunicação que apenas realizam seu trabalho – mas sim da família Sarney, que, de acordo com seus interesses, manda e interfere nas pautas.

Além de comprometer sua condição como TV afiliada da Globo no Maranhão, o jornalismo marrom da emissora da família Sarney ainda pode acabar gerando maior desgaste entre os telespectadores. Apelidada de “Sistema Mentira de Comunicação”, há tempos os maranhenses não vêm dando crédito ao jornalismo da TV Mirante dirigido pelos Sarneys.

Desde que perderam o comando do Palácio dos Leões, em 2014, a família Sarney vem sofrendo para manter a TV Mirante sem o erário público estadual à disposição. No desespero, o clã apela na criação de reportagens falsas para confundir a população e tentar reaver o poder no Maranhão. Com a direção da Globo de olho na parcialidade do jornalismo da retransmissora, a Mirante agora vai ter que pisar no freio quando decidir “inventar” fatos e “criar” reportagens.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens