Fechar
Buscar no Site

No Maranhão, Lula evita encontro público com Sarney

Na reta final da caravana pelos nove Estados do Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na tarde desta segunda-feira (4) em São Luís (MA) e evitou marcar um encontro com o ex-presidente José Sarney (PMDB).

Lula foi recepcionado pelo governador do Estado, Flavio Dino (PCdoB), e por um pequeno grupo de militantes e simpatizantes do PT e PCdoB no hotel em que está hospedado. À noite, o ex-presidente participará de um jantar com Dino, em um aceno político ao opositor da família Sarney no Maranhão.

Entre as lideranças políticas ligadas a Sarney no Estado, havia a expectativa de um encontro de Lula com o pemedebista. Dirigentes do PT e a assessoria do ex-presidente petista, no entanto, afirmaram que Lula deve participar apenas de reuniões articuladas pelo partido e pelo PCdoB.

O presidente estadual do PT, Augusto Lobato, disse que a visita de Lula ao Estado deve marcar a aproximação do ex-presidente ao atual governador. Lideranças do PCdoB e do PT do Maranhão esperam ter o apoio do ex-presidente petista à reeleição de Dino, em 2018, contra um candidato do grupo sarneysista.

“Está descartada qualquer conversa de Lula com Sarney na caravana no Maranhão. Lula é amigo de Sarney e eles têm boa relação, mas aqui estamos com Dino”, disse o presidente do PT-MA.

Nas disputas eleitorais de 2010 e 2014, Lula e a direção nacional do PT apoiaram as candidaturas ao governo do Estado de Roseana Sarney e Lobão Filho, integrantes do grupo sarneysista – em detrimento a Dino. Uma parte da base petista no Estado, no entanto, apoiou o atual governador, mesmo à revelia da cúpula nacional petista.

O PT tem duas secretarias no governo estadual (Esporte e Direitos Humanos) e espera indicar a vice na chapa de reeleição de Dino.

Durante a caravana, no entanto, Lula fez elogios públicos a José Sarney, ex-presidente da República e ex-presidente do Senado. Em entrevista em Pernambuco, o ex-presidente disse que é grato ao pemedebista. “Sou grato a Sarney. É importante que se diga. Sou grato a Sarney como presidente do Senado. Teve um tempo que as pessoas queriam que eu rompesse com Sarney. E eu iria ganhar de presente o Marconi Perillo [PSDB-GO] como presidente do Senado”, disse Lula, na entrevista.

Em gesto de cortesia, Sarney ligou para Lula, mas os dois ex-presidentes não acertaram nenhum encontro no Maranhão, segundo petistas.

Reta final

Nesta terça-feira, Lula deve participar do último dia de sua caravana pelo Nordeste, para divulgar sua eventual pré-candidatura à Presidência em 2018. O petista deve visitar obras no porto de Itaqui e no fim da tarde e fazer o discurso de encerramento perto do prédio do governo estadual, em evento com a militância.

O ex-presidente rodou os nove Estados do Nordeste a bordo de um ônibus, mas no trecho de Teresina a São Luís, nesta segunda-feira, preferiu um voo em um jatinho fretado.

Lula está acompanhado no Estado por sua filha Lurian Silva, presidente do diretório de Maricá; pelos vice-presidentes petistas Marcio Macedo e Alberto Cantalice; o tesoureiro Emídio de Souza; deputados Benedita da Silva (RJ), Wadih Damous (PT-RJ), e pelo líder do MST, João Pedro Stédile. (Valor Econômico)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens