Fechar
Buscar no Site

Lula chama Renan e Sarney para salvar Dilma do impeachment

Depois de se reunir na noite da véspera com sua sucessora e alguns ministros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem encontro, nesta quarta-feira (9), com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Sarney, em uma tentativa de manter o PMDB na base aliada do governo Dilma Rousseff, que vive seu pior momento desde o fim das eleições, em outubro de 2014.

Conforme conta o jornal O Globo, cresceu a preocupação do Planalto com o processo de impeachment à medida em que a percepção de que aliados poderão desembarcar ganha força.

As ações de Lula se dão em um contexto de possível afastamento do principal partido da base a partir da convenção nacional deste fim de semana. O ex-presidente tenta construir maior diálogo com os principais interlocutores peemedebistas no Senado, vislumbrando o ganho de poder da bancada no processo do impeachment.

Na manhã de ontem, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini reuniu líderes da base e fez um apelo para a necessidade de tirar a “faca do pescoço” do governo. Na avaliação do ministro, o governo costuma ter entre 280 e 300 votos nas votações da Câmara, o que mostra a disposição dos líderes governistas de votar o processo o quanto antes. (Infomoney)

De acordo com o jornalista Renato Rovai, Há uma grande quantidade de parlamentares do PT defendendo que Lula se torne ministro, inclusive para que deixe de ser presa fácil do juiz Sérgio Moro.

lula sarney renan

Tanto os ministros Jacques Wagner como Ricardo Berzoini já defendem há algum tempo que o ex-presidente assuma um ministério.

E ambos podem estar buscando convencê-lo disso. Mas não só eles. A presidenta Dilma teria sido convencida de que essa é a saída para dar novo gás ao seu governo.

A conversa com Renan e Sarney também tem a ver com isso. Lula quer o PMDB junto ao governo em qualquer hipótese. E se eles lhe disserem que a única hipótese seria sua entrada no governo, Lula pode aceitar.

Para que ministério Lula iria?

Há muito boato, mas na verdade só existem dois lugares de fato que podem abrigá-lo. Um é a Casa Civil e neste caso Jacques Wagner iria para a Justiça. E outro o ministério das Relações Exteriores.

De qualquer maneira, o movimento de Lula no governo passaria por um acordo a sério com o PMDB. E, neste caso, isso teria de incluir Temer.

Para que o vice-presidente seja convencido, já se ventilou a hipótese de que lhe seja oferecido o ministério das Relações Exteriores. Com tudo isso, a governabilidade ainda estaria debilitada, mas poderia se ganhar tempo, algum respiro.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

4 respostas para “Lula chama Renan e Sarney para salvar Dilma do impeachment”

  1. Antonio Silva disse:

    Agora sim, os PTralhas chamaram os magnatas das falcatruas. Nisso são reis e imbatíveis. O Lula diz que adora os pobres, mas quando vem ao Maranhão só se hospeda na mansão dos Sarneys.

  2. MACABEU disse:

    A desgraça do PT e LULA foi se aliar com o de mais desprezível na política do Brasil, Sarney, Renan, Collor, Maluf, Barbalho, aprendeu tudo de ladroagem com essas desgraças, agora, no fundo do poço corre para os braços dessas miséria, mas não vai ter salvação, com eles ou sem eles, Dilma vai cair do mesmo jeito. Votei em Lula, mas não para roubar a Nação, se roubou tem que pagar na cadeia, com toda essa corja acima citados, se roubou tem que ir pra cadeia. Não tem esse negócio de, “meu bem me beija”. A roubalheira foi demais, encheu até na tampa que derramou. Agora, o que não pode é expulsar Dilma com um pé na bunda, e prender somente Lula, e os outros?,. Ai não aceito e nem concordo.

  3. DOUGLAS disse:

    Qualquer coisa serve, pra que esse larápio não vá pra cadeia, a que ponto esses ptralhas chegaram.

  4. JESUS DOS SANTOS disse:

    É verdade, internauta Douglas: A que ponto chegou a falta de vergonha de nossos políticos! São capazes dos atos mais comezinhos para se manter agarrados ao poder e, assim, continuar usufruindo das suas benesses…

    Todo esse teatrinho montado ao redor de Lula, para aceitar um ministério, é uma prova mais do que cabal de que todos eles sabem que é a única forma de mantê-lo afastado das grades da PF, pois se tiverem o seu líder maior preso é perder toda e qualquer chance de continuação desse governo funesto. E disso eles se borram de medo!

    E aqui cabe a pergunta: o fato de virar ministro da noite pro noite vai apagar de seu histórico político todas essas denúncias, enriquecimento ilícito, tráfico de influência, corrupção, recebimento de propinas, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, etc. etc.?

    Eles têm mesmo é que correr para colocá-lo em um ministério, visto que o Ministério Público de São Paulo acaba de denunciá-lo por toda essa sorte de falcatruas acima citadas. Lula só não será preso se neste país a Justiça demonstrar fraqueza, falta de vontade para seguir a lei. Se o fizer, não há escapatória mesmo!

    Finalmente, vamos torcer pelo sucesso da manifestação popular do dia 13, domingo, pelo ‘FORA DILMA’, desejo de que o impeachment logo aconteça.

    Jesus dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens