Fechar
Buscar no Site

Improvável duelo eleitoral entre Roseana e Flávio

Por Robson Paz

O duelo eleitoral entre o governador Flávio Dino (PCdoB) e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) parece cada vez mais improvável. A medebista apostava em três fatores para entrar na disputa pelo governo do Estado: viabilidade eleitoral, apoio político e poderio midiático.

Com base nesse tripé, o plano do grupo Sarney era consolidar o projeto até dezembro de 2017. Janeiro chegou e todos os cenários são amplamente desfavoráveis à tentativa do sarneísmo voltar ao poder.

No âmbito eleitoral, as pesquisas divulgadas pela TV Difusora e pelo Jornal Pequeno, em dezembro passado, mostraram favoritismo do governador Flávio Dino à reeleição.

Além de ver Dino liderar com mais de 60% dos votos válidos, Roseana Sarney, variando entre 27% e 30% das intenções de voto, tem a maior rejeição entre os pré-candidatos, segundo dados dos Institutos Exata e Datailha.

Na seara política, a desvantagem de Roseana Sarney é ainda mais visível. Enquanto o governador comunista manteve praticamente intacta a aliança que o levou ao Palácio dos Leões, em 2014, a mdebista amarga quase completo isolamento. A maioria dos partidos historicamente aliados do sarneísmo anunciou apoio ao governo e à pré-candidatura do PCdoB.

Ao menos seis legendas PRB, PP, PR, DEM, PROS e PTB estarão na aliança liderada por Flávio Dino.

Não por acaso, o ex-senador José Sarney vetou a nomeação do deputado federal Pedro Fernandes (PTB) para o Ministério do Trabalho. A desesperada tentativa de recuperar o apoio do PTB tinha o simbolismo de um troféu a ser exibido pelo chefe maior da oligarquia como demonstração de força para os políticos. Deu com os burros n’água!

A postura firme, leal do presidente do PTB escancarou ao Maranhão e ao Brasil, a política coronelista e retrógrada praticada por Sarney e a candidatura caricata de Roseana Sarney.

– Mas, Sarney é detentor de um império midiático capaz de causar avarias na imagem de governos e políticos. Diria, um observador!

Sim, verdade que Sarney tem um oligopólio de comunicação encabeçado pela afiliada da Rede Globo, dezenas de emissoras de TVs e outras tantas de rádios, jornal e portal de internet. De fato, não é desprezível!

Contudo, o ambiente da comunicação do Maranhão não mais permite a criação de factóides como a “morte e ocultação de cadáver de Reis Pacheco”, sem a devida constatação da verdade com a celeridade e pluralidade propiciada pela internet e redes sociais.

Ademais, pelo menos, metade da população do estado não se informa pela TV Mirante, pois acessa TV por parabólica. Cada vez maior também é o índice da população com acesso à internet, especialmente via celular. Isto é, com informações ao alcance das mãos.

Com o revés do clã Sarney nos campos eleitoral, político e midiático, resta-lhes a influência sobre o presidente Michel Temer e o apoio deste para Roseana Sarney. Recente pesquisa divulgada pelo Ibope mostra que 90% dos eleitores não votam em candidatos que apóiam governo Temer.

Decerto, uma temeridade para a improvável candidatura de Roseana Sarney. O Maranhão está próximo de livrar-se de vez do passado coronelista.

Radialista, jornalista. Secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

35 respostas para “Improvável duelo eleitoral entre Roseana e Flávio”

  1. FERDINANDO disse:

    …(((..o Maranhão está próximo de se livrar de vez do passado CORONELISTA……))). exatamente isso —adeus oligarquia sarney—-adeus engana/engana sarney—adeus laranjal sarneys—–O POVO MARANHENSE ACORDOU DO PESADELO SARNEYS —-DESPERTOU —TOMOU A VACINA ANTI-VÍRUS SARNEY —uma vacina poderosa que imuniza para sempre —uma vacina abençoada –a vacina do despertamento politico, quando vê o passado tenebroso da oligarquia sarney em mais de 50 anos de mandos e desmandos—BILIONÁRIOS— e deixou o MARANHÃO NA POBREZA, com os piores índices sociais do Brasil, uma vergonha nacional e a oligarquia BILIONÁRIA com aposentadorias do inss —MILIONÁRIAS—75 000,00 —-55 000,00 por mês —oligarquia tem sorte até nas aposentadorias do inss—e o TEMER mentindo que o inss está quebrado —-pudera ….pagando essas aposentadorias milionárias para oligarquia ……….DIANTE DO PASSADO DESSA OLIGARQUIA , DAS 4 GESTÕES DESASTRADAS, COM ESCÂNDALOS E MAIS ESCÂNDALOS, SUMIÇO DE BILHÕES DA SAÚDE , SUMIU UM BILHÃO—NA GESTÃO PASSADA DA ENGANA/ENGANA —SUMIU , NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU—SUMIU ——90 % DOS MARANHENSES DO BEM —90% DOS MARANHENSES DECENTES /INTELIGENTES VOTAM NO EXCELENTE GOVERNADOR FLÁVIO DINO QUE EM SOMENTE 3 ANOS DE TRABALHOS MAIS TRABALHOS PARA RECUPERAR O ABISMO SOCIAL DEIXADO PELA OLIGARQUIA —-que concentrou suas atenções durante mais de 50 anos no cofre do Maranhão—-FORAM DESTRONADOS COM NOSSOS VOTOS EM FLÁVIO DINO E SEREMOS DEFINITIVAMENTE LIBERTOS EM 2018 COM NOSSAS FORÇAS E NOSSOS VOTOS EM FLÁVIO DINO 2018—adeus oligarquia sarna —adeus engana/engana —já não consegue enganar a mais ninguém —-FLÁVIO DINO 2018

    • Capelobo disse:

      Mais um PPPCVXSPEC ( Personagem Pederasta Passivo Xibungo corno viado SORVETEIRO COM PICOLÉ GIGANTE ENFIADO no C. ) criado pelo blogueiro.

      • FERDINANDO disse:

        atenção-atenção—-A VACINA ANTIVIRUS SARNEY—-que todos os maranhenses decentes /do bem/inteligentes JÁ TOMARAM , JÁ ESTAMOS IMUNIZADOS DOS SARNEYS, DA ROSENGANA , E SEUS LARANJAS—imunidade eterna—-SÓ FALTOU O CAPELOBO TOMAR ESSA VACINA . agora para lobos a SERINGA É CAVALAR,(daquelas utilizadas em CAVALOS) BEM CHEIA E APLICADA NA BUNDA , NO BUM,BUM – o efeito é instantâneo, viu capelobo —-finalmente o capelobo ficará IMUNIZADO DO VÍRUS SARNEY—cuidado cape , esse vírus é 1000 vezes mais potente que o vírus da febre amarela—esse vírus circula pelo MARANHÃO há mais de 50 anos ……agora GRAÇAS A DEUS 90% dos MARANHENSES DO BEM , DOS MARANHENSES DECENTES, DOS MARANHENSES INTELIGENTES FORAM IMUNIZADOS DESSE TERRÍVEL VÍRUS—GRAÇAS A DEUS — só falta 10% e o capelobo para serem vacinados—–mas com 90% já vacinados houve o ISOLAMENTO DO PODER MORTÍFERO DO VÍRUS —-ESTAMOS SALVOS —-e você capelobo e os 10% QUEREM CORRER O RISCO ???????

        • Capelobo disse:

          Mais um PPPCVXSPEC ( Personagem Pederasta Passivo Xibungo corno viado SORVETEIRO COM PICOLÉ GIGANTE ENFIADO no C ) criado pelo blogueiro.

          • FERDINANDO disse:

            capelobo em vez de perder tempo …XINGANDO…..VÁ TOMAR A VACINA ANTIVÍRUS ==SARNEYS=====NO bum,bum ——e estará IMUNIZADO PARA SEMPRE. CUIDADO ….esse vírus é 1000 vezes mais potente do que o da febre amarela—-CAPELOBO VACINA CAVALAR NO …….BUM, BUM.

  2. Nill disse:

    Esse blogueiro é babão de Flávio dino.
    Aff

  3. Rivellino disse:

    Podem VIR barangões! Estarão diante de forças corajosas, manezões petistas! Vem a Porto Alegre. Quebrem! Quero ver!

    _________________________________________________
    bom senso do erudito morre na escuridão do petismo Kitsch.
    _________________________________________________

    Vem capangas do PT! Aqui não tem fracote, não! Manezões. PT e PCdoB são TROGLODITAS.
    .
    PCdoB nas suas reuniões regionais só há pessoal de mau-gôsto. Barangões e bregões. Vem seus manés! Aqui não tem medroso, não.
    .
    Quanto ao PCdoB nos ameaçar:

    Eis: pode vir, satélites de petralhas — PCdoB! Não temos medo
. Pode vir quebrar a nossa doce Porto Alegre. Desde q o chefão dos Petralhas se dane. 
Depois consertaremos o patrimônio. Vem!, q aqui tem macho de verdade.
    .
    Quanto a você — militante do petralhismo Petista – é vagabundo.
 Seu chefe e dilma, ambos são grotões, barangões, de mau gôsto, Kitsch, primitivos e trogloditas.

    Compare lula com alguém versátil, fabuloso, flexível.

  4. Krato disse:

    Família Sarney nunca mais no governo do Estado do Maranhão.sai fora bando de Sanguessugas, vão para o Estado do Amapá.aqui vocês não enganam mais não

  5. Joao disse:

    Quando o pt estava no poder o Sarney e Roseana apoiou,depois que o temer deu o golpe os sarneys passou para outro lado
    Os sarneys não tem lado, eles visam poder não defende um projeto, Agro negócio, indústria,fica dando dica para ministério
    Do temer nunca cuidou de sua casa.

    • Jose disse:

      A potência do grupo Sarney na velha política era Lobão,João Alberto carcará,e outros da velha guarda, só que o povo não quer mais isso, está muito saturado vamos inovar a política tira da cabeça grupo potente vamos pensar no nosso futuro

    • Capelobo disse:

      O JUSTO ressuscitou?
      Só pode, não é possível que existam dois Xibungos analfabetos com a mesma quantidade de merda na cabeça.

  6. Carlose disse:

    Passou a época do povo bobo o povo agora é informado e tá mais antenado do que nunca a Sarneysada não consegui enganar mais ninguém como no passado . é Flávio Dino dinovo

  7. Jonx disse:

    O Sarney era Dilma e Lula desde pequeno
    Depois que Dilma saiu,sarney deu as costas
    Pulou no barco do temer e seus seguidores e
    Agora ficam criticando o pt, diferente do governador Flávio dino, que nunca abandonou
    O baro barco, e está bem nas pesquisas apoiando o pt, e Roseana está fracasada com
    Do mesmo jeito do temer,vai custar muito
    Caro para Roseana Sarney

  8. Ciba disse:

    Muita lucidez, análise perfeita no entanto para tentar conquistar um mandato no legislativo a representante da oligarquia precisa afirmar que o grupo tem potencial e que seu nome é viável eleitoralmente, caso contrário não fica ninguém pra fechar a porta.

  9. Ronaldo disse:

    É Flávio Dino de novo, vai ser um massacre eleitoral. Rosengana nunca mais, não ganha nem pra Presidente do moto club.

  10. Amanda disse:

    Roseana 2018 pesquisa falsa q papada de porco pagou para enganar o povo, fora dinosorvetap

  11. Pierre disse:

    Esse capiloco deve ser um chupa culhao de Sarney..

  12. ARIOVALDO disse:

    O GOVERNADOR FLÁVIO DINO É RECONHECIDO PELO POVO E PELOS ANALISTAS INDEPENDENTES COMO O MELHOR GOVERNADOR DO MARANHÃO —de todos os tempos—a história nos conta o MARANHÃO até o FLÁVIO DINO —nunca passou de uma CAPITANIA HEREDITÁRIA —-governada por coronéis –VITORINO –ANTES DOS SARNEYS DOMINAREM A CAPITANIA HEREDITÁRIA—foram mais de 50 anos de oligarquia /coronelismo/ compadrio / o MARANHÃO E SUAS RIQUEZAS ERAM PROPRIEDADES DE SEUS DONOS —–A OLIGAQUIA SARNEY—as 4 gestões da ROSENGANA SARNEY—-escândalos/escândalos/ESCÂNDALOS —-deixou o estado com os piores índices sociais, um abismo social que perdurará por décadas a fio —-SOMENTE APÓS A ELEIÇÃO DO COMPETENTE E EFICIENTE GOVERNADOR FLÁVIO DINO —-libertou o MARANHÃO das garras da oligarquia e da rosengana —libertação do MARANHÃO —COM FLÁVIO DINO O MARANHÃO CONHECEU SEU PRIMEIRO GOVERNADOR COMPETENTE DE SUA HISTÓRIA —-veja bem , no século vinte e um —-o primeiro governador competente, eficiente, capacitado —da história do MARANHÃO —FLÁVIO DINO—-ISSO É HISTÓRIA —É O PASSADO REGISTRADO NOS LIVROS DE HISTÓRIA —não é bajulação —é analise da história—FLÁVIO DINO, O PRIMEIRO GOVERNADOR EFICIENTE, COMPETENTE, CAPACITADO, TRABALHADOR DA HISTÓRIA DO MARANHÃO —-nunca teve outro igual —–FLÁVIO DINO 2018

  13. Carlos Augusto disse:

    Caro Colunista , sou carioca e o trabalho me leva constantemente a São Luís. Como não conheço a política maranhense não vou dar minha opinião, mas nas andanças que fiz durante o ano de 2017 pelo MA , vi muito abandono, sujeira e muita pobreza pelo estado inteiro. Se o COMUNISTA é o melhor pro MA fico com pena de vocês.

  14. HEITOR GABRIEL disse:

    vejo com tristeza o apego dos manda-chuvas ao poder, ao cofre do estado — é uma obsessão, uma loucura , querem o cofre , o cofre, o cofre ….. mesmo tendo montanhas de dinheiro da altura do EVEREST , muito bem guardadas, esquecem que a vida é curta , logo, logo ….tudo passou , tudo ficou para trás , pois não tem gaveta caixão ……mas querem o poder, amam o estimado cofre ….não sabem viver sem o cofre —o mesmo quando um bebê perde a chupeta , chora copiosamente , eternamente….e só serve a SUA CHUPETA —é um vício o poder , o cofre público . MAS A VIDA É CURTA —-TEMOS UM PRAZO DE VALIDADE —estipulado por DEUS—não tem como alterar ………A VIDA É CURTA …..E …..TUDO FICOU PARA TRÁS, TUDO , TUDO ….vamos só com a roupa do corpo e até sem sapato …….encontrar com DEUS E SUA JUSTIÇA —sem sapato —sem os imóveis, sem as montanhas de dinheiro -(-sabe DEUS como foram adquiridas-)–sem as fazendas, sem as barras de ouro …….só com a roupa do corpo e sem os sapatos ………A VIDA É CURTA . é um fato.

  15. Mané disse:

    Robson Paz trabalha pro Governo. Alguém acha que ele vai fazer uma análise lúcida sobre o momento político?

  16. Jose disse:

    Sarney e Roseana acuados,o grupo debandado e assim vão perdendo força cada dia,o povo
    Está informado a família Sarney já bagunçou
    Demais no Maranhão, depois o sarney foi
    Para o Amapá ficou 16 anos no senado vai lá
    Conhecer o Amapá estado de calamidade.

  17. ABEL disse:

    a oligarquia está em desespero —-SEM O COFRE DO MARANHÃO DEPOIS DE MAIS DE 50 ANOS ADMINISTRANDO O COFRE DO MARANHÃO …..O POVO MARANHENSE TOMOU NOJO DE SARNEYS—-DE ROSENGANA—ENGANA/ENGANA –já não engana a mais ninguém—-DESESPERO TOTAL —FORAM DESTRONADOS—APEADOS DO COFRE DO MARANHÃO —–

  18. imparcial disse:

    Essas pesquisas de “exatas” e “inexatas” da vida, só o PC do B acredita.

  19. Pierre disse:

    Todos sabem que o capilobo é mutação genética do capiroto (diabo) com Sarney (lobo).5

  20. Pierre disse:

    Quando as … com animais, como jumentos,cavalos,macacos,elefantes,cachorros etc…nasceu então uma aberração por nome:Capilobo o saco de Sarney..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens