Fechar
Buscar no Site

Faculdade Estácio promove encontro da Vigilância Sanitária com estudantes da saúde

Cerca de 150 alunos dos cursos de Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem e Educação Física da Faculdade Estácio São Luís tiveram, nesta quarta-feira (8), um encontro com especialistas de renome no Maranhão quando o assunto é Vigilância Sanitária e Ambiental. Os profissionais da SUVISA – Superintendência estadual de Vigilância Sanitária e Ambiental – conversaram com os estudantes sobre vários aspectos que envolvem a saúde humana e o meio ambiente, no auditório da Estácio, durante aproximadamente 3 horas.

Ao todo, quatro experts se reuniram com professores e alunos: a Dra. Iara Bertoldo, chefe do Departamento de Produtos da SUVISA; Etevaldo Castro, chefe do Departamento de Serviços da Saúde; a fonoaudióloga Adriana Maria; e Afonso Lopes, que é chefe do Departamento de Vigilância e Saúde Ambiental.

As palestras foram acompanhadas por apresentações de registros feitos pelos profissionais em situações por eles flagradas em trabalhos de campo. Uma das imagens apresentadas foi a foto de um quintal que reunia vários tipos de risco à saúde humana e ao meio ambiente, como a criação de porcos em área urbana, no mesmo local em que se usa água de poço (contaminada) e próximo ao ponto onde ficava a sentina, reservatório de dejetos despejados como esgotamento sanitário da residência. A imagem foi usada como exemplo de desrespeito ambiental capaz de comprometer a saúde pública como um todo.

A ideia da palestra é proporcionar aos alunos o conhecimento das ações da Vigilância Sanitária, bem como promover uma integração entre o Mercado de Trabalho e a Instituição de Ensino. “Os nossos alunos com certeza saíram das palestras com olhar muito mais atento a cenas cotidianas, corriqueiras, que parecem ser normais por serem comuns, mas que, na verdade, só afetam o ambiente e a saúde das pessoas. Investir em prevenção e em Vigilância é investir em saúde, pois os gastos com tratamentos de doenças são muito mais altos. Foi uma grande oportunidade aqui na nossa instituição”, pontuou a professora Monique Carvalho, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio São Luís.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

2 respostas para “Faculdade Estácio promove encontro da Vigilância Sanitária com estudantes da saúde”

  1. Mandioca disse:

    Meu Deus, se UMA e UEMA são duas arapucas, imagine essa Estacio.
    O Brasil foi contaminado por arapucas “educacionais” os Ceumas da vida. Hoje existem cursos diversos, inclusive de Direito, que você faz pelo Watzap.
    A maioria funciona nas madrugadas dos fins de semanas nas periferias das cidades do interior deste inculto e miserável país.
    Há propósito NOBRE (essa foi demais) blogueiro, o Sr. Concluiu o primeiro grau?

  2. Mandioca disse:

    Onde se lê UMA, leia-se UFMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens