Fechar
Buscar no Site

Em carta a Bolsonaro, governadores do Nordeste pregam diálogo nacional

Reunidos em Brasília hoje (21), os governadores eleitos e reeleitos dos nove estados do Nordeste aprovaram uma carta ao presidente eleito Jair Bolsonaro, com seis temas prioritários da região, e um pedido de audiência. No documento, o Fórum de Governadores do Nordeste, formado basicamente por oposicionistas, promete lutar “por bons destinos” para o Brasil e coloca-se “à disposição para o diálogo e o entendimento nacional”, especialmente para fundos e obras de infraestrutura, e a continuidade do programa Mais Médicos.

Além de assuntos já tratados na reunião da semana passada, os governadores nordestinos acrescentaram o Mais Médicos, defendendo “a imediata recomposição e ampliação” do programa. No sexto ponto da carta, os governadores abordam a “preocupação com o vazio assistencial que pode se produzir nos municípios, com a diminuição do contingente de profissionais do Programa Mais Médicos”.

O primeiro item da pauta é a “retomada urgente de obras federais no Nordeste”. Para o Fórum de Governadores do Nordeste, essa medida vai permitir a recuperação do crescimento econômico na região e a geração de empregos. Os governadores destacaram obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacionais.

Segurança

Para os governadores do Nordeste, o combate à violência no país se dará a partir de um Pacto Nacional pela Segurança Pública, coordenado pelo governo federal, com “ações concretas” de combate à criminalidade interestadual, incluindo atuação de facções criminosas, assaltos a bancos, tráfico de armas e explosivos. “É preciso que o Sistema Único de Segurança Pública passe a funcionar, e o governo federal se integre com os estados. A violência é um problema de todo o país”, argumentou Santana.

Os governadores propõem a discussão da reforma tributária para equilibrar a distribuição de recursos entre os entes federados. Segundo avaliação feita na reunião, o pacto federativo está desequilibrado, com o aumento de obrigações para os estados e os municípios e uma constante redução dos repasses dos fundos de participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM). Segundo eles, um dos caminhos para melhorar a arrecadação pública seria “a tributação de bancos e de rendas do capital”.

Educação
O Fórum de Governadores do Nordeste defende ainda a prorrogação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), que se encerra em 2020 e define o apoio do governo federal às ações de educação nos estados e municípios. Para os governadores, além da prorrogação, é preciso ampliar a participação da União no financiamento da educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio).

Por fim, os governadores pedem o desbloqueio das operações de créditos dos estados, “para viabilização de investimentos e pagamentos de precatórios judiciais”.

Além de Santana e Costa, participaram do encontro os governadores Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Belivaldo Chagas (PSD-SE) e Flávio Dino (PCdoB-MA), o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB), os eleitos João Azevêdo (PSB-PB) e Fátima Bezerra (PT-RN) e a vice-governadora eleita de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB). Na primeira fase da reunião, que aconteceu na sede da representação do Ceará em Brasília, os governadores receberam o presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (MDB-CE). (EBC)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

3 respostas para “Em carta a Bolsonaro, governadores do Nordeste pregam diálogo nacional”

  1. joão disse:

    NORDESTE–a região mais atrasada do Brasil—foi mantida no atraso pelas ELITES POLÍTICAS DE PLANTÃO —pelas ETERNAS OLIGARQUIAS QUE SOMENTE ROUBARAM –ROUBARAM—ROUBARAM BILHÕES E BILHÕES —-são bilionários —LIVRES –LEVES–e—SOLTOS—— EM VEZ DESSES GOVERNADORES trabalharem dia e noite em prol do sofrido povo nordestino ……fica com picuinhas….ESQUERDALHAS—PTRALHAS—amam o SANTO LULA LADRÃO— amam o PT= PARTIDO DAS TREVAS amor maior do que de ROMEU e JULIETA…..JAMAIS RECONHECEM AS ROUBALHEIRAS DE BILHÕES –BILHÕES–BILHÕES DO PT–LULA LADRÃO–DILMA ANTA PTRALHAS —afundaram o Brasil———- GOVERNADORES AO TRABALHO —-VOCÊS FORAM ELEITOS PELA ==CONFIANÇA= DEPOSITADA PELO POVO NORDESTINO——então ao trabalho —– pelo estado …pelo BRASIL.

  2. Capelobo disse:

    PPP (PERSONAGEM PEDERASTA PASSIVO) é assim mesmo, de noite é Maria, e de dia é JOÃO.
    O que importa são QUANTAS FUNDADAS NO PESCOÇO o PPP leva por dia.
    Mas BOLSOANAL vai acabar com isso.
    O BOLSOMERDA vai fuzilar tudo quanto é viado do Maranhão, e vai começar justamente pelo PPP e pelo JUSTO JUMENTO.
    vai ser só um tiro no orifício do cagante para NÃO ESTRAGAR O COURO.
    O Brasil vai exportar COURO DE VIADO e nao pode estragar o couro dessa viadada que BOLSOBOSTA vai mandar matar.

  3. Joe disse:

    Se o CAPE louco fizer exame de sangue vai constatar 100% de FEL….está contaminado pelo fel de ódio…. ódio….contra as VERDADES….não aceita e ataca…xinga….cruz credo… xô satanás para o inferno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens