Fechar
Buscar no Site

Edivaldo entrega casas no maior programa de urbanização já feito no Polo Coroadinho

O Polo Coroadinho, um dos mais populosos da capital, vem recebendo, nos últimos anos, uma série de obras e serviços implantados pela Prefeitura de São Luís. Na gestão do prefeito Edivaldo a área foi alvo do maior programa de urbanização desde seu surgimento, há 40 anos. Estas ações beneficiaram mais de 50 mil pessoas. A última delas foi a entrega, feita pelo chefe do executivo municipal, nesta quinta-feira (21), de 21 unidades habitacionais do Residencial Rio das Bicas II, área prioritária de reassentamento do Polo Coroadinho. Com a entrega das casas, a Prefeitura conclui o programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga.

“As pessoas que estão morando nestas casas, antes estavam em palafitas. Estamos entregando estas residências e dando dignidade à população. O Polo Coroadinho tem recebido um volume de investimento muito alto do poder público municipal na nossa gestão”, destacou o prefeito Edivaldo. O gestor refere-se à série de obras feitas pela Prefeitura no local a exemplo da reforma da Unidade Mista de Saúde, asfaltamento de ruas e avenidas, regularização de títulos de terras, construção de espaços de lazer, do Centro de Referências de Assistência Social (Cras), dentre outros serviços que visam dar mais qualidade de vida à população.

Na solenidade, o prefeito Edivaldo entregou simbolicamente o Termo de Concessão Especial para Fins de Moradia, documento que permite a expedição do título definitivo do imóvel, para os moradores já alojados. Edmilson Dutra, morador da casa 15, foi o primeiro a receber as chaves e o documento de concessão. Ele acompanhou todo o processo de construção das casas. Acompanharam o prefeito os secretário Gustavo Marques (Sempe), Pablo Rebouças (Governo), Tati Lima (Semit), José Cursino (Seplan), Antonio Araújo (Semosp) e os vereadores Paulo Victor, Concita Pinto, Pavão Filho, Nato Júnior, Edson Gaguinho e Josué Pinheiro.

O titular Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, destacou a importância da presença do poder público na área do Coroadinho, em especial no que tange à política habitacional. “As habitações suprem papel social relevante, pois, ao mesmo tempo em que representam uma melhoria da qualidade de vida dessas famílias, atendem a um remanejamento gerado por conta de obras de cunho ambiental e sanitário. Sem dúvidas, essas famílias terão, a partir de agora, uma vida melhor e mais digna”, pontuou o titular da Sempe, Gustavo Marques. O projeto de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga foi coordenado e executado pela Sempe com o financiado do Banco Mundial.

CASAS

As residências entregues são geminadas – construídas duas a duas – e divididas com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro e área de serviço, totalizando 41,55m² de área construída. O projeto contempla ainda a inclusão, sendo que há casas adaptadas para pessoas com deficiência; e atende aqueles que possuem ou querem montar pequenos negócios, com modelo de um cômodo a mais para instalação de comércio, com área de 56,84m². No geral, as residências variam entre 42,03 m² e 57,49m² de área construída, em terreno de mais de 6.5 mil m².

O projeto da Bacia do Bacanga tem viés urbanístico, socioambiental e econômico institucional. Contempla ações tanto na região da margem direita do rio, que envolve Coroadinho, Coroado e Sacavem; quanto na margem esquerda, que agrega Piancó, Sá Viana, Vila Embratel, entre outros.

Os antigos moradores das áreas de riscos da Salinas do Sacavém, que passaram a habitar o Residencial Rio das Bicas II, enxergam agora outra realidade. Jeilson José Alves Pereira, ex-morador da rua da União, comemorava a conquista ao lado da mulher e filha. “As casas ficaram muito boas. O ambiente todo é muito bom”, comentou.

A vendedora Lizângela Santana Pereira recebeu o Termo de Concessão em nome do marido Benedito de Jesus Pereira. “Está muito boa”, afirmou a vendedora que durante 13 anos conviveu com o sobressalto no período das chuvas.

“A Sempe vai acompanhar os moradores do Residencial Rio das Bicas II com todo o aparato da Prefeitura de São Luís. Estamos fazendo isso nas 33 casas entregues no Programa Rio das Bicas. Vamos continuar fazendo as visitas domiciliares. Esse é um trabalho que não pode parar”, afirmou a assistente social Vânia Regina Azevedo Sousa, da Sempe.

BACIA DO BACANGA

As obras do Canal Rio das Bicas estão entre as de grande impacto na população local promovidas pela Prefeitura no Coroadinho. A área foi toda urbanizada pela Prefeitura para a construção do Residencial Rio das Bicas I, composto de 12 casas; e agora, o Residencial Rio das Bicas II. O trecho recebeu serviços de drenagem profunda com galerias tubulares de concreto armado e microdrenagem que, dando fim às inundações e, consequentemente, ao acúmulo de dejetos no período chuvoso, vai facilitar o escoamento da água das chuvas.

Na margem direita da bacia do Bacanga foram executadas as obras do Parque Urbano do Rio das Bicas, constituída de cinco praças situadas ao longo do Canal do Rio das Bicas, nos bairros do Coroadinho e Salinas do Sacavém. As praças contém playground, academia aberta, quadra de esportes, mesa de jogos, paisagismo nos espaços de lazer e recreação e pavimentação das ruas nos entornos.

Foram pavimentadas mais 30 quilômetros de 280 ruas, beneficiando mais de 50 mil moradores. Na lista de serviços ainda pavimentação asfáltica e com bloquetes, além das obras de drenagem superficial com implantação de meio-fio, calçada e sarjeta. Algumas ações recebem ajustes para recuperar desgastes fruto do tempo.

A região também recebeu obras do programa Mais Asfalto, em parceria Prefeitura e Governo do Estado, com a requalificação de cerca de sete quilômetros de vias e também melhoria da iluminação pública. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) beneficiando todos os 32 bairros do polo.

“O prefeito Edivaldo tem sido incansável na condução de obras de melhoria estrutural nos bairros do Polo Coroadinho e beneficiado a população da área com asfalto, drenagem e outros serviços. Desta forma, melhora o aspecto do local, valorizando e garantindo dignidade aos moradores”, enfatizou o titular da Semosp, Antonio Araújo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens