Fechar
Buscar no Site

DPE/MA realiza eleição para defensor público-geral do Estado

Aconteceu na última sexta-feira, dia 13, o pleito para o cargo de defensor público-geral do Estado do Maranhão. A eleição possibilitará a composição de lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado para a escolha do gestor da instituição durante o biênio 2018-2020.

De acordo com a ata da sessão de apuração dos votos, foram 159 votantes e 22 abstenções, num sistema de voto múltiplo. O candidato Alberto Pessoa Bastos, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor, recebeu 123 votos e o candidato Werther de Moraes Lima Junior, atual defensor-geral, 52. A Comissão Eleitoral se reuniu ontem, terça-feira, para conferência de todos os documentos, confirmação da regularidade dos dados apontados pelo sistema e apresentação do resultado definitivo do pleito.

Em carta aberta aos defensores públicos, Werther Lima Junior reconheceu a vitória do defensor Alberto Bastos e anunciou que não submeterá seu nome à escolha do governador, respeitando a vontade da maioria.

Transparência – Foi a primeira vez que o pleito foi realizado por meio do sistema eletrônico de votação, o SIA-Eleições. A plataforma possibilitou aos defensores públicos votar dos computadores habilitados e disponibilizados na sede da instituição e nos núcleos regionais instalados no interior, com exceção de Alcântara.

Um mês antes da eleição, o software foi apresentado pelo seu desenvolvedor, Flávio Almeida Ferreira – chefe da divisão de Infraestrutura de TI da Defensoria de Roraima – a um grupo de defensores públicos e a um auditor externo para fins de verificação da segurança e transparência do software. Na ocasião, o auditor Allisson Jorge Silva Almeida informou que o sistema atendia a todos os critérios de segurança para garantir a lisura da eleição.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, o defensor público Lucio Lins Siqueira Ramos, a utilização do sistema garantiu uma série de benefícios para a instituição. “O sistema representa um grande avanço, pois facilita o exercício do voto e a apuração. Foi importante tê-lo conseguido sem grandes custos. Há algumas coisas ainda a avançar e melhorar, mas, no geral, não houve  intercorrências significativas”, declarou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens