Fechar
Buscar no Site

Deputados elogiam entrega de mais ambulâncias a municípios


O governador Flávio Dino entregou no último sábado (11) mais 12 novas ambulâncias aos municípios necessitados de deslocamento entre as unidades de saúde. A medida demonstra a parceria do poder público estadual em apoiar as gestões municipais, para que toda a rede de assistência à saúde esteja fortalecida.

A solenidade de entrega dos novos equipamentos contou com ampla participação dos deputados estaduais que destacaram a importância da chegada dos veículos para os municípios e a política de plena assistência à todas unidades de saúde do Maranhão, adotada pelo governador Flávio Dino.

Para o deputado Zé Inácio (PT), a aquisição das ambulâncias revela a preocupação do governo estadual em levar boas condições de saúde a todos os maranhenses, sem distinção partidária ou de localidade. “Trabalhei as emendas para os municípios de Nunes Freire e Santa Luzia, regiões muito carentes. Tive a resposta positiva de que as ambulâncias vão para lá e só posso agradecer ao governador e o secretário de Saúde, Carlos Lula, por eles colocarem os olhos na população destes municípios, que, agora sim, contam com uma situação digna de deslocamento”, afirmou o parlamentar.

A deputada Valéria Macedo (PDT) considera a entrega das ambulâncias o fim do clamor de muitos municípios, que antes eram desassistidos destes veículos equipados e seguros para o transporte de pacientes. “Todos os municípios precisam de ambulâncias e o Governo entende a necessidade de cada região. A Assembleia Legislativa está do lado do governador e do secretário Carlos Lula para destinação de emendas destes veículos, colocando um ponto final no sofrimento de muita gente e transformando a saúde do Maranhão”, ressaltou a deputada.

O parlamentar Rogério Cafeteira (PSB) enfatizou que a parceria entre o Governo e os municípios está sendo efetivada a cada dia, a cada ação, e na área de saúde, a parceria recebe reforços contínuos. “O sistema de saúde não pode parar e as ambulâncias são importantes ferramentas que oferecem qualidade de vida e segurança a quem precisa. O governo caminha lado a lado das gestões municipais e a entrega dos veículos demonstra que, juntos, iremos mudar o cenário da saúde maranhense”, opinou.

Rigo Teles (PV) acentuou a iniciava de entrega dos novos equipamentos de saúde e a necessidade diária dos deslocamentos de pacientes no interior do estado. “O governo trabalha ações de saúde na capital e no interior sem desassistir nenhum município. Estas ambulâncias chegarão nas localidades mais distantes para deslocar pacientes de média e alta complexidade, um transporte que vai ser seguro e constante, pois a todo momento vidas precisam ser salvas. O governo está de parabéns”.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, agradeceu o empenho dos deputados em destinar as emendas para compra de ambulâncias e garantiu que a parceria entre gestão estadual e municipal sempre vai existir, pois a política de saúde do governo Flávio Dino é feita para todos.

Assistência

O Governo do Estado vai entregar, nos próximos meses, mais de 100 veículos destinados a pacientes que necessitem de transporte entre as unidades de saúde.

Dentre os municípios que já foram contemplados com a entrega estão Alto Parnaíba, Arame, Benedito Leite, Bom Jesus das Selvas, Central do Maranhão, Governador Nunes Freire, Matinha, Fortaleza dos Nogueiras, Penalva, Santa Luzia do Tide, Senador La Roque, Tasso Fragoso, Tutóia, Colinas, Barreirinhas, Peritoró Presidente Dutra, São Luís, Raposa e Paço do Lumiar.

As ambulâncias têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Possuem, ainda, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. O Governo do Estado investiu R$ 160 mil por ambulância.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens