Fechar
Buscar no Site

Atraso em reforma de prédio compromete início de aulas em escola de Paço do Lumiar

G1 MA – Pais e responsáveis de alunos da Unidade de Educação Básica Moranguinho, na comunidade Vassoural, zona de rural do município de Paço do Lumiar, cidade limítrofe da capital maranhense, reclamam que as aulas do ano letivo de 2017 na instituição ainda não foram iniciadas, por causa de atraso na conclusão da obra de reforma. Os serviços, que iniciaram em março de 2016, deveriam ter finalizado em 45 dias.

A unidade é a única escola creche da comunidade e funciona em um terreno alugado há pelo menos 17 anos pelo município. Segundo professores e pais, as obras para a reforma da escola começaram há 15 dias e foram suspensas três dias depois por falta de funcionários e de material.

Insetos, ratos e cobras fazem parte do cenário que as crianças têm que enfrentar no dia-a-dia. “Eu mesmo cheguei a tirar uma cobra, não sei de que espécie. Só sei que era uma cobra peçonhenta”, afirmou o operador de máquinas Ezequias Costa.

Crianças foram alojadas em prédio sem estrutura (Foto: Reprodução TV Mirante)

Para não comprometer tanto o período letivo dessas crianças, as professoras sugeriram à Secretaria Municipal de Educação o aluguel dessas outras salas aqui ao lado. O contrato ainda nem foi assinado, mas é praticamente impossível assistir aula por causa das infiltrações e sem qualquer ventilação, mecânica ou natural.

“As condições são precárias. As professoras e os demais profissionais da escola estão fazendo o que podem. Nós entramos em acordo com a Secretaria que iríamos começar nesse prédio de uma forma paliativa se fosse dado o suporte. Era para ter começado as aulas desde o dia 24, mas começou por falta dos ventiladores. A escola tem um banheiro, um bebedouro para atender 260 crianças”, lamentou a professora Dânia.

Por causa dessas condições muitos pais desistiram de continuar com seus filhos matriculados e agora precisam adicionar ao orçamento da família mais um gasto com o reforço escolar. “Estamos chegando ai o período junino e meu filho ainda não começou a estudar ainda. Coloquei ele no reforço. Está fora do meu orçamento e estou suando para pagar” revelou o pedreiro Paulo Roberto.

Ao JMTV1, a prefeitura de Paço do Lumiar informou que o prédio iniciou o processo de reforma da escola e que a obra tem prazo de 45 dias para o término. Além disso, afirmou que a escola funcionará no prédio ao lado durante o período de reforma. Confira a nota na íntegra:

NOTA
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que a Unidade de Educação Básica (UEB) Moranguinho funciona em um prédio alugado há 17 anos, o que demonstra o descaso das últimas administrações com a educação.

A Semed ressalta que apenas na gestão do prefeito Domingos Dutra, foi possível começar uma intervenção na estrutura física do prédio, na rede elétrica e hidráulica, atendendo às necessidades da comunidade escolar.

A Prefeitura afirma ainda que entregará a escola em 45 dias, período em que a escola funcionará num prédio anexo à Unidade Educacional.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens