Fechar
Buscar no Site

Além do PT, PSOL e PCdoB não participarão da posse de Bolsonaro

Líderes do PT, PSOL e PCdoB anunciaram ontem que seus deputados e senadores não vão participar da cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, no dia 1.º de janeiro no Congresso. Outros partidos que já declararam oposição ao futuro governo, como PDT e PSB, informaram que alguns líderes também não devem comparecer à solenidade em que o presidente e o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, assinam o termo de posse.

Em nota, o PT disse reconhecer o resultado da eleição, mas afirmou que a disputa foi marcada pela falta de lisura por ter sido, segundo o partido, “descaracterizada pelo golpe do impeachment, pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad”, derrotado no segundo turno.

“O resultado das urnas é fato consumado, mas não representa aval a um governo autoritário, antipopular e antipatriótico, marcado por abertas posições racistas e misóginas, declaradamente vinculado a um programa de retrocessos civilizatórios”, diz o texto, assinado pelos líderes do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e no Senado, Lindbergh Farias (RJ), e pela presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR).

As bancadas do PT no Congresso afirmaram ainda que o futuro governo pretende “destruir a ordem democrática e o Estado de Direito no Brasil”, com o aprofundamento de “políticas entreguistas e ultraliberais do atual governo, o desmonte das políticas sociais e a revogação já anunciada de históricos direitos trabalhistas”.

Já o PSOL diz no texto que o governo que se iniciará na próxima semana “tem como princípios o ódio, o preconceito, a intolerância e a violência”.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, a deputada Jandira Feghali (PCdoB) confirmou que a bancada não participará da posse do presidente eleito, mas negou que se trate de “boicote”. “Não é um boicote, até porque respeitamos o resultado das urnas. É a decisão política de não ir”, disse.

Segundo ela, os parlamentares vão prestigiar governadores eleitos do partido que tomam posse no mesmo dia. A legenda reelegeu o governador do Maranhão, Flávio Dino, e os vice-governadores Luciana Santos (PE) e Antenor Roberto (RN). Na Câmara, elegeu nove deputados, um a menos que o PSOL.

O PT tem a maior bancada da Casa, com 56 eleitos, seguido do PSL, partido de Bolsonaro, com 52 deputados.

Bancada liberada

Outras legendas que já se declararam como oposição não articularam um “boicote” à posse, mas seus líderes tampouco devem comparecer. O líder do PDT, André Figueiredo (CE), disse que não vai, mas que “não existe nenhuma deliberação para nenhum deputado da bancada ir”. O presidente da sigla, Carlos Lupi, reconheceu o direito de os partidos não comparecerem, mas disse que um boicote “não tem efeito nenhum a não ser emocional e para marcar posição”.

Presidente do PSB, Carlos Siqueira afirmou que a decisão será de cada correligionário. “Quem desejar participar está livre para fazê-lo. Eu, pessoalmente, não estarei lá e não faço nenhuma reclamação disso, porque acho ótimo até.”

Na eleição, o partido também não teve um posicionamento definido. O PSB apoiou Haddad no segundo turno contra Bolsonaro, mas liberou governadores que disputavam eleição para se manterem neutros.

Apesar de posicionamentos distintos na posse, o PCdoB vai formar um bloco de oposição ao governo do presidente eleito na Câmara dos Deputados com PSB e PDT. Derrotado na eleição, o PT deve ficar isolado nas duas Casas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

12 respostas para “Além do PT, PSOL e PCdoB não participarão da posse de Bolsonaro”

  1. Carlos disse:

    O que esperar dessa cambada que quebrou o pais?
    O lugar da maioria deles é na cadeia,não tem espaço pra esses vermes no governo que se inicia.

  2. Cuba disse:

    E não farão a menor falta.

  3. MAGNO disse:

    GRAÇAS A DEUS—o que esses CANALHAS que afundaram o Brasil—roubaram bilhões do povo brasileiro—enviaram bilhões do povo para CUBA e VENEZUELA—-deixaram o Brasil com 30 milhões de desempregados……O QUE ESSES CANALHAS IRIAM FAZER NA POSSE DO NOVO PRESIDENTE —JAIR MESSIAS BOLSONARO—o primeiro presidente HONESTO—SEM –SEM —SEM –SEM RABO PRESO—PATRIOTA —VERDE E AMARELO da história. LUGAR DE MUITOS DESSES CANALHAS —PTRALHAS–ESQUERDALHAS É NA PRISÃO —–LUGAR DE LADRÕES DE MILHÕES DO POVO É NA PRISÃO ——HONORÁVEIS BANDIDOS –CANALHAS–LADRÕES–LADRONA–DE BILHÕES DO POVO É NA ……PRISÃO ……E …DEPOIS……DEPOIS…..NO INFERNO.

  4. henrique disse:

    VEJA O ATRASO DO MARANHÃO —-50 anos de oligarquia CLEPTOCLÖBILIONÁRIOS—– agora MARANHÃO LIBERTO —mas pelo PCdoB—-nem na RÚSSIA a mãe do PC—PARTIDO COMUNISTA—- não existe mais há décadas—os russos tomaram pavor só de pensar nos horrores do PC…… PC somente em —CUBA—VENEZUELA—COREIA DO NORTE……e ……e….e….e….no MARANHÃO LIBERTO DA OLIGARQUIA CLEPTOCLà mas algemado ao PCdoB—–PC do B …….CRUZ CREDO —QUE ATRASO —–se fosse PARTIDO SOCIALISTA—ou —PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA —— seria mais tolerado ……mas PC do B ……é muito atraso para nosso MARANHÃO —que sofreu horrores em 50 anos de império do MAL-BILIONÁRIOS——e o PCdoB ama o PT—ama o LULA-LADRÃO–( santo lula ladrão–santo–super santo )– ama as roubalheiras de bilhões do PT==LULA-LADRÃO–DILMA ANTA ——–ama os bilhões enviados pelo PT para CUBA e VENEZUELA…….JAMAIS–NUNCA—NEM NO INFERNO FARÃO ALGUMA CRÍTICA AO PT–LULA-LADRÃO–DILMA ANTA —–o PCdoB considera tudo CERTO—–SANTIFICADO—==IMACULADAMENTE HONESTO —-o povo que se dane—com crise—e 30 milhões de desempregados causado pelo PT==LULA-LADRÃO–DILMA ANTA —— não fazem nenhuma crítica para defender o povo que eles alegam defender— que estão ao lado do povo—–tudo mentiras–tudo enganações—tapeações para burros -bobos—otários acreditarem …….e o pior encontra burros/otários/bobos— para apoiar PT–PSOL–PCdoB——como tem burros e bobos nesse país……….ACORDAM BURROS ……..

  5. Natan disse:

    Gloria a Deus pela ausência deles o ambiente vai está leve

  6. Nilto disse:

    O PT não vai participar porque o presidente já mais os convidaria..

  7. Nadya disse:

    O que vocês maranhenses estão falando? Vocês terão o azar de ter um desses partidos crápulas por mais 4 anos 24 h por dia. Viver nesse estado com esse buchudo se achando o tal e a corja dele, a vanguarda de tudo quando na verdade é tudo ao contrário. pc do b no MA é o maior atestado de atraso que vocês poderiam ter. A venezuela do brasil. Não tem como gerar renda e vai tirar o couro de vocês em impostos e arrocho salarial.

  8. Carlos disse:

    Grandes Merdas esses partidos ESQUERDOPATAS COMUNISTAS que levaram o Brasil pro CAOS… lugar de ladrão é na cadeia … mtos desses deputados de merda eram pra tá na cadeia e não na câmara… FORA PARTIDOS VERMELHOS IMUNDOS … O LULA TÁ PRESO BABACA !!!

  9. Lima disse:

    Excelente notícia! Manda esses comunas catar coquinhos! Corruptos!

  10. Capelobo disse:

    Resumindo, quem VOTOU EM BOLSANAL é VIAJO, vai ser fuzilado e vai perder o couro.

  11. HEITOR disse:

    PT–PSOL–PDdoB—cruz credo —xô satanás–PARA CUBA–VENEZUELA–COREIA DO NORTE …..por longo tempo—-depois —depois—depois …. direto para o ……INFERNO. BRASIL LIVRE DESSAS TREVAS.

  12. Ribrasmar disse:

    Ô Maranhão sem sorte, Realmente eu não entendo, o maranhão passou 50 anos nas mãos do diabo do Sarney e do PT, não fizeram nada, absolutamente nada pelo estado, agora que poderia melhorar com o governo novo, vem o governador que eu votei nessa p….., agora ao invés do diabo o maranhão vai para as mãos do cão. Eita Maranhão sem sorte, isso é falta de sorte mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens