Fechar
Buscar no Site

Acadêmica da Amclam palestra sobre a vida de um dos mais importantes autodidatas maranhenses

Acadêmica professora doutora Vera Lúcia Bezerra Silva e o presidente da Amclam, coronel Furtado (Foto: J. Roberto)

No último dia 26 de outubro, mais uma vez, o auditório da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei), ainda seguindo com todos os protocolos sanitários, recebeu acadêmicos da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) e da Academia de Bombeiros Militar Josué Montello, para a palestra Vida e Obra do Professor Jerônimo de Viveiros. Programada e fazendo parte do III Ciclo de Palestras do sodalício cultural, a acadêmica professora doutora Vera Lúcia Bezerra Silva apresentou, aos presentes, um trabalho de pesquisa em que mostrou a vida e a obra do patrono da cadeira nº 24 da Amclam, Jerônimo José de Viveiros.

A palestrante é a única mulher a integrar a Academia e foi recebida com muito carinho por todos. Na abertura do evento, que teve como mestre de cerimônias o também acadêmico Clésio Muniz (promotor de justiça aposentado), em razão das dificuldades impeditivas do profissional que presta serviços para a entidade, motivada pela paralização dos ônibus coletivos em São Luís, inicialmente como é de praxe foi feita a abertura com as informações relativas a Amclam, seus objetivos, o ciclo de palestras e realizada uma leitura da síntese biográfica da acadêmica, professora doutora Vera Lúcia Bezerra Santos, que nasceu em São Luís/MA no dia 14 de julho de 1963, filha de José Veras Garcês Santos e Georgina Bezerra Santos, estudou na escola Rosa Castro desde as primeiras letras até o ensino médio e depois na Universidade Federal do Maranhão, onde cursou filosofia licenciatura e, a seguir, Ciências Sociais bacharelado. Fez o mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado pela EBAPE/FGV – Rio de Janeiro/RJ. Foi diretora do curso de Ciências Sociais e depois diretora do curso de Formação de Oficiais Polícia Militar na Uema; criou o grupo de estudos em Segurança Pública (GESP-Uema), com participação de alunos bolsistas e voluntários do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), onde, os alunos fazem pesquisa sobre as temáticas de políticas de segurança pública, violência social e sistema prisional, com produção acadêmica exposta em seminários de pesquisa da universidade e participação em eventos locais e nacionais. É acadêmica da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), ocupante da cadeira nº 24 que tem como patrono Jerônimo José de Viveiros.

Após uma excelente palestra, o presidente da Amclam, acadêmico Carlos Furtado, usando da palavra, referiu-se à palestrante de forma especial e agradecida por integrar o sodalício, explicando que desde a criação da Academia, com exceção à mesma, apesar de terem sido convidadas várias policiais e bombeiros militares, nenhuma se interessou em tomar parte na agremiação, mais recentemente duas mulheres inscreveram-se e concorreram às cadeiras disponibilizadas, entretanto não foram referendadas pela Assembleia Geral em razão de que seus concorrentes, meritocraticamente alcançaram melhores pontuações em vários critérios; entretanto, acredita que com a divulgação que está sendo realizada, o fortalecimento da Academia na sociedade maranhense, a participação de Cadetes femininas em eventos acadêmicos, em breve o quadro de mulheres da Amclam será fortalecido. Em seguida fez a entrega de um certificado à palestrante e passaram aos registros fotográficos.

Jerônimo de Viveiros nasceu em São Luís a 11 de agosto de 1884. Seus antepassados, de origem espanhola, chegaram ao Maranhão por volta de 1780 e se estabeleceram em Alcântara, em cujo meio se tornaram uma das famílias mais influentes. Era um dos cinco filhos de Maria Francisca e Jerônimo José Viveiros. Notável intelectual na década de 1950, contribuiu para a historiografia regional, colaborou com Astolfo Serra na redação da Balaiada, além de artigos especializados sobre a indústria canavieira, biografias de Gonçalves Dias e Celso Magalhães, Ana Jansen, Quadros da Vida Maranhense. Embora não possuísse títulos universitários, superou tal circunstância, aliando ao talento e à vocação, o empenho de aturados e sistemáticos estudos. Tornou-se professor e historiador maranhense de grande relevância e foi membro da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira nº 08 e entre suas várias obras, destaca-se História do Comércio do Maranhão (1954).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens