Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 24/03/24

MISERICÓRDIAS SEM FIM

22 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 – Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 24 – A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. 25 – Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 26 – Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. 27 – Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. 28 – Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. 29 – Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. 30 – Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta. 31 – Pois o Senhor não rejeitará para sempre. (Lamentações 3:22-31)

Muitas vezes para mantermos a esperança, lembramos de citar as misericórdias do Senhor que se renovam a cada manhã, e só essa é a causa de não termos perecido pelo infortúnio do nosso pecar. Jeremias ainda refere-se à grande fidelidade do Senhor. Se por um lado o Senhor mantém a fidelidade da sua palavra para conosco em todos os  dias, o que garantirá que certamente participaremos dela? Somos fiéis ao Senhor?

Assim como a misericórdia do Senhor se renova a cada manhã, a nossa esperança em Deus deve ser validada, todos os dias, em correspondência  à vontade que Ele tem para preservar o nosso bem estar, mesmo sendo, nós, de longe, um exemplo de merecimento. O que temos, então como porção ou o nosso bocado? O que tem mantido nossa espera? Cristo é a única esperança para qualquer ser vivente, é o motivo de não sermos consumidos, mas salvos por causa da misericórdia do Senhor, e Nele esperamos todos os dias.

Como viver sem esperança e sem fé em Deus neste mundo? Como sobrevier sem o bocado ou porção do alimento que nos mantém vivos? Jesus, de forma inusitada, para murmuração dos judeus, apresenta-se como o Pão que desceu do Céu (João 6.35, 41, 48, 51). O Pão para aqueles tem fome e sede de Deus. O Pão da vida, o Pão vivo, o Pão dado em  sacrifício o qual se alguém comer viverá para sempre. Portanto, se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens (I Corintios15.19).

Assim, devemos viver para louvor da misericórdia do Senhor, dar pelo menos três “BONS”. Bom é o Senhor(v.25), bom é ter esperança(v.26), bom é suportar o jugo da mocidade(27). Que o Senhor é bom para a alma que o busca, é fato, que aguardar a Salvação exclusiva do Senhor Jesus, todos devem saber, mais ainda, para quem espera em Deus, em hipótese alguma deve se queixar do Senhor, mas tomar o jugo, andar ao lado a de Jesus que garante suavidade e leveza, suportando o jugo desde a mocidade.  

Deus tem uma questão com o homem a ser resolvida, o pecado. Não tem como se justificar, até calado estamos errados, somos pecadores de carteirinha. Não há como transferir pecado, pois a alma que pecar morrerá (Ezequiel 18.20), mas se tiver que se queixar, queixe-se cada um dos seus pecados(Lamentações 3.39). Deus justifica mediante a Fé do solitário, que se humilha com rosto em pó, que não retruca a Deus, mas busca a sua face, reconhece o pecado como afronta porque sabe que o Senhor não o rejeitará para sempre, pois aguarda na misericórdia do Senhor.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens