Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 21/04/24

ESVAZIAR PARA ENCHER

15 – Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,16 – Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17 – Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 – E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 – Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20 – Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;21 – Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. (Efésios 5:15-21)

A carta aos efésios, é uma carta circular para outras igrejas na Ásia, foi escrita em prisão de Paulo em Roma, mais ou menos no mesmo tempo  em que escreveu Filemon e Colossenses, foi enviada através do seu amigo Tiquico que tinha ido visitá-lo.(62 ou 63 d.C). É uma carta com várias exortações para a preservação da unidade de todos crentes em Cristo. “vede prudentemente como andais…”(v.15). Exorta a andar na unidade do Espírito(4.1-16), em novidade de vida(4.17-32), em amor(5.1-21), ser  forte no Senhor(6.10-17), com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, vigiando com perseverança e súplica por todos os santos(6.18).

Devemos repetir  constantemente, que para viver uma vida com Cristo, precisamos ser sábios.(v.15). E buscar  qual seja a vontade do Senhor(v.17). Paulo faz a analogia da embriaguez com o vinho que embarga a mente afasta a lucidez  e impede o pensamento do que é correto e gera contendas. Ao tempo em que exorta  ao enchimento do Espírito(v.18). Em outra carta aos, Paulo diz  ”Não extingais o Espírito”(I Tessalonicenses 5.19).

A palavra “Espírito” em grego transliterado é “pneuma”, e significa “sopro, vento, ar”, “sopro divino”. Jesus afirma que o espírito é o que vivifica, ou seja, a carne para nada aproveita(João 6.63). Devemos manter a aproximação de Deus e rogar como o salmista para que o Senhor não retire de nós o seu Espírito(Salmos 51.11). O Espírito do Senhor se ausentou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor(I Samuel 16.14). O corpo é o lugar de morada do Espírito Santo, mas, também pode abrigar um espírito mau, ou uma legião de demônios (Marcos 5.9,15). Vemos por aí incontáveis pessoas atormentadas, aflitas, perturbadas existindo por existir, sem perspectiva de melhores dias. Doentes da alma com sentimentos de tristeza, medo, culpa, remorso, angustiadas pelas experiências do passado, esvazie-se dessas coisas. Jesus é a solução e cura todas as aflições, Ele assegura descanso para a alma cansada e sobrecarregada (Mateus 11.28).

O sentimento de derrota, a idéia que tudo está perdido serão substituídos por um novo canto de louvor em nossos lábios. Salmos, hinos e cânticos espirituais serão cantados em nosso coração. O lamento dará lugar à alegria no Senhor que é a nossa força. Sejamos gratos por tudo ao nosso Deus e Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo(v.20). Não dê lugar a nenhum outro espírito, mas enchei-vos do conhecimento de Deus. Ouça o que o Espírito Santo diz ás igrejas. (Apocalipse 2.7, 11, 17, 29; 3.6, 13,22).

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens