Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 21/04/24

TENDE BOM ÂNIMO

Por Roberto Veloso

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João, 16:33)

Jesus Cristo estava se despedindo dos discípulos, porque o seu sacrifício se aproximava. Era preciso encorajá-los para o enfrentamento das adversidades vindouras.

Os discípulos, assim como nós, precisavam de encorajamento diante das dificuldades que por certo viriam. Jesus, então, lhes dá uma palavra que representa muito.

Inicialmente, Ele fala sobre a sua paz, a que excede todo o entendimento humano. Nada há pior do que não se ter paz. Que significa viver ansioso, com medo, instável e desassossegado consigo mesmo, em especial diante das adversidades.

Jesus diz para termos paz Nele e não no mundo. A paz do mundo é fugaz e superficial, tendo por base as circunstâncias exteriores favoráveis. Não ter a paz de Cristo constitui a variação de humor causada pelas turbulências e instabilidades que nos rodeiam.

Ele está dizendo isso porque sabe que passaremos por aflições e precisamos estar com Deus para superá-las. Jesus não nos promete uma vida sem problemas, mas nos exorta a enfrentá-los com o apoio do Pai celestial.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Isaías, 41:10)

As aflições podem vir de doenças, perdas, perseguições ou mesmo das nossas lutas diárias. A sobrecarga emocional é inevitável quando estamos sem a paz de Cristo, quando as aflições parecem insuperáveis e como consequênciastemos as doenças psicossomáticas, a exemplo da depressão, estresse e ansiedade.

Diante dessa constatação, Jesus nos ordena a termos bom ânimo, porque Ele venceu o mundo. Essas doenças da alma são causadas pelo mundo e Jesus o venceu. Nós também podemos vencer, basta que permaneçamos com Ele.

É necessário manter um relacionamento com Deus em oração constante, colocando Nele todas as nossas angústias e petições que Ele irá cuidar.

 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (2 Coríntios, 1:3-4)

Ter bom ânimo é a certeza da vitória em Cristo, porque Ele olha por nós, não nos deixa desamparados. Está sempre do nosso lado para nos apoiar. Ele é o nosso Senhor e Salvador.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens