Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Lusival Gaspar, publicado na PG do dia 28/01/24

ÓDIO ETERNO
“Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o divórcio.” (Malaquias 2.16)
O ódio no homem é, em linha de princípio, um comportamento reprovável, porque não produz a justiça de Deus. Não obstante, as Escrituras registram situações em que o Senhor manifesta sua ira ou ódio. Quando a Bíblia fala da ira de Deus, está se referindo à manifestação da justiça ou juízo do Todo-Poderoso sobre o homem; quando fala do ódio do Altíssimo, está aludindo à condenação divina a determinado comportamento humano, contrário ao padrão bíblico.
O profeta Habacuque faz uma linda declaração acerca do Eterno: “Tu és tão puro de olhos, que não podes suportar o mal nem tolerar a opressão” (Habacuque 1.13). Justamente por isso, por sua pureza e santidade, o Criador não suporta o divórcio, que é uma decisão má e perversa, pois atenta contra o projeto divino de perpetuação da família e contra o princípio da unidade e da indissolubilidade do casamento.
À luz da Palavra, existem, obviamente, exceções a esses princípios. Jesus admite a possibilidade de divórcio em casos de adultério (Mateus 5.32 e 19.9); e riscos à vida da mulher em decorrência de violência doméstica (Provérbios 19.11) permitem a ruptura da relação conjugal, por ser a vida um bem supremo, que é dado e somente pode ser tomado pelo Santíssimo.
No entanto, o Messias reafirmou em sua doutrina o princípio de que o propósito do Pai é a permanência do casamento, união mística e espiritual, que não pode ser dissolvida pelos homens: “Vocês não leram que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: “Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, que ninguém separe o que Deus ajuntou.” (Mateus 19.4-6)
Desse modo, se Deus ama a família e o casamento, mas odeia o divórcio, o selo da destruição da família, por que razão nos alegraríamos no que o Senhor odeia? Lutemos por nossa casa e permitamos que o Todo-Poderoso a conduza pelo caminho eterno do amor e da paz.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens