Fechar
Buscar no Site

Texto do Bispo Mario Porto, publicado na PG do dia 15/08/21

METANÓIA MENTALMENTE FORTE

A nossa mente é um campo de batalha. Por isso, o que nós pensamos define se teremos vida ou morte espiritual.
“Pois a inclinação da carne é morte, mas a do Espírito é vida e paz”. (Romanos 8.6).

Etimologicamente, a palavra Metanóia se originou a partir do grego metanoien, formado a partir da união de metá, que significa “depois” (o que está a cima); e noia, (da mente, que vem da raiz “nous”), que significa “pensamento” ou intelecto. Assim, a interpretação literal deste termo seria semelhante a “mudar” o próprio pensamento”.
Uma palavra com muita história, tendo sido de grande relevância para os gregos que a entediam como uma alteração essencial.

Para nós cristãos, Metanóia possui um significado bastante especial referente ao despertar da fé em Cristo, que leva a um conhecimento mais direto de Deus. No Novo Testamento, essa palavra encontrou como tradução o significado de “arrependimento”. Algo que reflete o caráter de entendimento de que algo está errado e precisa ser modificado.
De forma sucinta, Metanóia é uma mudança realizada no modelo mental do indivíduo. Se parece um pouco abstrato para você, considere que tudo acontece por meio de um processo de aprendizagem através do qual decodificamos informações, transformando-as em conhecimento. Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade o libertará”. (Evangelho de João 8.32).

Quero adrenalizar você a apartir de hoje buscar fervorosamente uma mudança total da sua maneira de pensar e conceber sua vida. Milhões de pessoas todos os dias vivem uma vida de derrota, devido os pensamentos de auto-comiseração, e consequentemente vivem se auto-sabotando.
O sabotador de sonhos é aquele indivíduo que não acredita que é capaz de vencer e tenta se justificar alegando que a vida é muito difícil e que em sua vida nada dá certo. São pessoas que sofrem da “Síndrome da Hiena. Ou seja, pessoas apáticas à própria vida.
Temos grandes inimigos com as quais temos de lutar, se quisermos realizar nossos sonhos. Conhecidos como sabotadores de sonhos, escravizam nossa mente e constituem um grande obstáculo para uma vida superlativa, abundante, saudável e vitoriosa. São eles: o medo, a dúvida, a inveja, o ódio, a preguiça, a mentira, a ignorância, o desequilíbrio. Esses inimigos são extremamente perigosos e querem sempre limitar nossa vida.
A vida é única é apenas Deus e você devem estar no controle do seu controle. Isso significa que, por meio de uma atitude consciente, você escolherá as melhores soluções para superar as dificuldades e buscará as mais adequadas maneiras de agir, no intuito de vencer conflitos.
Sinta Gratidão por tudo o que você é e por todas as coisas que Deus permite que você tenha.

Disse Jesus: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham vida em abundância”. (João 10.10).

Fomos chamados para levar o evangelho que representa “Vida” ou a ressignificação da vida. Porque todos nós em algum momento de nossas vidas passamos por vales tórridos, por desertos desafiadores, por noites traiçoeiras, por fraturas em nossos relacionamentos, pelo desânimo, e a depressão leve ou patologicamente profunda, andrógina e mística. Enfrentamos ou estamos passando nesse momento por batalhas espirituais e emocionais desgastantes, que já nos levaram ao esgotamento espiritual, colocando em cheque nossa estrutura interior, nos desistabilizando em várias áreas e aspectos de nossas vidas.

Entretanto quem sofre precisa evitar submergir no sofrimento. Essa imersão ocorre quando a pessoa se assume como doente; apenas há uma doença em si. Assim como veio, deve ir. A consciência do próprio sofrimento é uma maneira de transcendê-lo e, de certo modo, suplanta-lo.

O cristianismo imprime aos desafios emocionais e espirituais um caráter redentor. De qualquer modo, o trabalho espiritual pode trazer alívio, cura e libertação, como orienta Jesus: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei, tomai  sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Evangelho de Mateus 11.28-30.)

O sofrimento mental marca aqueles com o diagnóstico das doenças psicossomáticas. É uma característica também dos dependentes químicos. O recurso mais adequado para enfrentar tais desafios é o afeto. O amor “move montanhas” e quebra as resistências espirituais. Sei que é difícil amar nesses casos. Num primeiro momento, não há reciprocidade. E nosso amor tem sempre uma pitada de cobrança. Amamos para ser amados. Quando o afeto é uma via de mão única, às vezes respondido com agressão e repulsa, é preciso muita paciência e compaixão para fazer o outro sentir-se verdadeiramente amado.

O recondicionamento, as orações, o discipulado, as terapias ocupacionais e medicinais, o apoio farmacológico e fitoterápico, como por exemplo o “mesocarpo de babaçu”; eu acompanhei por quase 4 anos com a minha equipe a pesquisa científica que realizamos com vários dependentes aqui da Ilha, em parceria com três doutores em toxicologia da Unicampe – SP, o resultado superou nossas expectativas, e nos mostrou que existe alternativas eficazes para a cura.

O sofrimento moral advém de calúnias, difamações, injúrias e, de situações desmoralizadoras. O amor sempre será o melhor remédio, o antídoto contra as infecções da alma;  de fato nos reconstrói.
Daí a importância de modificar paradigmas, para se adquirir uma nova visão de si, dos outros e do mundo.

Ajudemos nossos irmãos que enfrentam a depressão e outras patologias, muitas apenas ouvir alguém desabafar já vai fazer uma enorme diferença, vamos praticar mais e mais a empatia.
O sofrimento afetivo resulta em expectativas frutadas. Nesses casos, importa trabalhar o sentido da vida, abri-se a uma nova visão das coisas, fazer da dor uma motivação para começar de novo. Buscar reconciliação quando possível, mudar de lugar social quando a perda é inevitável, sem perpetuar lutos e expectativas.

Quanto mais profunda a espiritualidade, menos pesa a dor. Nesse sentido, oração, o louvor e o discipulado provocam uma mudança de ótica, redimensionam os valores, resgatam o caráter libertador do sofrimento. Finalmente, é o compromisso com o outro que nos permite descobrir a dimensão terapêutica do amor. Quem se dedica aos outros esquece um pouco de si e relativiza as próprias angústias e inquietações.
(…) mas o maior destes é o amor.
(1 Corintios 13.13).

Metanóia é um processo de transformação do modelo mental que você pode aplicar em sua vida.
Todos pela vida !!!
No amor incomparável de Jesus.

Indesistivelmente,

Vosso conservo em Cristo,

Mário Porto,

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens