Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr.Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 25/04/2021

POSSO CONHECER A DEUS  SOMENTE DE OUVIR FALAR?

1 – ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: 2 – Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 3 – Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. 4 – Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5 – Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. 6 – Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42:1-6)

Do capítulo 38 aos 42 do Livro de Jó, o Senhor responde e mostra-lhe sua grandeza e sabedoria. Deus em todo tempo e de todas as maneiras, todos os dias, manifesta o seu esplendor e ciência em toda a sua criação, segundo o propósito eterno ordenado por Ele. “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” (Salmos 19:1). No tempo de sofrimento, Jó pôde ouvir o Senhor falar com ele, e de pronto reconheceu que ninguém, pode impedir o propósito divino.  Deus é o Todo Poderoso e Nele reside todo o conhecimento e ciência do universo.

Quantas vezes nos atrevemos em explicar sobre as coisas e problemas referentes à nossa própria existência? Assim argumentaram os “amigos de Jó”: Elifaz o acusou de impiedade; Bildade, também, o acusa de presunção e impaciência; Zofar referindo-se a Jó, descreve as calamidades que os ímpios sofrem e Eliú acusa Jó de se opor a Deus e de entender mal os seus caminhos. Queridos, com amigos como esses, quem precisa de inimigos?

Jó confessa que falou o que não entendia, declarando seu desconhecimento sobre quem é o Deus, a quem servia. Sendo um homem sincero, reto e temente a Deus e que se desviava do mal. (Jó 1.8)  Mesmo a perca da sua riqueza, morte dos filhos e sua terrível enfermidade não o levaram a culpar a Deus e pecar com seus lábios. Queridos, seja qual aflição que estamos passando, faz-se necessário reconhecer que o sofrimento, infelizmente, faz parte de o nosso existir. Ao invés de praguejar ou murmurar, culpando a Deus, façamos como Jó : Adore ao Senhor.(1.20) e Bendize a Deus e viva (2.9).

Nesses dias, com grande tristeza vemos uma multidão de pessoas desempregadas e impedidas de trabalhar, a fome e a miséria batendo à porta, e por outro lado, muitos de nossos entes queridos  partindo deste mundo, ficando a tristeza e saudade. Creia, no sofrimento temos muito a aprender do Senhor. É tempo de nos aproximar de Deus em oração sincera e humilde, e  de uma vez por todas,conhecer que Ele nos dará bem mais do que perdemos nessa vida.

Ouvir alguém falar sobre Jesus é confortante, mas ter uma experiência pessoal com Ele, é algo  maravilhoso. Jó descobre sobre Deus  e declara: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.” Pelos olhos da Fé, crendo em Jesus, vemos nitidamente o Pai. Jesus diz: Eu e o Pai somos um (João 10.30). Adore-o, bendiga o seu Santo Nome, e conheça-o mais intimamente, principalmente nos tempos de aflição.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens