Fechar
Buscar no Site

“Coloco a disposição os dados do Sistema de Proteção da Amazônia”, diz ministro sobre o monitoramento de queimadas

Brasília, 03/09/2019 – Em reunião com os governadores da Amazônia Ocidental, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou nesta terça-feira (03), que o monitoramento feito pelo Sistema de Proteção da Amazônia pode ser usado por todos os órgãos e estados da Amazônia legal para supervisionar queimadas. Antes do encontro, o ministro visitou o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), de Manaus.

esta imagem não possui descrição

“O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) possui treze satélites que detectam os focos de calor, que é diferente de focos de incêndio. Mas é ele que identifica, que orienta o trabalho em campo e estabelece prioridades, pois a atuação é em cima delas”, apontou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

No encontro, os governadores agradeceram o apoio das Forças Armadas no combate aos ilícitos ambientais nos estados. Segundo o governador do Acre, Gladson Cammeli, ” as Forças Armadas têm trabalhado com excelência”. O ministro Fernando Azevedo reconheceu as manifestações e destacou a importância da atuação interagências.

“O trabalho é conjunto. Além das Forças Armadas, nós temos as agências participantes desse esforço que são muito bem-vindas e necessárias. E gostaria de agradecer a citação que os governadores fizeram. Isso nos enche de orgulho e nos dá uma responsabilidade muito grande em relação à nossa atuação”, disse Fernando.

esta imagem não possui descrição

Durante o encontro, o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, destacou o empenho das Forças Armadas na Operação Verde Brasil. “Se mobilizaram com todos os recursos, e o Brasil mais um vez demonstra, claramente, que quando o Brasil se une, não há nenhum obstáculo que não possamos vencer”, ressaltou.

Uma apresentação, conduzida pelo Comandante Militar do Norte e Comandante do Comando Conjunto Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, expôs que os números positivos são resultado dos esforços conjuntos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira com agências governamentais. “O envolvimento com os órgãos estaduais, com a apresentação de dados e informações específicas tem sido fundamental para a operação. Muito do que a Semas [Secretarias Municipais de Meio Ambiente] nos repassou, não tínhamos acesso e ficaria difícil sem esse suporte”, ressaltou.

esta imagem não possui descrição

O General expôs, também, a significativa redução de incêndios na Amazônia Ocidental em oito dias de operação das Forças Armadas em trabalho conjunto, focadas principalmente nas regiões de Novo Progresso, Altamira, Marabá e Itaituba, onde estão concentrados os maiores registros de queimadas.

A comitiva interministerial concluiu nesta terça a viagem de dois dias a Belém e Manaus, onde – por determinação do Presidente da República – reuniu-se com os representantes dos estados da Amazônia Legal. Eles ouviram pleitos e discutiram acoes para combater queimadas, desmatamento e outros ilícitos ambientais na região.

Dados

No momento, há mais de 6,2 mil integrantes envolvidos na Operação Verde Brasil, 155 viaturas, 18 aeronaves e 8 embarcações. Nesta terça-feira, chegaram à Serra do Cachimbo duas aeronaves civis chilenas, modelo Air Tractor 802, para auxiliar nas ações militares. O modelo é para uso exclusivo de combate ao fogo com capacidade de despejo de até três mil litros de água e quatro mil quilos de carga. Outras duas estão a caminho do país.

Divulgação

esta imagem não possui descrição

Na segunda-feira (2), foram combatidos incêndios em locais como a Flona Bom Futuro e no Norte e Sul da Floresta Nacional Campos Amazônicos, ambos em Rondônia.

Atendimento à imprensa

Na área sob responsabilidade da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que compreende os estados de Rondônia, do Acre e extremo sul do Amazonas, houve redução das regiões atingidas por incêndio. Na quinta-feira (05), o Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva irá até a Base de Operações 3, situada no município de Candeias do Jamari, para atender a imprensa, das 14h30 às 15h30.

Com informações dos Comandos Militares da Amazônia e do Norte

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens