Fechar
Buscar no Site

Zé Vieira pode ou não ser candidato?

Blog do Louremar Fernandes

Se tivermos que apontar um político no interior maranhense cuja vida é marcada por polêmicas, certamente o primeiro nome será o do deputado federal José Vieira Lins.

Quando decidiu entrar no mundo político Zé Vieira foi candidato a vereador. Fez uma campanha digna de um candidato a prefeito. Eleito para a Câmara Municipal de Bacabal começou um trabalho de assistencialismo que o levaria para a Prefeitura.

Oposicionista, venceu o grupo do senador João Alberto que apresentou como candidato o deputado Jura Filho. Mais do que isso, venceu o grupo do senador José Sarney. O próprio Sarney esteve em um comício na cidade mas não conseguiu dissuadir os eleitores de Bacabal de votarem em José Vieira.

Ganha mas não assume, eram os comentários na época. Depois de assumir, as apostas giraram em torno do “assume, mas não termina o mandato”. Fato é que Zé Vieira não só terminou o seu mandato como conseguiu eleger os candidatos que quis a deputado estadual e ainda se reelegeu. Ao deixar a Prefeitura, fez seu sucessor o então vice-prefeito Raimundo Lisboa.

Além de acumular vitórias, Zé Vieira acumulou também processos. São eles que hoje servem de combustível para a polêmica em torno da sua candidatura para voltar a governar a cidade.

Os partidários de Zé Vieira auxiliados pelos partidários de Raimundo Lisboa, com quem recentemente voltou a palmilhar as estradas da política, defendem que não há nada que impeça Zé Vieira de ser candidato. Com a aceitação pelo SFT de que a Lei da Ficha Limpa seja válida para a eleição deste ano, blogs e programas de rádio e tv alinhados ao Deputado reproduzem qualquer declaração favorável como se fosse um acordão de um tribunal superior.

Foi assim com a declaração do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim. O TCE está fazendo um levantamento dos políticos que serão alcançados pela lei da Ficha Limpa. Antes de concluído o levantamento, Edmar Cutrim declarou que, da relação com quase 2 mil nomes não constam os nomes de políticos como Ildon Marques (Imperatriz), Tadeu Palácio (São Luis) e Zé Vieira (Bacabal).

Zé Vieira perdeu os direitos políticos

A semana terminou com um abalo nos nervos dos partidários do homem do caldeirão. Tudo por conta de uma decisão do juiz Neian Milhomem Cruz. Titular da Subseção Judiciária de Bacabal, o Juiz determinou a suspensão dos direitos políticos de Zé Vieira por seis anos. O pedido da condenação foi feito pelo Ministério Público Federal com base em uma fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU).

A condenação foi por improbidade administrativa. Além da perda dos direitos políticos, o Deputado foi condenado a ressarcir a União em R$ 2,8 milhões.

A condenação tira o direito do deputado de ser candidato a prefeito ou a qualquer cargo. Mas quem disse que não tem jeito? É uma decisão em primeira instância. Cabe recurso e até que se dê o trânsito em julgado muitas campanhas ainda hão de vir.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens