Fechar
Buscar no Site

Zé Vieira pode ou não ser candidato?

Blog do Louremar Fernandes

Se tivermos que apontar um político no interior maranhense cuja vida é marcada por polêmicas, certamente o primeiro nome será o do deputado federal José Vieira Lins.

Quando decidiu entrar no mundo político Zé Vieira foi candidato a vereador. Fez uma campanha digna de um candidato a prefeito. Eleito para a Câmara Municipal de Bacabal começou um trabalho de assistencialismo que o levaria para a Prefeitura.

Oposicionista, venceu o grupo do senador João Alberto que apresentou como candidato o deputado Jura Filho. Mais do que isso, venceu o grupo do senador José Sarney. O próprio Sarney esteve em um comício na cidade mas não conseguiu dissuadir os eleitores de Bacabal de votarem em José Vieira.

Ganha mas não assume, eram os comentários na época. Depois de assumir, as apostas giraram em torno do “assume, mas não termina o mandato”. Fato é que Zé Vieira não só terminou o seu mandato como conseguiu eleger os candidatos que quis a deputado estadual e ainda se reelegeu. Ao deixar a Prefeitura, fez seu sucessor o então vice-prefeito Raimundo Lisboa.

Além de acumular vitórias, Zé Vieira acumulou também processos. São eles que hoje servem de combustível para a polêmica em torno da sua candidatura para voltar a governar a cidade.

Os partidários de Zé Vieira auxiliados pelos partidários de Raimundo Lisboa, com quem recentemente voltou a palmilhar as estradas da política, defendem que não há nada que impeça Zé Vieira de ser candidato. Com a aceitação pelo SFT de que a Lei da Ficha Limpa seja válida para a eleição deste ano, blogs e programas de rádio e tv alinhados ao Deputado reproduzem qualquer declaração favorável como se fosse um acordão de um tribunal superior.

Foi assim com a declaração do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim. O TCE está fazendo um levantamento dos políticos que serão alcançados pela lei da Ficha Limpa. Antes de concluído o levantamento, Edmar Cutrim declarou que, da relação com quase 2 mil nomes não constam os nomes de políticos como Ildon Marques (Imperatriz), Tadeu Palácio (São Luis) e Zé Vieira (Bacabal).

Zé Vieira perdeu os direitos políticos

A semana terminou com um abalo nos nervos dos partidários do homem do caldeirão. Tudo por conta de uma decisão do juiz Neian Milhomem Cruz. Titular da Subseção Judiciária de Bacabal, o Juiz determinou a suspensão dos direitos políticos de Zé Vieira por seis anos. O pedido da condenação foi feito pelo Ministério Público Federal com base em uma fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU).

A condenação foi por improbidade administrativa. Além da perda dos direitos políticos, o Deputado foi condenado a ressarcir a União em R$ 2,8 milhões.

A condenação tira o direito do deputado de ser candidato a prefeito ou a qualquer cargo. Mas quem disse que não tem jeito? É uma decisão em primeira instância. Cabe recurso e até que se dê o trânsito em julgado muitas campanhas ainda hão de vir.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

4 respostas para “Zé Vieira pode ou não ser candidato?”

  1. zorro disse:

    A culpa de haver dúvida nesta e em outras leis é dos legisladores que fazem leis confunsas e não claras.
    E fazem isto de propósito.
    Como eles tem dinheiro para pagar bons advogados onseguem ficar das leis.
    QUEM NÂO TEM DINHEIRO PARA PAGAR BONS ADVOGADOS QUE SE LASQUE.
    Entendam por BONS ADVOGADOS, advogados que tem EXCELENTES relações com membros do judiciário.

  2. Inácio Augusto de Almeida disse:

    As leis já são feitas para provocarem recursos e mais recursos.
    É disto que vivem os advogados, principalmente os que tem amigos nos altos escalões do judiciário.
    E assim as leis vão se “adaptando” aos interesses dos que tem dinheiro para pagar advogados que mais parecem mágicos.
    Se são mágicos, não sei. Mas que são protegidos de Santo Expedito, o padroeiro das causas impossíveis, com certeza são.
    Só mesmo protegidos por santos conseguem ganham causas que todos entendem como perdidas.
    O pior é que o contrário também acontece. Causas impossíveis de perder são perdidas por advogados que parecem não contar com esta “proteção divina”.
    Até parece que a lei só é inflexível para quem não pode pagar bons advogados.
    Até parece?…

  3. lanternnaverde disse:

    O lamentável nisso tudo é que a população de um município tão importante seja capaz de votar num sujeito como esses, um brucutu semianalfabeto que só sabe vociferar e perseguir seus adversários e, pior, que apesar de ter sido eleito fazendo oposição à família Sarney, hoje anda de braços dados com eles.

  4. VIRGULINO ( LAMPIAO) disse:

    SR EDMAR CUTRIM, SERA SE TU É IRMAO DO JOHN?

    TCE ( TURMA DE CORRUPTOS DO ESTADO).

    ATE CEGO VE QUE ILDON,TADEU, E ESSE CANGACEIRO DO MAL ZE VIEIRA,TEM NAO SO A FICHA SUJA, MAS TAMBEM, TODO UM PASSADO POLITICO CORRONPIDO!!!!

    ESSES MAIS DE 2000 MIL POLITICOS COM FICHA SUJA QUE ELE TEM NAS MAOS, PODE CRER, DEVEM SER NO MINIMO, GENTE QUE O PAI DO EDMAR(SARNEY) TEM COMO RIVAL!!

    ENTAO, VAI SOBRAR SO BANDIDOS…
    DEVERIA TER FICHA LIMPA OU SUJA, PARA ESSES CORUPTOS DE TORGA…
    COM CERTEZA ESSE EDMAR SERIA UM FICHA SUJA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens