Fechar
Buscar no Site

Zé Reinaldo propõe união com Sarney e diz que não irá criticá-lo

josereinaldo

José Reinaldo/ Arquivo

O ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) propõe, em artigo surpreendente publicado abaixo no blog, uma união, em prol do interesse comum, com o ex-senador José Sarney, até então seu inimigo político e pessoal. Tavares sugere uma reconciliação com Sarney e afirma que não irá mais criticá-lo. “Isso ficou para trás e tenho que olhar para a frente e não ficar remoendo o passado”, diz.

Para Zé Reinaldo, o ex-presidente Sarney ainda tem muito prestígio pessoal e ainda detém grande força política. “Isso é inegável”, admite o deputado, ao encerrar seu apelo ao pai de Roseana Sarney: “Pronto, falei”.

Abaixo, o comentário de Zé Reinaldo no blog propondo um entendimento com José Sarney.

Pacto pelo Maranhão

José Sarney foi sem dúvidas o político que reteve maior poder e prestígio político no Maranhão, além de ter sido um dos mais fortes do país. E ficou mais poderoso ainda após o exercício na presidência da república. Sarney foi o poderosíssimo ex-presidente, sobretudo no governo de Lula da Silva. Mandava e desmandava à vontade e Lula chegou a dizer, inclusive, que Sarney não era um homem como os outros. Era quase um mito.

Mas no Maranhão, em que pese o seu julgamento, ficou devendo muito em relação ao que poderia ter feito, considerando o seu poder pessoal e político incontestáveis.

Mas, enfim, este não é um artigo para criticá-lo. Isso já fiz muitas vezes ao longo de muitos anos e por isso recebi muitas vezes o peso de sua ira. Contudo, isso ficou para trás e tenho que olhar para a frente e não ficar remoendo o passado.

Sarney não tem mais a força que teve, mas ainda tem muito prestígio pessoal e ainda detém grande força política. Isso é inegável.

Hoje se diverte criticando o governo de Flávio Dino, homem que derrotou de maneira muito clara o seu grupo político. Isso são fatos.

Farei aqui um apelo ao ex-presidente e àquele político que fascinou a todos os jovens promissores que com ele trabalharam, quando governador e nele acreditaram, como eu. Vejam bem, não estou pedindo aqui que deixe de fazer oposição, sendo esse o seu desejo. Não, nada disso! Estou propondo é um pacto pelo Maranhão, por esse estado pobre e com grande parte da população vivendo com renda oriunda do Bolsa Família. Estou propondo uma união de importantes forças políticas em torno de projetos fundamentais para o desenvolvimento do estado e para tirar o estado dessa situação. O Ceará fez isso no passado e disparou com uma agenda de consenso que o transformou num dos estados mais importantes do país. E o nosso Maranhão tem muito mais condições naturais para o desenvolvimento que o Ceará, mas hoje estamos bem atrás.

Países só se desenvolveram com pactos como esse, vejam o caso da Espanha, onde as questões eram tão acirradas que chegaram a ir a uma guerra civil sangrenta e terrível. Lá ficou na história o Pacto de Moncloa, fundamental para a busca do desenvolvimento que hoje sustenta a Espanha moderna.

É claro que se isso não acontecer, iremos lutar até conseguirmos, mas se pudermos fazer uma agenda acima da política, juntando as forças de todos que puderem contribuir, será muito mais fácil e mais rápido conseguir mudar o Maranhão.

Parece óbvio que o ex-presidente teria, como tem em qualquer lugar, uma participação muito importante em tudo. Repito: não se trata de pacto político, mas sim de tentar elencar um grupo de projetos estruturantes para que possamos pular etapas e colocar o Maranhão em seu lugar entre os estados mais promissores do país.

Aqui falo por mim. Não falo por mais ninguém. Portanto não se trata de qualquer tipo de barganha. Não se trata da oferta de cargos em troca de apoio. Não é, enfatizo, um pacto político. Não se trata, enfim, de troca de favores.

O que pretendo é unir todos pelo desenvolvimento do Maranhão. É escolher pelo debate alguns projetos realmente fundamentais para alavancar o crescimento do estado e melhorar a vida sofrida de nossa população. Entre nós temos vários políticos de enorme prestígio, a começar pelo governador Flávio Dino e pelo ex-presidente José Sarney, juntando senadores, deputados federais e estaduais. Temos força política para, juntos nesse propósito, conseguirmos grandes avanços, desde que todos puxem numa só direção. O momento é de imensa dificuldade. O país quebrado, o governo federal politicamente paralisado por uma crise que começou política, indo em seguida tomar conta da economia e agora é social, com a inflação e o desemprego batendo à porta.

Não será tarefa fácil. Mas se estivermos unidos e com uma pauta bem estabelecida, creio que seremos fortes, objetivos e com grandes chances de conseguirmos grandes avanços. Só o fato de termos uma agenda em comum será de uma importância extraordinária.

Falo por mim, sem medos de patrulhas e de maus entendidos. Não serei eu a ganhar nada me arriscando assim. Será o povo do Maranhão. Mas sei que muitos entre nós pensam como eu. Não estarei sozinho e nem pregando no deserto. Nossa sociedade não perdoará a nós políticos, se não nos unirmos em torno do projeto maior que é o desenvolvimento do Maranhão. Essa é a finalidade maior de estarmos na política, com ou sem mandatos.

“Pronto, falei” – como dizem os internautas. Peço a reflexão de todos. Não se trata de rendição e nem de submissão. Trata-se do Maranhão!

Pensem nisso e vamos juntos!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

27 respostas para “Zé Reinaldo propõe união com Sarney e diz que não irá criticá-lo”

  1. Bruno Souza disse:

    Esse Ze Maxixe tem moral pra nada.Desqualificado….

  2. roberto ferraz disse:

    ESSE ZE REINALDO SÓ PODE SER DOIDO.SARNEY NUNCA VAI SE UNIR, ELE USA O MARANHÃO,ELE QUER OS MARANHENSES NA MÃO DELE,ELE ESTAR POUCO SE LIXANDO PARA O POVO.

  3. Angela Gomes disse:

    Zé deu um nó no outro Zé que o deixou tonto! Zé mostra com esse artigo que é um homem grande, deixando prá trás tudo que já lhe fizeram em prol do Maramhao. Demostrou que ele sim pode dizer “maranhão minha terra minha paixão” só passo que o outro diz mas não sente!

  4. spysl2010 disse:

    Faz um grande favor, convida Sarney pra aposentadoria, seria a melhor coisa pro futuro do Maranhao. Agora e da turma dos 50 pra baixo, que tem visao do futuro, que tem garra e sabe desbravar, e ja mostrou que tem competencia.
    Agora eu pergunto e se o Sarney fosse pro andar de cima, o Maranhao iria pro brejo???
    Vc nao merece mais comentario…

  5. antonio carlos disse:

    ele é um grande cara de pau….tudo isso é porque flávio dino tá virando a costa para o grupo dele….marcelo tavares tá no vaso sanitário…..sarney deseja ver-lo distante…..são todos urubus de carne podre……

  6. 65 disse:

    Simone Limeira……. Secretaria Especial do GOV. FLAVIO DINO, Merece ser EXCLUÍDA do PCdoB, isso é uma vergonha para o Maranhão queimando o Flavio Dino, ela vai ser é PRESA, desviando dinheiros da EDUCAÇÃO.

  7. CARLOS disse:

    John, o deputado federal Zé Reinaldo está correto em sua análise e solicitação de um pacto pelo desenvolvimento do Maranhão, exato. O período eleitoral já acabou e precisamos focar e unir forças pelo povo deste estado. Entretanto, precisamos de mecanismos idôneos e eficazes para atender as demandas de desenvolvimento dinâmico e autossustentável. Esqueçam mágoas e rancores, avante Maranhão.

  8. GERARDE MONTEIRO disse:

    QUANTO MAIS LONGE FICAR ZE\ SARNEY MELHOR PARA O MARANHÃO.

  9. alex silva disse:

    CARO JOHN,
    O INTERESSANTE DESSA SUGESTÃO DO ZÉ CARNEIRO, COMO ZÉ REINALDO É CHAMADO PELA OLIGARQUIA SARNEY, É QUE ENQUANTO O OLIGÁRQUICA-MOR MANDAVA E DESMANDAVA NA REPÚBLICA E POR EXTENSÃO NO MARANHÃO ATRAVÉS DE SUA FILHA,ELE NÃO DEMONSTROU INTERESSE EM DESENVOLVER O ESTADO E AGORA SEM FORÇA ALGUMA VAI DESENVOLVER O QUE….!!
    NA VERDADE O ZÉ CARNEIRO ESTÁ ACENANDO PARA A OLIGARQUIA COMO FORMA DE PROVOCAR DINO , O NOSSO GOVERNADOR É HOMEM DETERMINADO E VAI É COLOCAR ESSA OLIGARQUIA SARNEY-MURAD NA CADEIA
    ESTOU PROFUNDAMENTE ARREPENDIDO DE TER VOTADO NESSE CORRUPTO ZÉ CARNEIRO QUE DEVERIA ERA CONTINUAR PRESO EM BRASILIA. A ÚNICA COISA CERTA QUE A OLIGARQUIA FEZ FOI PREDER ESSE ZÉ CARNEIRO

  10. Eddie Silva disse:

    Não sei john. Não sei não. Apesar que não podemos esquecer que nós maranhenses devemos muito ao agora deputado pela queda da oligarquia sarney, mas essa “tese” é por demais complexa para ser aceita assim tão simplesmente. Por mais bem intencionado que esteja o deputado, mas nunca deveremos esquecer, também, o mal que o todo poderoso “sir ney” e seu clã fizeram ao Maranhão e nossa gente ao longo de cinco décadas. Um estado potencialmente rico, porém um estado campeão de pobreza e lider nacional nos rankings negativos! Sei não deputado! Sei não John!

  11. Estevão disse:

    Duas bordoadas violentas em um só dia deixa os blogueiros governistas e o próprio governo de pernas bambas, completamente atônitos. Primeiro o cagaço com dinheiro dos índios muito mal explicado (isso está acontecendo em todo governo. O que mais tem é gente querendo se eleger e fazendo de tudo por um dinheiro extra), agora zé reinaldo jogando a toalha. Bad day para FD e MJ, hora de rever suas filosofias atrasadas e atitudes rancorosas.

  12. José disse:

    Zé Reinaldo está variando, ao que me parece, em função de suas indicações serem um fiasco com gestores fracos e que já deveriam estar fora do governo há muito tempo. Falou em artigo sobre o porto do Itaqui, que seria o vetor de desenvolvimento do Maranhão, e o que vemos é um gestor fraquíssimo que fala um monte de balela, se utiliza do planejamento da gestão anterior, está amarrado aos Murad e já atira contra o governador na empresa que preside. Flavio Dino é jovem e tem uma vida pública pela frente, diferente de Sarney que está em fim de linha.

  13. mandioca disse:

    John, o bosta do Flávio Dino JÁ está pedindo PPU, ele sabe que não possui competencia nenhuma para administrar PORRA NENHUMA, quanto mais um estado. O Zé vai é deixar o babaca deDino e caterva terminarem de fuder o estado do Maranhão, até o povo implorar pela volta da súcia dele Zezinho.
    E o corno, come é que fica?
    Sei lá, o Odair José, ex da Josléa Jerry estáé se dando bem.

  14. Cristovao disse:

    Concordo com o Carlos no seu comentario. O Maranhão é maior do que todos. agora acho dificil esse pacto porque o grupo que cerca o governador é cheio de ódio.

  15. Claudiomar disse:

    O homem que foi bem sucedido na vida, quando entra em decadência, tem dois caminhos a seguir: ficar no ostracismo ou se expor ao ridículo. O Zé Reinaldo optou pelo ridículo, pois a perda de espaço no governo de Flávio Dino o levou a essa bravata cínica e deslavada, porque apesar da idade avançada, tal atitude não deve ser senilidade e sim, índole traiçoeira, que Zé Sarney conhece muito bem.

  16. Armando Pinto disse:

    Parece que Zé Reinaldo agora ficou doido de vez, que pensamento idiota! AFF!

  17. alex disse:

    O traiçoeiro Zé Reinaldo viu que o Barco furado está afundando,comandado pelo egocentrico e despreparado FD e sua equipe,então recorreu ao papi que o ajudou a vida toda e proõe um pacto.O que significa dizer :volta Sarney,volta Roseana,urgente ,que esse governador bundão é só enganação.

  18. JOSÉ BITECO disse:

    Não “ACORDA O CRACK’

  19. Sebastião Santos da área Itaqui-Bacanga disse:

    QUE GESTOS!!!! POIS ESTES SÃO SIM DIGNOS DE RESPEITO E DE RECONHECIMENTO POPULAR, me refiro a ação solidária de JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS residente em Alvorada/RS que usou o seu próprio ônibus para salvar os cachorros de rua da enchente e ainda do tratamento que o mesmo tem com os cachorros os tirando da rua e os cuidando em um terreno baldio cedido por uma associação, isso não é surpreendente?? É um gesto digno pela vida e de amor, fico feliz por essa ação. E o outro gesto foi o ultimo comportamento de um político maranhense, ou seja, o EX-MINISTRO, EX-GOVERNADOR e atual DEP. FEDERAL JOSÉ REINALDO TAVARES.

    Bravos e bravas, são comportamentos e gestos iguais a esses que nós seres humanos precisamos praticá-los e presencia-los sempre neste mundo material. São essas as iniciativas que nos fazem renunciar nossos interesses e nossas vaidades em prol da solidariedade, do respeito e do amor ao nosso próximo. São essas as missões da vida que nos ensinam e nos permitam sermos uteis na defesa dos indefesos. Se todos convivêssemos assim, teríamos uma refrigeração recheada de paz, amor e de entendimento cristão pelo desenvolvimento auto sustentável de nossa nação. Se todos praticássemos esses entendimentos não teríamos nossas reservas ambientais degradadas, 90% de nossas comunidades não seriam desprovidas, a inclusão social seria uma ação permanente e muitos interesses eram renunciados. A corrupção seria freada com mais segurança e os direitos constitucionais dos povos seriam garantidos e respeitados. Espera-se que a provocação institucional na esfera política do maranhense José Reinaldo Tavares tenha o mesmo sentimento real do gaúcho JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS e que esses gestos sirvam de exemplo para muitos vaidosos principalmente os da vida pública neste país.

    Bravos e bravas, VOCÊS não acham que precisamos de muitos JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS para amar e defender nossos animais?? Eu defendo a existência permanente de muitos JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS!!! Valeu Alvorada/Rio Grande do Sul. Bravos e bravas, que nos amamos e que juntos refletimos essa lição de vida.

    Bravos e bravas, e o que VOCÊS acham do entendimento político do EX-MINISTRO, EX-GOVERNADOR E ATUAL DEP. FEDERAL JOSÉ REINALDO TAVARES em relação ao PACTO PELO MARANHÃO?? Bravos e bravas, pra ser sincero e direto, nunca simpatizei com o comportamento político do DEP. ZÉ REINALDO por fator segurança, mas só o fato dele apresentar esse pacto pelo MARANHÃO, esse é um gesto digno de respeito e de reconhecimento popular. Valeu Maranhão!!! Bravos e bravas, vamos refletir no campo da conscientização sem rancor e sim em defesa de todos nós maranhenses.

  20. Pedro Fernandes disse:

    O governador José Reinaldo terminou com “Pronto, falei”. Ele não só falou, como escreveu e deu um passo importante. Parabenizo-o pela visão e lucidez. O Maranhão precisa estar acima dos interesses pessoais. O PTB propôs esse diálogo em um de nossos programas de TV. E eu, como atual coordenador da Bancada, tenho buscado essa união pelo Maranhão.

    Att.
    Deputado Pedro Fernandes.

  21. helio disse:

    O deputado Ze Reinaldo, nunca enganou ninguem, foi secretario de estado do governo dos Sarney, vice governador da Roseana Sarney, virou governador por uma manobra do Sarney e para ganhar como deputado federal teve ajuda de aliados de Sarney Filho. Nada mas certo que ele defenda o seu padrinho Sarney.

  22. O Principe disse:

    Este texto quem escreveu foi José Sarney. Comprou Zé Reinaldo, o ELO mais fraco na corrente de Flávio Dino e mandou ele publicar essa palhaçada. Sarney está sufocado sem poder político. Não dá prá viver (ele, pelo menos) sem poder político. Só de passado e prestígio não se consegue as benesses do poder. Rei morto, Rei posto. Sarney quer ter o apoio do Governo do Maranhão, precisa desesperadamente disso, para tentar barganhar em Brasília, distância das investigações da Lava-Jato para Roseana, entre outras questões, que só quem viveu 50 anos manando nas tetas do Maranhão, sabe!

  23. Sinceramente Zé Carneiro endoidou. O camaleão não faz pacto com ninguém, somente com o mestre dele, aquele sujeito que todos conhecem. Flávio Dino, abra o olho com Zé!!!!!!!!

  24. leitão disse:

    Não é a primeira vez que o Zé tem manifestado atos de desprendimento desta natureza; nunca esqueci, de quando ele deixou de candidatar-se a senador ou deputado federal,para lançar e apoiar irrestritamente a candidatura do Dr. Jackson Lago.

  25. JURANDY ALMEIDA disse:

    Zé Reinaldo, voce me lembra a passagem Bíblica o filho Pródigo, o bom filho volta para casa do pai. Neste momento V.Exc. deve tá refletindo tudo o que eu sou politicamente devo a José Sarney, fui Secretario, Diretor geral do DNOS, Ministro dos transportes, Governador e Deputado FederaL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens