Fechar
Buscar no Site

Washington já foi anti-Sarney…

Por Francisco Gonçalves

Eri Castro, do Movimento Novo PT, pergunta: “Por que Bira e seu grupo não chamam Dilma e Lula de sarneysista? Resposta simples, meu caro Watson: Dilma e Lula fizeram uma aliança com setores conservadores/patrimonialistas liderados por Sarney para construir uma maioria no congresso nacional e enfrentar os chamados neoliberais. Dilma e Lula foram indicados pelo PT para disputar as posições que ocupam hoje e organizar essa frente.

Em São Luís, o vice-governador Washington Oliveira e os seus seguidores se subordinaram à estratégia de Sarney de impedir qualquer candidatura capaz de unir as oposições e derrotar o PSDB pela esquerda, mesma que essa candidatura fosse do PT, como é o caso da candidatura de Bira.

Para viabilizar essa estratégia, Washington foi indicado pré-candidato pelos caciques do PMDB – Sarney, Roseana, Ricardo Murad e João Alberto. Ou seja, enquanto Dilma e Lula cumprem tarefas determinadas pelo partido, embora se possa discordar delas, Washington e os seus seguidores seguem o comando do grupo Sarney.

E isto, na política, faz toda a diferença, já que determina o perfil do jogo e dos jogadores. Por exemplo, em 2005, Washington defendia uma outra estratégia para mudar a realidade do Estado do Maranhão. O que mudou? A realidade? O comando? Os interesses?

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens