Fechar
Buscar no Site

Waldir Maranhão é um dos deputados que mais faltou ao trabalho

O deputado federal maranhense Waldir Maranhão é um dos que mais faltou ao trabalho em 2017. O levantamento foi feito pelo site Metrópoles que cruzou informações divulgadas no próprio site da Casa legislativa. Outro maranhense, o deputado Victor Mendes, também está na lista, só que entre os mais assíduos da Câmara dos Deputados.

A pesquisa levou em consideração os deputados em exercício atualmente e foi realizada durante a chamada “superfolga”: os 10 dias entre 11 e 19 de novembro que compreendiam o feriado da Proclamação da República (15/11), quando não houve sessões plenárias no Congresso Nacional.

Entre os 10 mais faltosos, estão o “deputado da tatuagem”, Wladimir Costa (SD-PA), com 28 ausências; o ex-presidente da Casa, que tentou anular a votação do impeachment de Dilma Rousseff em 2016, Waldir Maranhão (PP-MA), com 25, e o autor do projeto de lei derrotado na Casa que previa a criação do chamado “distritão” eleitoral, Vicente Cândido (PT-SP), com 24. A média de faltas não justificadas entre os 513 parlamentares em 2017 foi de quatro sessões. Ao todo, eles registraram, juntos, 7.114 ausências para as quais não apresentaram explicações.

Segundo um ato da mesa diretora da Câmara, publicado em 2010, são aceitas como razões para o não comparecimento às sessões: licença para tratamento de saúde, internação em instituição hospitalar, doença grave ou falecimento de parente de até segundo grau e desempenho de missão oficial autorizada pela Casa. O texto listava, ainda, um item para “atendimento de obrigação político-partidária”. O inciso, contudo, foi revogado em 2015.

O mesmo ato prevê que os políticos têm até 30 dias para justificar as ausências. Atestados para licenças-médicas, porém, podem ser entregues a qualquer momento. Para cada falta não justificada, a Câmara desconta um dia de trabalho do deputado, um valor que gira em torno de R$ 1.125 – o vencimento bruto atual para o cargo é de R$ 33.763. Mas se a falta for abonada pela mesa diretora, a Câmara tem de ressarcir o total descontado.

O artigo 55 da Constituição prevê ainda que, caso o deputado não compareça a um terço das reuniões da sessão legislativa – ano de trabalho do Congresso – e suas faltas não sejam abonadas, ele pode ter o mandato cassado.

Mais assíduos


Nem só de faltosos vive a Câmara dos Deputados. Dos 513 parlamentares com mandato, 20 compareceram a todas as sessões ordinárias realizadas até o momento. Estão na lista: Adelson Barreto (PR-SE), Augusto Carvalho (SD-DF), Carlos Manato (SD-ES), Chico Lopes (PCdoB-CE), Conceição Sampaio (PP-AM), Delegado Edson Moreira (PR-MG), Flavinho (PSB-SP), Ivan Valente (PSol-SP), Lincoln Portela (PRB-MG), Luiz Couto (PT-PB), Marcio Alvino (PR-SP), Renato Andrade (PP-MG), Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), Tenente Lúcio (PSB-MG), Tiririca (PR-SP), Vaidon Oliveira (PROS-CE), Valmir Assunção (PT-BA), Victor Mendes (PSD-MA) e Weliton Prado (PROS-MG). O suplente Xuxu dal Molin (PSC-MT) também obteve 100% de assiduidade, mas foi convocado a apenas seis sessões.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

8 respostas para “Waldir Maranhão é um dos deputados que mais faltou ao trabalho”

  1. Pinheirense de verdade disse:

    Sabia que o deputado federal Victor Mendes, é um grande e jovem representante do Maranhão, na câmara dos deputados, por sua competência de bem representar o seu povo, parabéns deputado. ..

  2. claudinor disse:

    Essa Waldir realmente é uma vergonha para o Maranhao

  3. Larte Soeiro disse:

    Esse tal HIVICTOR MENDAZ, em se tratando de buurrice, é o avatar do saudoso Juruna, na Câmara Federal. Isso não serve nem para esterco!

  4. Capelobo disse:

    JUUUSTOOOOOO
    Cadê o JUSTO?
    Dizem que morreu?
    Derrame cerebral?
    O CRÂNIO EXPLODIU?
    Foi mesmo?
    Dizem que quando o Justo teve o derrame Cerebral ocorreu um TUSINAMI de MERDA.
    Foi uma avalanche de MERDA.
    Cade o JUSTO?
    CADÊ O VELHO ANALFABETO?

  5. O JUSTO disse:

    Se esse CABRA for reeleito aí nesse Maranhão de meu DEUS, então, saberemos de fato que alguns Maranhenses não tem memórias e nem vergonha na cara. Um traste deste só fez merda lá no congresso, sempre foi e será um lambão, só faz desserviços ao Brasil e ao POVO Brasileiro, enquanto está no congresso nacional, quantos projetos de leis, ou leis ele fez e aprovou para ajudar o POVÃO sofrido do estado do Maranhão? alguém sabe? alguém viu algo de bom e de positivo nesse mequetrefe em ajudar os Maranhenses? caboclinho sem princípios e sem moral. Só os tolos votam nele affffff, ave Maria, cruz credo, ou credo em cruz 3 vezes.

    • Capelobo disse:

      TU não és TU.
      Não, não é o VELHO XIBUNGO Não
      O VELHO XIBUNGO teve um DERRAME CEREBRAL
      A CAIXA CRANIANA DO VELHO ANALFABETO EXPLODIU,,,,
      FOI MERDA pra tudo quanto é lado
      Foi um TSUNAMI de merda
      VELHO ANALFABETOOOOOOOOOO
      XIBUNGOOOOOOOOOO

  6. O JUSTO disse:

    Mandioca! tu que gosta de chupar sorvetes, vou colocar um sorvete na cabeça do meu…. para tu chupar ok, era sua especialidades era dá o fiofó, mudou de posição? agora gosta é de chupar? kkkkkkkkkkk chupa a cabeçona de minha ……… cobertinha de sorvetes kkkkkkkkkk e olha que vc é gulosa,certamente poderá se engasgar se misturar, vai ficar sufocada menina gulosa,lol kkkkkkkkkkk.

    • Capelobo disse:

      TU já morrestes….
      Tu és finado…
      TU não és TU.
      Não, não é o VELHO XIBUNGO Não
      O VELHO XIBUNGO teve um DERRAME CEREBRAL
      A CAIXA CRANIANA DO VELHO ANALFABETO EXPLODIU,,,,
      FOI MERDA pra tudo quanto é lado
      Foi um TSUNAMI de merda
      VELHO ANALFABETOOOOOOOOOO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens