Fechar
Buscar no Site

Viva para sempre Dona Maria das Graças Saraiva Barroso!!!

Hoje (02/09/2019) Maria das Graças Saraiva Barroso faria 70 anos. Matriarca da família Barroso, Dona Maria das Graças foi uma mulher de alma nobre, generosa, simples, que lutou por justiça social. Em vida, defendeu os pobres e humildes e lutou por uma sociedade mais justa e igualitária. Dividiu essa tarefa com a dádiva de ser mãe de nove filhos e avó de 21 netos.

Professora atuante por várias décadas na rede pública de ensino de Colinas, Dona Graça Saraiva, que nasceu na cidade de Passagem Franca, viveu até os 61 anos e foi uma grande educadora, militante da política e incentivadora da cultura local.

Além da licenciatura, Dona Graça seguiu vida acadêmica, com suas monografias apresentadas à UEMA. A primeira foi “A passagem da Coluna Prestes pelo Alto Itapecuru”, que narra trecho da saga da grande liderança de Luís Carlos Prestes quando, em seus 25 mil quilômetros percorridos, passou pelo Maranhão.

Ela foi também uma das fundadoras do núcleo do Sindicato dos Educadores do Maranhão (Sinproessema) em Colinas e presidente por três mandatos do diretório municipal do PT, além de candidata a vice-prefeita nas eleições de 1996 e secretária de Cultura da cidade.

Maria das Graças Saraiva Barroso faleceu em outubro de 2011, mas deixou para sempre o legado de uma mulher forte, de fé inabalável, cuja existência foi marcada pelo amor, companheirismo, fraternidade ao próximo. Foi uma incansável lutadora em defesa da educação e da justiça social.

Tivemos o orgulho de saber, pouco tempo antes da sua partida para o céu, que a professora Graça Saraiva era uma leitora assídua deste blog. Orgulho que carregamos até hoje. Viva para sempre a professora Maria das Graças Saraiva Barroso!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens