Fechar
Buscar no Site

Vinhais Velho: Roseana Sarney viola acordo com a Justiça

Lideranças da comunidade tradicional Vila de Vinhais Velho – a mais antiga povoação da Ilha de São Luís do Maranhão – entregaram ao Ministério Público Federal (MPF) uma denuncia contra o Governo do Estado do Maranhão e à Construtora Marquise, em face da violação do acordo celebrado, em abril deste ano, perante o juiz da 8ª Vara da Justiça Federal.

Vinhais Velho: Governo do Maranhão não tem palavra!

Pelo acordo celebrado, dividido em nove itens, as obras de construção da Avenida Via Expressa do governo do Estado estão suspensa até que seja feita o mapeamento e resgate arqueológico desde Vinhais Velho até o Conjunto Ipase.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Domingos Dutra (PT-MA) – que vem acompanhado o caso desde o ano passado e esteve com os moradores no MPF, “o que a governadora Roseana Sarney fez, mandando 200 policiais para intimidar os moradores do lugar, inclusive usando indevidamente a Força Nacional, é mais uma demonstração de que no Maranhão o governo só existe para prejudicar a população pobre”.

O deputado afirmou que vai continuar apoiando a luta de resistência dos moradores na defesa do seu território e pela preservação do patrimônio cultural, histórico, ambiental e arqueológico daquela comunidade secular.

“Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vou continuar em vigília para evitar violações maiores contra os remanescentes dos índios tupinambás e demais membros da comunidade”, declarou Dutra.

As lideranças de Vinhais Velho foram recebidas pelo Procurador-Geral substituto, Dr. José Milton. Os moradores também distribuíram na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em São Luís, cerca de 8 mil jornais, denunciando as tentativas da governadora Roseana Sarney de destruir a localidade, que completará 400 anos dia 20 de outubro deste ano.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens