Fechar
Buscar no Site

Via Expressa de Roseana continua destruindo criminosamente reserva

A construção da Via Expressa pelo governo do Estado na área da Reserva Florestal Santa Eulália é um verdadeiro crime ambiental. A nascente de um rio e palmeiras de buriti estão sendo criminosamente destruída pelas máquinas da construtora responsável pela obra, sob o olhar complacente das autoridades.

O Ministério Público, por exemplo, que devia coibir tal abuso, não toma nenhuma atitude para evitar a destruição do meio ambiente na área. Não se sabe por que, mas o MPE, através do promotor de Justiça Fernando Cabral Barreto, faz vista grossa e não ver (ou não quer ver) a devastação deletéria feita pelo governo Roseana das áreas de preservação permanente (mangues) no Santa Eulália.

Na verdade em se tratando do Governo do Estado, o Ministério Público não tem a mesma atuação e agilidade quanto as questões relacionadas a Prefeitura de São Luís. Fosse a administração municipal a executora da obra da Via Expressa, duvido que alguma máquina saísse um metro do lugar.

Para quem não sabe, a Via Expressa rasga ao meio o Santa Eulália. A reserva, cuja área foi criminosamente devastada no final da década de 80 pelo então governador Epitácio Cafeteira com a promessa de construir casas populares, teve de ser reflorestada após fortes manifestações de ambientalistas, por ser uma das principais áreas de recarga de águas pluviais da cidade.

O Ministério Público estadual, através justamente do promotor de Justiça Fernando Barreto, titular da Promotoria Especializada na Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, até solicitou, num ‘faz de conta’ ensaiado, informações ao secretário de Infraestrutura, Max Barros, sobre o licenciamento da Via Expressa e os impactos ambientais. No entanto, nenhuma medida foi tomada.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

17 respostas para “Via Expressa de Roseana continua destruindo criminosamente reserva”

  1. Caranguejo Jr disse:

    pra que serve mesmo os titulares da promotoria de meio ambiente desta capital? pra coibir abusos a natureza ambiental, ou para legitimar interesses daqueles que estão por traz desses abusos? na pratica so tem prevalecido esta ultima opção. o que justificaria este comportamento em desfavor do interesse publico-ambiental ?

  2. Caranguejo Jr disse:

    john, vc sabe se venderam mesmo a area da ceasa compreendendo até uma area do sito santaeulalia, para um grupo sulista, e o eia/rima já foi até aprovado pela promotoria de meio ambiente, necessario para a consolidação do negocio intermediado por certo suplente 30 com o aval de um damo ? a antecipação desses recursos serviriam para instalar a ceasa na região do maracanã. vc sabe alguma coisa a respeito ?

  3. JULIO CESAR disse:

    MEU AMIGO QUANDO PASSO ALI E VEJO AQUELE CRIME AMBIENTAL SENDO COMETIDO ME DEIXA CHOCADO.
    REALMENTE O MEIO AMBIENTE AQUI NO ESTADO DO MARANHÃO NÃO TEM QUEM O DEFENDA , ONDE ESTÁ O MINISTÉRIO PUBLICO AMBIENTAL QUE NÃO TOMA UMA PROVIDÊNCIA ?
    JÁ SEI O PROMOTOR FERNANDO CABRAL BARRETO DEVE ESTÁ TOMANDO A BENÇÃO PROS SEUS PADRINHOS DO CLÂN SARNEY , UMA VERGONHA PRA UM CIDADÃO QUE ESTÁ VESTIDO COM O PODER DE DEFENDER O MEIO AMBIENTE E SE OMITE NUM CASO DESSE , QUE “PROMOTORZINHO” É ESSE QUE SE AGACHA PRO GOVERNO DO ESTADO E LAMBE AS BOTAS DESSA OLIGARQUIA NEFASTA.

  4. mendes sousa silva disse:

    Fernando Cabral Barreto, é um promotor irresponsável com meio ambiente, todos que trabalha na área de meio ambiente o conhecem,
    Agora para pesseguir politícos de oposição a família Sarney ele é um Cão de vigia.
    Aqui no maranhão existe muito promotores incompentes inrreponsáveis ou se faz de incompetentes, um deles é esse Fernando Cabral Barreto, pararece com aquele do boizinho Barrica, mas faz parte do mesmo Saco.

  5. Paulo Almeida disse:

    Acho que essa é uma grande obra que irá beneficiar a muitos, inclusive estes que se dizem chocados com a destruição do meio ambiente, se fosse uma obra do candidato deles estavam soltando fogos de artificios…. vai entender!!!

  6. oimparcial disse:

    Rapaz, acho incrível essa imparcialidade de vocês… Quando Zé Reinaldo destruiu uma reserva para construir aquela coisa que vocês chamam de Assembleia Legislativa, ninguém deu um pio… Quando JAckson inventou o PAC Rio Anil, fazendo uma avenida dentro de uma área de mangue que até hoje não foi concluída ou quando Castelo tenta contruir um hospital na Reserva do Batatã, ou agora dentro do Rangedor, também ninguém fala nada… Faça me o favor. Concordo que a Via Expressa não é um exemplo de preservação ambiental, mas se é pra defender o meio ambiente, que se faça como um todo e não apenas dos inimigos do prefeito!

  7. Eviraldo silva disse:

    vcs acham que o mpe do meio ambiente quer se queimar com a sinhazinha e com dom bigodão, para não poder no futuro virar procurador de justiça ou quiça desembargador.
    ” me compre um bode”

  8. FERNANDO disse:

    voce ja viu o que o Sr Prefeito do Centro Administrativo chamado de Carlos Magno, está fazendo com toda VEGETACAO de la? Esse rapaz que veio de Brasilia juntamente com Fabio Gondim é UM CRIMINOSO. Mandou arrancar todas as arvores de la, e a mata que cercava todo o centro foi destruida!

  9. Deputado disse:

    fernando ambiental, sabe que possui a vitalicidade da função de promotor do meio ambiente sãoluis, justamente para não se agachar a pressoes de seus superiores e fazer prevalecer a legislação pertinente????? a não ser,,,,,, que …. (seríííííía ? )

  10. VIRGULINO (LAMPIAO) disse:

    SE FOSSE UM TRABALHADOR RURAL QUEIMANDO UMA QUINTA PRA PLANTAR MILHO O IBAMA JA TINHA APARECIDO DE HELICOPTERO COM UM MONTE DE POLICIA ARMADA!!!

    SE FOSSE UM TRABALHADOR RURAL QUE TIVESSE MATADO UM PEBA PRA MATAR A FOME DOS FILHOS?

    AH MEUS AMIGOS, TINHA EXERCITO,POLICIA FEDERAL,IBAMA E OUTROS DEMAGOGOS DA POLITICA FALANDO UM MONTE DE MENTIRAS!!!

  11. Ambientais extremamente ranzinzas disse:

    será que se responsavel for, o conselho superior do mpe/ma pode sugerir a corregedoria-geral, penalidades administrativas contra as omissões daquele que “deputado” chama de fernando ambiental ?

  12. Tácito Silva disse:

    ANTES DE FAZER ESSA POSTAGEM VOCÊ PEDIU INFORMAÇÕES PARA O PROMOTOR? VOCÊ FEZ CONTATO COM A ASCOM DO MP?

  13. JOSE BARROS disse:

    PARA QUEM DENUNCIAR ESSE PROMOTOR? PARA O CNJ? SE DEPENDER DE GENTE DAQUI, NÃO VAI ADIANTAR NADA.

  14. Leandro Barbosa Ortegal disse:

    John,

    Em São Paulo, as duas principais rodovias são: Marginal Tiêtê e Marginal Pinheiros. No Maranhão, como a Via Expressa vai beneficiar, principalmente, os Shoppings, oa poderosa familia tem grande participação, o nome da avenida deveria ser “MARGINAL SARNEY”.

    Leandro

  15. Wasim disse:

    Chega ser te3o ilario tais afrmiae7f5es, logo quem e9 responsavel de fato aqui no maranhao pelas verbas estaduais?!Entao nada justo como solicitar a propria Governadora um pouco de verba para a benfeitoria de ato PUBLICO; de certa forma a propria governadora sabendo que teria sua parceria divulgada, logo aceitou a proposta que ao meu ver atinge diretamente as cotas publicas, ou mesmo um publico carente.Enfatizando e FUNDAMENTANDO minhas colocae7f5es, digo que je1 tive a liberdade de examinar algumas propostas feitas pela deputada citada a cima, e uma delas diz respeito ao investimento de verbas para o publico evangelico de Sao luis, seja no patrocinio de retiros evangelicos, seja na promoe7ao de eventos do genero, patrocinio em geral, etc.Verbas essas manifestamente PUBLICAS, claro, ja que o publico atingido trata-se de civis; logo, qual verbas, ou mesmo qual dinheiro esperava- se que se utiliza-se?Dinheiro Particular?Que fizessemos todos uma fundo de investimento?Uma poupane7a?Francamente

  16. Jota Quest Vema disse:

    Esse promotor é filho de …. com a Sra …… , ambos trabalham no estado com …..
    Preencham os lugares vagos e verão quem ele é.

    Jota Quest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens