Fechar
Buscar no Site

Via Expressa: Comunidade diz que está sendo enganada pelo governo Roseana

A luta da comunidade centenária de Vinhais Velho continua com o apoio de entidades e parlamentares. Com o objetivo de contribuir com a solução do impasse, os moradores de Vinhais Velho, ainda em 2010, solicitaram audiência com a Governadora Roseana Sarney. Em janeiro de 2011 a Governadora designou o Vice–Governador para receber e negociar com a comunidade, tendo havido duas audiências, com poucos avanços nas negociações.

Em março deste ano a Comunidade, através do deputado federal Domingos Dutra, manteve audiência com o Secretário da Casa Civil Luís Fernando, ratificando a proposta de mudança do traçado da Via Expressa para o final da Vila de Vinhais Velho, bem como contestando as alegações do Secretário de Max Barros, que alegava impossibilidade financeira e legal para acolher a proposta da comunidade. Na ocasião o Secretário Luís Fernando considerou a proposta aceitável, comprometendo-se a levar a ideia à governadora.

Em seguida o deputado Domingos Dutra apresentou a proposta da comunidade ao deputado Sarney Filho, que de pronto também considerou a proposta muito boa, se comprometendo manter contato com a Govenadora Roseana Sarney.

Posteriormente o Deputado Sarney Filho informou ao Deputado Domingos Dutra que teria colocado o problema para o escritor, membro da Academia Brasileira de Letras e Presidente do Senado José Sarney, o qual, teria concordado com a proposta.

Na esperança de que houvesse um acordo e conforme o combinado com o Secretário Luís Fernando, a comunidade paralisou todas as atividades e ações previstas de resistência como a coleta de assinaturas nas praças, confecção de jornal, audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, carta para ONU e OEA e ações na Justiça Federal.

Na quinta-feira, dia 21, o Deputado Sarney Filho informou ao Deputado Domingos Dutra que a Governadora Roseana ao ouvir a proposta teria designado o Secretário de Projetos Especiais e senador licenciado João Alberto para conduzir as negociações, informações confirmadas ao deputado Domingos Dutra pelo Secretário Luís Fernando, oportunidade em que foi requerido que a Govenadora solicitasse ao Senador João Alberto para que mantivesse contatos com as pessoas da comunidade.

Na segunda feira, dia 26, o deputado Domingos Dutra foi surpreendido com um telefonema do Secretário Max Barros, que manifestou interesse em manter contato pessoal visando uma solução negociada para impasse do Vinhais Velho, sendo realizada uma reunião na tarde do mesmo dia. Na oportunidade ficou acertado que o Secretário Max Barros apresentaria estudos da proposta de mudança, os impactos financeiros e os entraves jurídicos visando superar os problemas legais, sendo acordado que o secretário teria também o direito de defender a sua proposta de não alteração do traçado.

De imediato a Comunidade e as entidades concordaram com a proposta, alimentando as expectativas de solução do problema que tem causado sérios prejuízos morais e materiais para a população de Vinhais Velho.

Na quinta-feira, dia 29, conforme acordado, o Secretário Max Barros foi ao Vinhais Velho e em conjunto com a comunidade examinou o local do novo traçado, sendo em seguida realizada reunião na Palácio Henrique de Lá Roque.

Ocorre que o Secretário Max, ao invés de discutir formas de superação dos entraves burocráticos, jurídicos e financeiros para possibilitar a mudança para o Final da Vila, ele levou um técnico, o qual de forma surpreendente elevou o valor da mudança de 7 para 14 milhões, bem como colocou um técnico do Tribunal de Contas do Estado para informar que legalmente não seria possível qualquer alteração. Para coroar a farsa Max Barros passou a depreciar a história da comunidade com expressão do tipo: Vinhais Velho não tem valor cultural; as casas dos moradores não são prédios históricos, dentre outras.

Desta forma, o Secretário Max Barros tenta anular todos os esforços de solução para o impasse. Os interesses inconfessos do Secretário Max Barros ficam ainda mais evidentes na medida em que o mesmo recusou a oferta do Deputado Domingos Dutra de destinar SEIS MILHÕES de reais de sua cota de emenda individual para solucionar o conflito.

A comunidade de Vinhais Velho, as entidades e parlamentares não aceitam mais qualquer contato com o Secretário Max Barros, em face de sua postura intolerante e autoritária. A Comunidade mantém a postura serena do diálogo com o Governo do Estado na busca de uma solução que preserve a comunidade tradicional, o patrimônio histórico material e imaterial, o patrimônio arqueológico e ao mesmo tempo possibilite a construção do empreendimento. No entanto, serão reiniciadas todas as atividades e ações que haviam sido paralisadas no acordo feito com o Secretário Luís Fernando, ou seja, a coleta de assinaturas nas praças, confecção de jornal, audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, carta para ONU e OEA, ações na Justiça Federal, dentre outras.

Vinhais Velho aguarda os contatos do Secretário João Alberto ou de outra autoridade do Governo que entenda e respeite os direitos da comunidade.

São Luís (MA), 31 de março de 2012.

COMITÊ EM DEFESA DA COMUNIDADE DE VINHAIS VELHO

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens