Fechar
Buscar no Site

‘Vejo vocês no segundo turno’, disse Campos ao deixar a TV Globo

Folha de São Paulo – Na noite que antecedeu a sua morte, Eduardo Campos, esteve no estúdio da TV Globo, no Rio, onde foi entrevistado no “Jornal Nacional” pelos âncoras do programa, William Bonner e Patrícia Poeta.

Em nota, os dois jornalistas descreveram os bastidores da entrevista e suas impressões do candidato.

marina-e-dudu-juntinhos

“Conheci Eduardo Campos ontem”, diz Bonner. “Como sempre acontece com os candidatos que entrevistamos, tivemos alguns minutos, antes de entrarmos no ar, para conversar. Estavam presentes assessores dele, a candidata a vice, Marina Silva, diretores do Jornalismo da Globo. Apesar da tensão natural de entrevistados e entrevistadores em momentos como aquele, ou talvez até mesmo por causa da tensão, buscamos assuntos amenos, que provocaram risos generalizados.”

“Comentei que as perguntas que fazemos sempre são as necessárias, que não surpreenderiam os assessores dele. Eduardo Campos retrucou, sorrindo: ‘o problema é quando surpreendem o candidato’. E todos riram quando Marina completou: ‘o media training dele foi com o Miguel’ -dando a entender que o candidato tinha dedicado grande parte do tempo ao filho caçula, de sete meses”, conta Bonner.

Sobre a entrevista, Bonner diz que o candidato “demonstrou ter consciência do dever de prestar contas de suas ações e propostas com serenidade e cordialidade, mesmo diante de perguntas como as que fizemos e faremos com todos os entrevistados”.

“Brinquei, dizendo que as horas que havia passado com Miguel lhe tinham sido úteis como preparação para o nosso encontro. O candidato sorriu. E, com voz firme, virando-se para Patrícia, despediu-se: ‘vejo vocês no segundo turno!’.”

Em sua nota, Poeta lamentou a morte do candidato. “É uma grande tragédia na história política do nosso país. Assim como milhares de brasileiros, estamos todos chocados”.

Poeta diz que Campos parecia “tranquilo e seguro”. “[Campos] chegou à nossa redação alegre. Brincou até, em relação à entrevista que iria enfrentar. Disse com muita simpatia: ‘Eu sei que não tem moleza e não tem que ter’. E concluiu: ‘Comigo… perguntou, eu respondo, porque o público percebe quando você está fugindo das perguntas'”, contou a jornalista. “A última imagem que guardo daquela terça-feira [12] foi quando, ao se levantar da bancada, seguiu em direção à porta de saída do nosso estúdio, dizendo: ‘Vejo vocês no segundo turno’. E foi embora sorrindo.”

Eduardo mudou sua agenda

O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, mudou a agenda de última hora para estar em Santos (SP) nesta quarta-feira (13), onde morreu em um acidente de avião.

O ex-governador de Pernambuco decidiu na segunda-feira (11) que não participaria de um fórum da revista “Exame”, na capital paulista, e preferia fazer o que a campanha chama de “agenda de rua”, um corpo a corpo com eleitores na Baixada Santista.

Aliados afirmam que a regra de Campos era dormir no local em que acontecem os compromissos da manhã, mas não foi assim nesta quarta. O candidato estava no Rio de Janeiro para entrevistas à Rede Globo e, como os compromissos terminaram tarde da noite, avaliou que era melhor sair pela manhã, com destino direto a Santos.

A ideia inicial era a de que sua vice, Marina Silva, viesse com ele no jato particular alugado pela campanha, mas a ex-senadora optou pelo voo comercial ao lado de assessores porque tinha outro evento antes de encontrar o cabeça de chapa em São Paulo.

À tarde, os dois gravariam imagens para o programa de TV.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens