Fechar
Buscar no Site

Veja como votaram os deputados do MA em projeto que criminaliza discriminação contra políticos

A Câmara aprovou, nesta quarta-feira, por 252 votos a 163, o projeto de lei que criminaliza a discriminação contra pessoas politicamente expostas, como ministros do Judiciário, políticos e empresários. O projeto foi de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (Republicanos-SP), e agora seguirá para o Senado. O PL estipula que deverá haver punição quando um político ou autoridades forem discriminados por ser ré em processo judicial em andamento, ou quando ainda for possível recorrer à acusação na ação. O texto abrange políticos, ministros do Poder Judiciário e detentores de cargos comissionados. A proposta ainda será discutida pelo Senado Federal.

Entre outros pontos, prevê a tipificação de crimes que forem cometidos contra pessoas apenas em razão de serem políticos. A proposta também atinge o Código de Defesa do Consumidor. Dessa forma, instituições financeiras que se neguem a abrir contas ou conceder crédito para políticos, por exemplo, podem ser punidas.

A reclusão prevista para quem discriminar políticos é de dois a quatro anos e multa. Também são consideradas discriminações: impedir o acesso a cargos de administração, impossibilitar a promoção dentro do trabalho ou outro benefício profissional, negar emprego em empresa privada, e negar abertura de contas bancárias apenas porque alguém é político ou ocupa cargo de autoridade.

Veja como cada deputado do Maranhão votou.

Aluisio Mendes (Republicanos) – Sim

André Fufuca(PP) – Sim

Cleber Verde (MDB) – Sim

Detinha(PL) – Sim

Dr Benjamim(União Brasil) – Sim

Duarte Jr.(PSB) – Não

Fábio Macedo(Podemos) – Sim

Josimar Maranhãozinho(PL) – Sim

Josivaldo JP(PSD) – Sim

Junior Lourenço(PL) – Sim

Márcio Jerry(PCdoB) – Não

Pastor Gil(PL) – Não

Pedro Lucas Fernandes(União Brasil) – Não

Rubens Pereira Júnior(PT) – Sim

Roseana Sarney(MDB) – ausente

Amanda Gentil(PP) – ausente

Marreca Filho(Patriota) – ausente

Márcio Honaiser(PDT) – ausente

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens