Fechar
Buscar no Site

Veja como os senadores do MA votaram a reforma da Previdência e o abono salarial

O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno na noite desta terça-feira (1º) no plenário do Senado. A proposta, que precisava de 49 votos para ser aprovada, recebeu 56 votos favoráveis e 19 votos contrários – margem um pouco menor que a calculada pelo governo, que esperava aprovar o texto com cerca de 60 votos. Cinco senadores faltaram à votação.

Veja como cada senador do Maranhão votou:

Weverton Rocha PDT – Não (contra aprovação)

Eliziane Gama Cidadania – Não (contra aprovação)

Roberto Rocha PSDB – Sim (a favor da reforma)

Abono salarial

Por sete votos, o governo sofreu uma derrota na votação dos destaques da reforma da Previdência no Senado. É que a emenda que rejeita a criação de regras mais duras para o abono salarial precisava de 49 votos para ser rejeitada. Na votação desta terça-feira (1º), contudo, recebeu 42 votos da base do governo e 30 da oposição e, por isso, foi aprovada.

Veja como cada senador do MA votou a questão:

Weverton Rocha PDT – Não (aprovação do destaque, com a manutenção das regras atuais do benefício)

Eliziane Gama Cidadania – Não (aprovação do destaque, com a manutenção das regras atuais do benefício)

Roberto Rocha PSDB – Sim (rejeição do destaque e a consequente manutenção da proposta do governo)

O destaque, apresentado pela líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), determina que as regras atuais do abono salarial sejam mantidas. Com isso, o benefício continuará sendo pago a quem ganha até dois salários mínimos. A proposta do governo, que era manter o abono apenas para quem ganha até R$ 1.364, portanto, sai do texto da reforma da Previdência.

A medida reduz em R$ 76,4 bilhões a economia da reforma nos próximos dez anos. Mas, como se trata de uma emenda supressiva, não obriga a matéria a voltar para a Câmara dos Deputados. Por isso, a promulgação do texto-base da reforma ainda pode ocorrer neste mês.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens